USS Mount Whitney (LCC-20)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de USS Mount Whitney)
O USS Mount Whitney

O USS Mount Whitney é um navio de comando da classe Blue Ridge, da Marinha dos Estados Unidos. É o navio-almirante da Sexta Frota dos Estados Unidos, bem como o navio de comando e controle da Joint Command Lisbon e do Commander Striking Force NATO.

Construído em 1969 pela Newport News Shipbuilding & Drydock Company, de Newport News, na Virginia, deslocando 19,598 t, mede 194 m de comprimento e 25 m de boca, calando aos 8,3 m. A propulsão é por turbinas, que accionam um só veio, podendo atingir uma velocidade máxima de 21,5 nós. O seu armamento principal consiste em 4 canhões de 76 mm, 2 lança-mísseis com 8 Sea Sparrow, 2 montagens CIWS de 20 mm de 6 tubos Phalanx e 3 helicópteros Lançamento à água: Janeiro de 1970

O Mount Whitney e o seu gémeo Blue Ridge estão equipados com múltiplos equipamentos de telecomunicações e de controlo operativo para a direcção de complexas operações navais e terrestres. A forma dos seus cascos é semelhante à dos porta-helicópteros da classe Iwo Jima e têm uma propulsão análoga. O convés de aterragem de helicópteros fica à popa.

O navio recebeu o seu nome do pico Monte Whitney, localizado nas montanhas Sierra Nevada da Califórnia.

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • Navios & Veleiros, Planeta DiAgostini, Lisboa.
Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos navais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.