Usuário(a):MUSEU HISTÓRICO DO CORPO DE BOMBEIROS - RJ/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Museu Histórico do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro localiza-se, desde setembro de 1995, na Praça da República, no centro da cidade do Rio de Janeiro, em um edifício projetado pelo Coronel Francisco Marcelino de Souza Aguiar e inaugurado em 1907 para servir como oficina das viaturas do Corpo de Bombeiros.[1][2][3]

Antes de ser transferido para o prédio das antigas oficinas, o Museu Histórico do Corpo de Bombeiros funcionava desde o dia 02 de julho de 1977 no quartel do Méier, onde foi inicialmente organizado pelo Major BM José Carlos Lins da Silveira.

Entre 1994 e 1995, quando foi transferido do Quartel do Méier para o Quartel Central, o Museu ficou sob a direção do Coronel BM Asdrúbal da Silva Ortiz, sendo reinaugurado oficialmente em 1 de setembro de 1995 no comando do Coronel Rubens Jorge Ferreira Cardoso.

Tombado pelo INEPAC, o Museu possui viaturas de tração animal, baldes de couro, bombas à vapor e outros objetos utilizados pelos bombeiros desde sua criação em 1856, ainda no século XIX.

Objetivos e missão.[editar | editar código-fonte]

A proposta educativa se dá através de visitas guiadas com alunos de escolas públicas e particulares, grupos de escoteiros, militares em geral, militares que ingressam no Corpo de Bombeiros, bombeiros de outros estados e de outros países, além do público em geral que visita o quartel ou o museu, por curiosidade ou pela divulgação que fazemos através do Sistema Nacional de Museus, através do IBRAM.

O objetivo é criar uma memória positiva em relação à corporação, divulgando as atividades e o material que foi empregado em diversas ações do Corpo de Bombeiros ao longo dos seus 162 anos. Durante a visita são propostos debates e reflexões sobre a evolução do Corpo de Bombeiros em paralelo com a evolução da própria cidade do Rio de Janeiro, dialogando sobre a historicidade dos equipamentos e das técnicas de salvamento e de combate aos incêndios.

 Na cerimônia de reinauguração do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, em 02 de agosto de 1995 o Comandante Geral, Cel BM Rubens Jorge Ferreira Cardoso, disse no BOL 143 de 03 de agosto de 1995, que “[...] com o Museu Histórico queremos não só atrair o público em geral para as valiosas peças de que dispomos, mas também convergir o interesse de estudiosos e colaboradores da área em apreço [...] com ele atrairemos outras pessoas [...] estudiosas [...] de outros segmentos nacionais e estrangeiros que contribuirão para o nosso aprendizado e aperfeiçoamento [...] tornando-o um canal de referência histórica, cultural, tecnológica e didática.”

As propostas educativas possibilitam Integrar o patrimônio histórico e o acervo do museu à história da cidade para que os alunos entendam aqueles objetos como fontes históricas, entendendo o museu, não apenas como um local de turismo e lazer, mas um um lugar de pensar de refletir. O acervo, ao ser problematizado, faz do museu um local de interpretação e reinterpretação da história.    

Ligações externas.[editar | editar código-fonte]

<http://cbmerj.rj.gov.br/sobre-o-cbmerj/institucional/museu>

  1. Mattos, Antônio (2006). CBMERJ - 150 anos salvando vidas e bens. RIO DE JANEIRO: CBMERJ 
  2. SANTOS; CAVALCANTI, Renata; Nireu (2008). Casarão Vermelho: centenário da construção do quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, 1908-2008. Rio de Janeiro: Casa da Palavra. 
  3. Manual Básico de Bombeiro Militar volume 1. Rio de Janeiro: DGEI. Atualizado - 2017. 161 páginas  Verifique data em: |ano= (ajuda)