Usuário(a) Discussão:Oscar Corrêa Rodrigues

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Oscar Rodrigues
Oscar Corrêa Rodrigues
Dados pessoais
Nome completo Oscar Corrêa Rodrigues
Nascimento 24 de julho de 1944 (79 anos)
Pará, PA
Nacionalidade brasileiro
Progenitores Mãe: Neuza Corrêa Rodrigues
Pai: Jerônimo Marques Rodrigues
Cônjuge Jacira Rodrigues
Filhos(as) Elizete Saldanha Rodrigues, Neuza Lobato Rodrigues Vieira, João Augusto Lobato Rodrigues, Oscar Lobato Rodrigues , Manoel Lobato Rodrigues
Religião Católico
Ocupação Empresário
Website 200.242.233.140/grupolider/

Paraense de Igarapé Miri, município do Baixo Tocantins, nasceu as margens do Rio Murutipucu, no dia 24 de julho de 1944. Filho de Jerônimo Marques Rodrigues e Neuza Corrêa Rodrigues.

Diretor do Grupo Líder é casado com Jacira Lobato Rodrigues . Apaixonado pelo Pará, Oscar dirige com a família uma das maiores empresas varejistas de nosso estado e do norte do Brasil, o Grupo Líder, onde emprega mais de doze mil funcionários. Detentor de muitos títulos e homenagens foi Presidente da Associação Paraense de Supermercados – ASPAS e membro do Conselho Superior da Associação Comercial do Pará.

Primeiros anos[editar código-fonte]

Oscar Rodrigues teve uma infância humilde, nas margens do rio em que nasceu, mais precisamente na Vila Corrêa, onde toda sua família morava, em torno do patriarca, seu avô, Elpídio Antônio Corrêa. Oscar iniciou seus estudos aos cinco anos de idade e com 12 anos teve seu primeiro emprego, como aprendiz de balconista.


Aos 19 anos, junto com seu Pai Jerônimo Marques Rodrigues e seu irmão Osmar Corrêa Rodrigues, fundou a empresa Jerônimo Rodrigues & Filhos tendo como mercado inicial a venda e troca de mercadorias de primeira necessidade com os comerciantes do nordeste Paraense, da região do Salgado, através de canoas a vela.

Em 1964, a empresa Jerônimo Rodrigues & Filhos compra seu primeiro barco a motor, denominado São Jerônimo, iniciando Oscar Corrêa Rodrigues e seu irmão Osmar suas viagens de Regatão para a região do Baixo Amazonas.

Foram anos difíceis, porém exitosos. A empresa crescia e novos barcos motorizados foram incorporados a empresa expandindo sua frota e suas linhas de atendimento. Os regatões dos Rodrigues já chegavam até a fronteira com o Estado do Amazonas.

Com o volume de mercadorias transacionadas pelos barcos aumentando, chegara o momento de buscar a cidade de Belém, capital do Estado, para um novo salto comercial, e ali abrir escritório de compras e um atacado, tudo para abastecer a operação de regatão.

Carreira empresarial e profissional[editar código-fonte]

Em 1973, Oscar desembarcou com sua mulher e filhos na cidade de Belém, vinha do rio Murutipucu para montar o Armazém Líder Ltda e o Café Líder, as primeiras empresas do Grupo Líder na capital do estado do Pará. No ano seguinte, 1974, juntou-se a ele na capital o seu irmão Osmar Corrêa Rodrigues.

Dedicação, empenho e muito trabalho, transformaram o Armazém Líder em um sucesso de vendas e de lucro. Esse resultado determinou a expansão da empresa e a transferência das operações do rio Murutipucu para Belém do Pará. Mais do que isso, a concentração dos esforços na expansão da empresa na cidade, apostando em um novo ramo de negócios: os supermercados.

O ano de 1975 marca uma data importante na vida de Oscar Rodrigues e seus irmãos com a compra da padaria São Judas Tadeu, no bairro da Condor, e logo transformada no primeiro Supermercado Líder da empresa.

Armazém, Café e Supermercados Líder formavam naquele momento o Grupo Líder, empresas em crescimento, sólidas e dedicadas a seus clientes.

Em 1979 é inaugurado um novo atacado da empresa, a Importadora Líder, agora no bairro do Comércio, em pleno Ver-o-Peso. Essa inauguração traz o último irmão que ainda morava no rio Murutipucu, o caçula de seu Jerônimo, Celso Corrêa Rodrigues.

As vendas cresciam e junto com elas vinha também o lucro, o responsável pela expansão das empresas. Foi com esse lucro que em 1981 foi inaugurada a segunda loja de supermercados da empresa, o Líder da Alcindo Cacela.

Grupo Líder[editar código-fonte]

A nova loja do Líder trouxe um novo conceito para o setor de supermercados em Belém, até então dominado por lojas escuras e mal arrumadas. O novo Líder era amplo, claro e forte em preços baixos e variedade. O sucesso desta loja nova ultrapassou qualquer expectativa e cada final de dia, ao fechar a loja, Oscar gostava de ouvir no fechamento da loja, a música de Roberto Carlos, o “show já terminou”, como um epiteto do sucesso da empresa.

O tempo corria e novos investimentos eram feitos, a vida pede coragem e determinação, e nesse caminho foi inaugurado em 1986 a nova loja do Grupo, o Híper Líder da Doca. Maior loja da empresa, mais de duas vezes maior que a loja da Alcindo Cacela, a nova loja continha além do supermercado, uma lanchonete, a Nhac Nhac, e um novo e amplo magazine.

O Híper Líder representou um salto nas operações e nas vendas do Grupo, pois sozinho superava o dobro do total faturado até então pela empresa. Oscar e Osmar conduziam a loja e, junto com seus outros irmãos, tornavam o Grupo Líder, modelo de excelência.

Expansão do Grupo[editar código-fonte]

Em 1993, o Grupo Líder inaugura o primeiro Shopping Center de Belém, o Castanheira Shopping Center. Empreendimento grandioso com 25 mil metros quadrados de ABL, três lojas âncoras, sendo um supermercado Líder, e uma loja Magazan, além de cinema e parque de diversões. O Castanheira foi uma revolução no varejo paraense pelo sucesso de sua operação que rendeu vários títulos empresariais, entre os quais o Prêmio de Marketing do ano se 1994.

A cidade de Belém ainda vivia o impacto da inauguração do Shopping Center do Grupo Líder quando em 1997 um novo acontecimento empresarial sacode o mercado local. Através de negociações entre Oscar Corrêa Rodrigues e João Carlos Paes Mendonça, O Grupo Líder compra todas as operações e os imóveis de seu principal concorrente no Estado do Pará, o supermercado Bom Preço.

Hoje o Grupo Líder é formado pelos supermercados Líder; Magazan, as lojas de departamento do Grupo; rede de farmácias Farmalider; Castanheira Shopping Center; Ótica Líder; Home Center Líder – tudo para construção e reforma, além das empresas do Grupo responsáveis pelo abastecimento, apoio e suporte logístico: Transforma, empresa de gerenciamento de resíduos sólidos; Fazendas Três Marias; Café Líder; Cartão Liderzan; Líder Saúde e Líder Fomento Mercantil.

Até 2020, serão mais sete novas lojas Líder, elevando em mais de 40% sua área bruta de vendas. Belém vai ganhar hipermercados como o Líder Quintino, que vai contar com uma área de vendas de 16 mil metros quadrados, contando com Home Center Líder completo, com tudo em materiais de decoração e acabamento para construção; e o Líder Salinas, com quase 6.000 metros quadrados de Área de Vendas.

Somam-se a esta expansão o novo Líder Magazan Paragominas, a nova loja do Líder Magazan em Icoaraci, o Líder Magazan Capanema e o Líder Magazan Abaetetuba. Com esta nova configuração, o Líder passa a atender a todos os bairros de Belém e municípios importantes do Pará, como Abaetetuba, Paragominas, Capanema e Salinas, que se juntam a Ananindeua, Castanhal, Barcarena e Marabá, beneficiando uma população de milhões de habitantes, gerando mais empregos, desenvolvimento e movimentando a economia do Estado.

Oscar Corrêa Rodrigues considera que somente o amor ao trabalho e a família são capazes de gerar a energia necessária para enfrentar as dificuldades que a vida impõe a todos.

Atual[editar código-fonte]

Aos 73 anos Oscar Rodrigues se orgulha de poder cultivar amizades e ser reconhecido pelos amigos que tem. Entre as muitas homenagens que recebeu destacam-se os títulos de empresário do ano pela Associação Comercial do Pará, Homem de Marketing pela Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil, Estado do Pará – ADVB, Amigo da Marinha pela SOAMAR, Sócio benemérito pela Associação Comercial de Igarapé-Miri, Comendador pela Sociedade Brasileira de Heráldica, Mérito Empresarial pela Academia Brasileira de Arte Cultura e História, Prêmio Ulysses Guimarães pela Ordem dos Parlamentares do Brasil e personalidade do Pará pelo Conselho de Profissionais do Estado do Pará.