Usuário(a) Discussão:José Nilton Lima Fernandes

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Religião e Religiosidade

Religião - termo de origem controversa. “Religio” (lat.). Para o escritor cristão Lactâncio religião vem de “religare” e significaria “religação do ser humano com Deus”; “Relegere” (lat.). Para o filósofo estóico Cícero religião vem de “relegere” e significa “cuidadosa veneração dos deuses”; Há um fator comum - a diferenciação entre a esfera humana e a divina. Por isso a crença em Deus é, muitas vezes, considerada a essência da religião em si.

Para W. Schmidt - “reconhecimento de um ou mais seres pessoais que sobressaem além das condições terrenas e temporais”; Para G. Widengren - “a crença em Deus constitui a essência mais íntima da religião”; Para E. Durkheim - “a divisão do mundo em duas esferas, das quais uma abrange tudo que é santo, a outra tudo que é profano”; Para R. Otto - “a experiência de captar o irracional na idéia do divino”; Para M. Eliade - “experiência em que o sagrado se revela no profano”; Para P.L. Berger - “empreendimento do ser humano no sentido de construir um cosmo sagrado”; Para Th. Luckmann - “aquilo que permite que o homem se torne homem”; A “iniciação e introdução forçada num sistema lógico que transcende a existência individual”.

“O homem é um ser religioso e não há sociedade sem religião”. A religião cria luz na escuridão e desafia o mal e a morte: religião é aspiração, visão e esperança de transcender o momento presente, de nos elevar acima da culpa e dos fracassos.

“As ideologias seculares concorrem com as religiões, e são também, num sentido importante, religiões”.

A Religião pode ser um sistema cumulativo de tradições, ou apenas crença. A Não reproduz adequadamente a intencionalidade da consciência religiosa; A O indivíduo teria liberdade de interpretação de seu sistema religioso.