Três setes (jogo de cartas)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Três setes)

Três setes[1][2] (ou Tressette) é um jogo de cartas de origem Italiana semelhante ao jogo da Bisca e Sueca , a versão jogada em Portugal é semelhante à variação italiana designada Treseta , as primeiras referências escritas do jogo remontam do século XVIII[3], sendo que existem referências escritas em Portugal datadas de 1965[4], o jogo transmitido fundamentalmente por tradição oral pratica-se na Serra Algarvia[5][6][7][8] e regiões limítrofes, onde se pode incluir o litoral e o sul Alentejano[9].

Jogo[editar | editar código-fonte]

Na variante jogada em Portugal o jogo tem 4 jogadores, divididos em duplas (equipas de dois parceiros), sentados à volta da mesa, de modo que cada equipa (parceiros) fique a frente uma para a outra[10].

Utiliza-se um baralho lusófono, retirando as cartas "8", "9" e "10" (da mesma forma que a sueca).

Joga-se no sentido direto (anti-horário) e cada jogador deverá receber 10 (dez) cartas, de modo que o baralho todo seja usado. O baralhar, cortar e distribuir as cartas segue uma ordem específica, de modo que qualquer irregularidade (intencional ou não) tornará necessário repetir o processo.

Supondo uma mesa composta (no sentido horário) por A, B, C e D, onde A e C formam uma dupla, e B e D outra: A baralha, D corta, A distribui as cartas e D começa. As cartas são distribuídas em sentido direto em grupos de 5 cartas a cada jogador (iniciando por D) até todas as cartas se encontrarem distribuídas.

Em cada mão as posições rodam para a direita, sendo que na segunda mão D baralha, C corta, D distribua e C comeca.

Tal como na sueca o primeiro a jogar determina o naipe para aquela jogada, sendo os restantes parceiros obrigados a 'assistir' jogando cartas do mesmo naipe. Só é permitido jogar uma carta de um naipe diferente caso o jogador não possua cartas do naipe 'puxado'. Na primeira mão, caso um jogador identifique que tem menos que um ponto (3 figuras), o jogo pode ser "deitado abaixo", solicitando que sejam dadas novamente as cartas sem penalização. O jogo pode ainda ser terminado por qualquer jogador, se esse o entender, dando ao adversário 11 pontos, ou 14 pontos se for o adversário a começar/sair.

Vence a jogada o jogador (a equipa) que possuir a carta mais alta. Ao contrário da sueca não existem trunfos. Um elemento da equipa vencedora recolhe as quatro cartas (vaza), sendo as mesmas guardadas de face para baixo.

A mão termina depois de todas as cartas jogadas (10 vazas). A equipa que ganhar a ultima mão (designada de terra) soma 1 ponto extra (3 figuras). A partida termina a qualquer altura, quando uma das equipas somar 41 pontos.

Valores e Pontos das cartas[editar | editar código-fonte]

As cartas seguem uma hierarquia, e cada carta tem um valor associado, que determinará o vencedor de cada vaza. As cartas são valorizadas na seguinte ordem 3,2,A,R,V,D,7,6,5,4 (decrescente). Cada carta possui também uma pontuação que determinará no final da mão o numero de pontos de cada equipa. As cartas 3,2,D,V e R são chamadas figuras e valem 1/3 de ponto. O Ás vale três figuras, logo 1 ponto. As restantes cartas não tem valor para efeitos de pontuação (vulgarmente chamadas brancas). Note-se que apesar de pontuação superior o Ás vale menos que o 3 e que o 2 em cada jogada.

Cartas Nome / Pontos

Térno
1/3
Ponto

Duque
1/3
Ponto

Ás
1
Ponto

Rei
1/3
Ponto

Valete
1/3
Ponto

Dama
1/3
Ponto


Demais cartas
0
Pontos

Durante a mão somam-se os pontos, sendo apontados no final da mão apenas os pontos completos (grupos completos de 3 figuras ou 1 Ás).

Interação entre parceiros[editar | editar código-fonte]

Tal como muitos outros jogos de cartas, a interação verbal entre parceiros é proibida. No entanto ao contrário por exemplo da sueca é aceite a interação através de um conjunto de sinais especificos:

  • Bater a carta que se jogou - Significando para o parceiro jogar naquele naipe.
  • Abanar a carta que se jogou - Em resposta ao Bater pretende dizer ao parceiro que aguarde mais uma mão.
  • Varrer as cartas - Significa que se jogou a ultima carta daquele naipe.
  • Deslizar carta sobre a mesa - Significa que se possui um elevado numero de cartas daquele naipe.

Acuso[editar | editar código-fonte]

Durante a primeira mão e na sua vez de jogar, um jogador pode acusar as seguintes situações com pontuação imediata:

  • 3 ou 4 ases - valendo 1 ponto cada (no caso de três deve também indicar a carta em falta)
  • 3 ou 4 duques - valendo 1 ponto cada (no caso de três deve também indicar a carta em falta)
  • 3 ou 4 térnos - valendo 1 ponto cada (no caso de três deve também indicar a carta em falta)
  • Ás, duque e terno do mesmo naipe = apolitana, apultana'[11] ou apuntana (origem de Napolitana) de copas, paus, ouros ou espadas - valendo 3 pontos (devendo indicar o naipe).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. “Significado / definição de três-setes no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.” [Online]. Available: http://www.priberam.pt/dlpo/tr%C3%AAs-setes. [Accessed: 27-Apr-2014].
  2. J. A. Costa and A. S. e Melo, Dicionário da língua portuguesa, 6a ed. corrigida e aument. p1656. ISBN 972-0-05001-2. Porto Editora, 1992.
  3. “Tressette Online - sito gratuito di Tresette.” [Online]. Available: http://www.ludopoli.it/tressette_gratuito_online.aspx. [Accessed: 27-Apr-2014].
  4. “Livro de Contas de 1966 a 1975 da Sociedade Recreativa Unidos do Monte.” Available: http://unidosdomonte.com.sapo.pt/historia.htm. [Accessed: 27-Apr-2014].
  5. “II Torneio de ‘Três Setes’ – Artechique 2012.”[Online]. Available: http://www.imprensaregional.com.pt/jornaldemonchique/pagina/edicao/51/16/noticia/1441. [Accessed: 27-Apr-2014].
  6. “O Parente da Refóias: Uma manita ôs Três-Setes.” [Online]. Available: http://comunidade.sol.pt/blogs/refoista/archive/2008/01/21/Uma-manita-_F400_s-Tr_EA00_s_2D00_Setes.aspx. [Accessed: 27-Apr-2014].
  7. “Festas de Verão de S. Miguel do Pinheiro (entradas livres) em Mértola.” [Online]. Available: http://feest.pt/Festas-de-Verao-de-S-Miguel-do-Pinheiro-entradas-livres-Mertola-09-08. [Accessed: 27-Apr-2014].
  8. “Feira de Artesanato e Sabores de Monchique, arranca no dia 2 de setembro.” [Online]. Available: http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=119445. [Accessed: 27-Apr-2014].
  9. “Alcoutim Livre: Em defesa dos ‘Três Setes.’”[Online]. Available: http://alcoutimlivre.blogspot.pt/2010/07/em-defesa-dos-tres-setes.html. [Accessed: 27-Apr-2014].
  10. “Rules of Card Games: Tressette.” [Online]. Available: http://www.pagat.com/tressette/tressette.html. [Accessed: 27-Apr-2014].
  11. “Significado de Apolitana - Dicionário Léxico.” [Online]. Available: http://www.lexico.pt/apolitana/. [Accessed: 27-Apr-2014].