Usuário(a):Operator873/CabalBot

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

CabalBot é um Bot IRC Eggdrop que roda no servidor IRC freenode.net. Eu projetei o bot para ajudar com canais não-oficiais, e para trazer funções adicionais para o #cvn-simplewikis connect. O bot não irá reconhecer nicks do IRC que não estejam registrados ou que não possuam um cloak wiki(p/m)edia ou countervandalism. Adicionalmente, o bot não irá responder no #cvn-simplewikis para nicks que não estão voiced (com voz). O Cabalbot também anuncia disparos do Filtro de Abusos no canal #cvn-simplewikis e pode transmitir mudanças recentes em emergências, como quando o SWBot3 desconecta ou torna-se não-funcional.

Staff da CVN, Operadores do Canal, e SuperUsuários: digitando @emergencystop o CabalBot irá se devoice (tirar a voz) nos canais da CVN. Se qualquer atividade não parar, por favor "kicke" ou "bana" o bot, digitando /kickban CabalBot ou /mode #channel_name +b *!*@operator873.com seguido por /kick CabalBot. A staff da CVN deve estar como operadora nos canais da CVN para ser reconhecida pelo CabalBot.

O CabalBot atualmente reside no #wikipedia-simple connect e outros canais aprovados a pedido.

Um gigante obrigado para Vermont e BRPever por serem minhas cobaias e permitirem que eu os incomodasse com os testes do CabalBot. Eu os estimo muito.

WiktBot873 é uma cópia do CabalBot que foi modificada para uso no Wikcionário, mas que ainda usa os mesmos comandos abaixo.

Níveis de Usuário[editar | editar código-fonte]

Nível Nome Descrição
0 Público O Bot irá ignorar a maior parte dos comandos de usuários públicos. Para acesso, contate Operator873 ou obtenha um cloak wiki(p/m)edia ou countervandalism.
1 Usuário Usuários em situação regular com a comunidade WMF podem ter acesso fornecido ao bot mediante solicitação. Contate Operator873.
1 (auto) Wiki(p/m)edista Usuários com um cloak Wikipedia, Wikimedia, ou Countervandalism são imediatamente reconhecidos pelo bot e têm nível de acesso usuário sem nenhuma intervenção adicional requerida.
2 Admin WMF Sysops, burocratas, e stewards são fornecidos este nível de acesso a pedido. Acesso a alguns comandos adicionais é fornecido.
3 Operador do Canal Em alguns canais, o CabalBot é um operador do canal. Os usuários que podem acessar as funções de operador do canal do CabalBot são adicionados a esse nível de acesso.
4 SuperUsuário SuperUsuários têm acesso a quase todas as funções do CabalBot, incluindo o userfile.
5 873Gear 873Gear criado ou usado por Operator873 que requer acesso ao sistema do bot. Inclui nível de autoridade dos bots da CVN.
6 Dono Operator873

Acesso de Nível Especial[editar | editar código-fonte]

Atualmente há um comando e mais comandos planejados que são restritos baseados na função ou nível de permissão de um editor. Esses níveis são mantidos manualmente no bot por Operator873. Se você é um sysop, burocrata, ou steward e gostaria de pedir um nível de acesso maior ao bot, por favor deixe-me uma mensagem na página de discussão, mande um email ou contate-me no IRC. Obrigado.

Comandos[editar | editar código-fonte]

Formato: <comando> <string da variável>

Comando Variável Exemplo Resultado
AutoLink873 [[Página principal]] AutoLink873 monitora todas as mensagens IRC e fornece uma URL para [[wikilinks]] que são ditos no canal. Ele também converte {{predefinições}} para uma URL. Usuários de Nível 2+ podem habilitar ou desabilitar o AutoLink873 utilizando !setlink on ou !setlink off
@AbuseFilterOn @AbuseFilterOn Ativa a transmissão do Filtro de Abusos. (Restrito aos sysops da WMF ou SuperUsuários.)
@AbuseFilterOff @AbuseFilterOff Desativa a transmissão do Filtro de Abusos. (Restrito aos sysops da WMF ou SuperUsuários.)
@block <projeto> <nick> @block simple Algum Nick Aqui Retorna uma URL para sysops no canal acessarem rapidamente as opções de bloqueio para dado nick ou endereço de IP em um projeto específico. O parâmetro <projeto> somente é requerido em canais cujo idioma padrão não foi especificado. (Restrito aos sysops da WMF ou SuperUsuários.)

(CabalBot: Sysop may block at https://simple.wikipedia.org/wiki/Special:BlockUser/<Algum_Nick_Aqui>)

@ca <nick> @ca Algum Nick Aqui Irá produzir a URL do CentralAuth no meta para o nick fornecido.

(CabalBot: https://meta.wikimedia.org/w/index.php?title=Special%3ACentralAuth&target=<Algum_Nick_Aqui>)

@contribs <projeto> <nick> @contribs simple Algum Nick Aqui Retorna uma URL para as contribuições em dado projeto para o nick fornecido. Irá funcionar com endereços IPv4 ou IPv6. O parâmetro <projeto> somente é requerido em canais cujo idioma padrão não foi especificado.

(CabalBot: https://<project>.wikipedia.org/wiki/Special:Contributions/<Algum_Nick_Aqui>)

@emergencystop @emergencystop Deve ser usado somente quando o CabalBot está com defeito e causando perturbações indesejadas em um canal. (Restrito à staff da CVN, Operadores do Canal, e SuperUsuários.)
@geo <endereço IPv4 ou IPv6> @geo 123.123.1.1 Retorna uma URL para geolocalizar um endereço de IP.

(CabalBot: Geolocate IP https://whatismyipaddress.com/ip/123.123.1.1)

@google <string a ser buscada> @google Alguma coisa Retorna uma URL para a busca no Google da string fornecida.
@guc <nick> @guc Algum Nick Aqui Retorna uma URL para a ferramenta de Contribuições Globais do Usuário no WMF Labs para edições na última hora. Útil para encontrar vandalismo crosswiki.

(CabalBot: https://tools.wmflabs.org/guc/?src=hr&by=date&user=<Algum_Nick_Aqui>)

@gucall <nick> @gucall Algum Nick Aqui Retorna uma URL para a ferramenta de Contribuições Globais do Usuário no WMF Labs para todas as edições (muito mais lento). Útil para verificar as atividades.

(CabalBot: https://tools.wmflabs.org/guc/?user=<Algum_Nick_Aqui>)

@ipintel <endereço IPv4 ou IPv6> @ipintel 123.123.1.1 Retorna uma URL para a ferramenta de WHOIS do Toolforge com o endereço de IP fornecido já como alvo.

(CabalBot: WHOIS lookup: https://tools.wmflabs.org/whois/gateway.py?lookup=true&ip=123.123.1.1)

@ipqs <endereço IPv4 ou IPv6> @ipqs 123.123.1.1 Retorna uma URL para um website que detecta proxies e outros eventos de IP maliciosos.

(CabalBot: IP Quality Score: https://www.ipqualityscore.com/free-ip-lookup-proxy-vpn-test/lookup/123.123.1.1)

@link <projeto> <alvo> @link simple WP:ANI Retorna um link devidamente formatado para a página da Wikipédia fornecida. O parâmetro <projeto> somente é requerido em canais cujo idioma padrão não foi especificado.
@log <projeto> <nick> @log simple Algum Nick Aqui Retorna um link para os logs públicos da conta fornecida, no projeto fornecido. O parâmetro <projeto> somente é requerido em canais cujo idioma padrão não foi especificado.
@pton @pton Ativa o feed de Mudanças Recentes da Wikipédia Lusófona enviado para o #wikipedia-pt-bots. (Restrito aos sysops da WMF ou SuperUsuários.)
@ptoff @ptoff Desativa o feed de Mudanças Recentes da Wikipédia Lusófona enviado para o #wikipedia-pt-bots. (Restrito aos sysops da WMF ou SuperUsuários.)
@RelayOn @RelayOn Ativa o feed de Mudanças Recentes da Simple Wikipedia do CabalBot. (Restrito aos sysops da WMF ou SuperUsuários.)
@RelayOff @RelayOff Desativa o feed de Mudanças Recentes da Simple Wikipedia do CabalBot. (Restrito aos sysops da WMF ou SuperUsuários.)
@stalk <nick> @stalk Algum Nick Aqui Retorna uma URL para o Stalk Toy no WMF Labs.

(CabalBot: Stalk toy: https://tools.wmflabs.org/meta/stalktoy/<Algum_Nick_Aqui>

@urban <string a ser buscada> @urban Alguma coisa Retorna um link para a definição da palavra ou frase fornecida no Urban Dictionary.
@wishlist <string> @wishlist mais bots!!! Adiciona o pedido a uma "Lista de Desejos" para funções e recursos para o CabalBot. Recebido apenas por Operator873.
@xtools <nick> @xtools Algum Nick Aqui Retorna uma URL para o xtools do nick fornecido. Irá funcionar com endereços IPv4 ou IPv6.

(CabalBot: https://xtools.wmflabs.org/ec/simple.wikipedia.org/<Algum_Nick_Aqui>)

Indisponível Indisponível Somente responde ao ChenzwBot O CabalBot irá responder automaticamente às mensagens do ChenzwBot a respeito de vandalismo não notado e fornecer o link de contribuições para o nick que o ChenzwBot alertou. Esse comando não irá funcionar para nenhum outro usuário no IRC.

(CabalBot: Above user's contribs: https://simple.wikipedia.org/wiki/Special:Contributions/<Algum_Nick_Aqui>)

Indisponível Indisponível Somente responde ao ChenzwBot O CabalBot irá responder automaticamente ao ChenzwBot reportando a adição de uma conta ao VIP por meio do fornecimento do link de bloqueio apropriado. Esse comando não irá funcionar para nenhum outro usuário no IRC.

(CabalBot: VIP link https://simple.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Vandalism in progress // Sysop, Block link is: https://simple.wikipedia.org/wiki/Special:BlockUser/<Algum_Nick_Aqui>)

Comandos de Operador do Canal[editar | editar código-fonte]

O CabalBot tem funcionalidades de proteção do canal em canais nos quais é operador. Os comandos de Operador do Canal são:

Uso: <comando> <string>

Comando String Resultado
!kick <nick> <razão> O Bot irá "kickar" o nick especificado do canal. <razão> é de texto livre e pode conter várias palavras.
!ban <nick> O Bot irá SOMENTE "banir" (não "kickar") o nick especificado com o formato *!ident@hostmask/IP
!banip <string> O Bot irá adicionar um ban do canal exatamente como escrito em <string>. (Exemplo: !banip *!*@*this.ip.address* / !banip *!ident@* / !banip SomeDumNick!*@*)
!kb <nick> <razão> O Bot irá "kickar" o nick especificado e criar um ban com formato *!ident@hostmask/IP, e então tentará "kickar" o nick novamente caso ele tenha entrado automaticamente. <razão> é de texto livre e pode conter várias palavras.
!opme O Bot irá verificar as permissões existentes (configuradas por Operator873). Se a permissão for encontrada, irá dar operador ao nick. Se a permissão não for encontrada, não o fará.
!deopme O Bot irá remover o modo de operador do canal do usuário. (Não fique inativo no canal com Operador do Canal ativo)
!invite <nick> O Bot irá verificar as permissões existentes (configuradas por Operator873). Se a permissão for encontrada, irá convidar o nick fornecido para o canal.
!unban <ident> <hostmask> O Bot irá remover o ban especificado do canal. Deve ser formatado como: !unban ident hostmask (Exemplo: !unban sid00000 wikipedia/Person)
!hush O CabalBot irá parar de responder a comandos sociais.
!speak O CabalBot irá voltar a responder a comandos sociais.
!chat O CabalBot irá responder socialmente quando mencionado.
!chatoff O CabalBot não irá responder a menções.
@response <o que você quer que o CabalBot diga> Adiciona uma resposta social customizada que pode ser selecionada aleatoriamente da database quando alguém menciona o CabalBot.

Logs/Notas de Usuário do CabalBot[editar | editar código-fonte]

Usuários que pedirem este acesso ao bot poderão criar arquivos de log que podem ser ou exportados ou lidos diretamente pelo bot. Os arquivos são isolados entre si e os usuários só podem modificar os arquivos dos quais são donos. Se você gostaria deste acesso, por favor contate Operator873 no IRC.

Comando Alvo Ação Resultado
.file <nomedoarquivo> backup Cria uma cópia inacessível do arquivo alvo. (Contate Operator873 no IRC para obter uma cópia do arquivo.)
.file <nomedoarquivo> export Cria uma cópia inacessível do arquivo alvo formatada para ser facilmente editada pelo usuário. (Contate Operator873 no IRC para obter uma cópia do arquivo.)
.file <nomedoarquivo> log Cria uma nova linha no arquivo nomeado <nomedoarquivo> contendo tudo após a palavra "log" (Exemplo: .file test log Esta mensagem)
.file <nomedoarquivo> index Lê o arquivo alvo e retorna o número de entradas no arquivo log. (Exemplo: .file test index /// Pode retornar 8 linhas no arquivo)
.file <nomedoarquivo> indexshared Lê o arquivo compartilhado alvo e retorna o número de entradas no arquivo log. (Exemplo: file text indexshared)
.file list Retorna os arquivos disponíveis no diretório do nick. (Exemplo: .file list)
.file list shared Retorna os arquivos disponíveis no diretório compartilhado. (Exemplo: .file list shared)
.file <nomedoarquivo> read # Substitua "#" com o número da linha que você quer que o bot leia. (Exemplo: .file test read 3)
.file <nomedoarquivo> readshared # Substitua "#" com o número da linha que você quer que o bot leia do arquivo compartilhado. (Exemplo: .file test readshared 1)
.file <nomedoarquivo> share Copia o arquivo do diretório protegido do nick para a pasta compartilhada. (Exemplo: .file test share) O nome do arquivo será salvo como "Nick nomedoarquivo"
.file <nomedoarquivo> send Envia todo o conteúdo de um arquivo para as Mensagens Privadas do nick. Tenha cuidado! Potencial para flood. (Exemplo: .file test send)
.file <nomedoarquivo> purge Deleta toda a informação no arquivo alvo. (Exemplo: .file test purge)
.file <nomedoarquivo> purgeshared Deleta toda a informação no arquivo compartilhado alvo. (Exemplo: .file <nomedoarquivo> purgeshared)

Manutenção do arquivo de usuários[editar | editar código-fonte]

SuperUsuários podem manipular o arquivo de usuários e outras funcionalidades do CabalBot. SuperUsuários são selecionados por Operator873.

Comando Alvo Ação Resultado
.user <nick> add Adiciona um novo usuário ao arquivo de usuários.
.user <nick> level Retorna o Nível de Acesso para o nick fornecido.
.user <nick> key Consulta o bot para determinar se o nick possui uma chave.
.user <nick> give (Número do Nível de Acesso ou key) Define flags de acesso para o nick fornecido.
.user <nick> remove (Número do Nível de Acesso ou key) Remove a flag que concede aquele nível de acesso. (Exemplo: .user DumNick remove 3 irá remover o nível de acesso 3, mas deixará o nível de acesso 2 intacto.)
.user <nick> ban Remove todos os níveis de acesso e adiciona o hostmask do nick à função "banir ao avistar" do bot (se o bot é o Operador do Canal).
.user <nick> del Remove as informações do usuário do arquivo de usuários.

Sugestões[editar | editar código-fonte]

Sugestões são bem vindas! Você pode adicioná-las abaixo ou na página de discussão.