Usuário(a):Slavojf/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Este usuário tem por objetivo criar conteúdo relacionado à cidade de Juiz de Fora.

José Luiz Ribeiro, conhecido como José Luiz (Juiz de Fora, 22 de maio de 1942), é um diretor, professor, jornalista, ator, fundador e coordenador geral do Grupo Divulgação, o mais antigo grupo teatral da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, e um dos mais antigos e produtivos dramaturgos do teatro brasileiro, em atividade desde 1958.


José Luiz Ribeiro
José Luiz Ribeiro, em fotografia de Marcus Leoni.
Nome completo José Luiz Ribeiro
Nascimento 22/05/1942
Juiz de Fora, Minas Gerais
Ocupação Diretor de teatro, ator, iluminador, cenógrafo
Principais trabalhos "Esta Noite se Improvisa" (1984), "Girança" (1985), "A Escada de Jacó" (1995), "O Rei de Quase-Tudo" (2002)

José Luiz faz parte da primeira geração de diretores de teatro de Juiz de Fora, inspirado pelo Teatro Brasileiro de Comédia e pioneiro na criação de um fazer teatral próprio da cidade, tendo contribuído para a formação de um numeroso grupo de artistas de teatro, dentre atrizes, atores, dramaturgos, diretores, iluminadores, figurinistas e cenógrafos. O seu trabalho é marcado por grande sofisticação de cenários, figurinos, iluminação e pela presença de grandes elencos, formando coros e números musicais coreografados, com letras e arranjos originais do grupo, escritos por José Luiz Ribeiro e outros parceiros compositores.

Em 1966, José Luiz fundou o Centro de Estudos Teatrais, a partir do esforço conjunto de estudantes da extinta Faculdade de Filosofia e Letras (FAFILE), que se reuniam no Diretório Acadêmico Tristao de Athayde (DATA).

Inicialmente, o "CET - Divulgação" tinha por objetivo o estudo de textos clássicos do teatro, bem como a leitura de poesias de autores como Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira. Participava dos encontros a estudante Maria Lúcia Campanha da Rocha Ribeiro, que mais tarde se casaria com José Luiz Ribeiro. Malu, como é chamada, foi atriz do GD e a mais importante figurinista da história do grupo.

Ao longo da década de 1960, José Luiz participou de um grande número de espetáculos,