Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Helena Vieira Costa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
  Banalização do mal e perda de autonomia
A perda de autonomia ocorre pois não ha nada mais difícil para o ser humano do que pensar por si próprio, de forma que, seguindo algo pré-determinado e/ou ordenado por alguém, encontra-se um caminho muito mais fácil e confortável de seguir.
A pessoa que decide seguir esse caminho, automaticamente se dispõe a defender todas as idéias e ações impostas a ela independentemente  das conseqüências que isso possa causar, ou seja, passa a normalizar qualquer mal que surja a partir dessas ações.
O ato de banalizar algo é visto como uma uma maneira mais fácil do que reconhecer que ha algo de errado e tomar alguma atitude pois, ao mudar e necessário que se assuma a responsabilidade por si e pelos próprios atos. Essa situação de ser responsável pelos próprios atos, se comparada com a de seguir ordens sem precisar refletir ou questionar, não é vista como algo seguro. Sendo assim, as pessoas preferem permanecer seguindo o que lhes da uma certa segurança, pois, mesmo que cause danos a alguém, para essas pessoas, a culpa não lhes pertence, pois estavam apenas cumprindo seu dever, realizando o que foi ordenado.