Usuário(a):Ascom2/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Apparecido dos Santos foi professor e cirurgião-dentista.


Quem foi?[editar | editar código-fonte]

O Empresário responsável pelo sustento e labor formal de mais de 750 famílias, agradecido pela cidade com seu busto em bronze e uma praça dedicada a lembrança de seus feitos deixou seu legado enraizado na cidade do Gama, no Distrito Federal. (Gama Distrito Federal)


História[editar | editar código-fonte]

Apparecido dos Santos[1][2], (Itápolis, 22 de março de 1929 – Brasília, 20 de abril de 2013) foi militar, cirurgião-dentista e empreendedor brasileiro. Casado com Izabel de Oliveira dos Santos, deixou duas filhas e quatro netos. Como oficial do quadro de cirurgiões-dentistas da Aeronáutica prestou serviços em diversas regiões do país, especialmente na Amazônia, onde assistiu ribeirinhos e comunidades indígenas.


Praça Cívica Apparecido dos Santos[editar | editar código-fonte]

Menção Honrosa[editar | editar código-fonte]

Recentemente na manhã da última sexta-feira (23/3), aquela que teve início de suas obras[2] em meados de 2016 com o reconhecimento da Administração[3][4] da cidade, também por alguns jornais de grande importância e circulação, como o r7.com[5] e O Democrata[6], foi oficialmente inaugurada a Praça Cívica Apparecido dos Santos. Localizada ao lado da Administração do Gama, na Quadra 56 do Setor Central, a área foi totalmente reformada, ganhou um belo projeto de paisagismo e sinal de wi-fi gratuito.

Contribuição Social[editar | editar código-fonte]

Fundou em 1987, o primeiro curso de Odontologia do Distrito Federal, que deu origem à Faciplac. Em 1996, iniciou o projeto pioneiro de construção da primeira faculdade na cidade satélite do Gama (DF), oferecendo cursos de em múltiplas áreas do ensino superior. Fomentou a indústria local atraindo mais investidores, foi responsável direto e indireto por empregar milhares de moradores locais que, ainda hoje e há mais de 30 anos, retiram seus sustentos dos empreendimentos advindos do professor Apparecido.

A Faciplac[editar | editar código-fonte]

A Faciplac nasceu a partir do sonho do Professor Apparecido dos Santos de constituir na capital federal uma instituição de ensino. Fundada em 1987, teve sua primeira sede no Lago Sul, em Brasília, hoje com cerca de cinco mil alunos, mais de 700 colaboradores, entre professores e profissionais da área administrativa, a Faciplac é uma das maiores instituições de ensino superior do Centro-Oeste. Com sede própria, o campus conta com uma área de 92 mil metros quadrados. Desse total, 32 mil metros quadrados são de área construída.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

  1. A vida e Obra de Apparecido dos Santos - Predefinição:Gama Distrito Federal
  2. Inauguração da praça Cívica Apparecido dos Santos - Predefinição:Praça Cívica Apparecido dos Santos
  3. Criação e contribuição na cidade do Gama - DF Predefinição:Contribuição Social
  4. Materia do Site da Cidade sobre a Inauguração da Praça
  5. Materia do O Democrata sobre o início das obras da Praça

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Sítio oficial, FACIPLAC. Professor Apparecido dos Santos. Quem foi Apparecido dos Santos segundo os colaboradores, DF. 02 de Março de 2013.
  2. a b Marco inicial de agradecimento a Apparecido dos Santos, inicio das obras da praça em homenagem. Matéria por O Democrata.
  3. «Praça Cívica Aparecido dos Santos». gama.df.gov.br. 26 de março de 2018 
  4. Inauguração da Praça Cívica Apparecido dos Santos por Gamacidadão.com.
  5. «Inauguração da Praça Cívica Apparecido dos Santos no setor central do Gama-DF.». R7.com. 28 de março de 2018 
  6. Materia sobre a inauguração e menção honrosa a Apparecido dos Santos pela cidade do Gama-DF. por O Democrada.