Usuário(a) Discussão:Rtpagano

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Caro Rtpagano, creio que as suas contribuições são muito parciais, e mostram apenas o seu ponto de vista. A wikipédia não serve para veicular crenças religiosas. Pode, no entanto, falar delas e informar o público em geral, sem defendê-las (também está errado dizer mal sem qualquer fundamento, é claro). Espero que volte a contribuir de forma mais isenta. Obrigado. Manuel Anastácio 11:08, 16 Nov 2004 (UTC)

Renato, peço desculpas por não lhe ter respondido prontamente. Estava numa fse de zangado com a wikipédia. Mas já passou. Eu vou ver o que posso fazer para tornar o artigo mais imparcial. Vou ler com mais atenção e depois vou discutindo consigo aqui, está bem?... Obrigado por se interessar por este projecto. Manuel Anastácio 14:27, 18 Nov 2004 (UTC)

Renato, obrigado pelo seu esforço. Muito do que estava no artigo original ainda pode aparecer no artigo final. Este último está muito enciclopédico, mas creio que, agora, retirou algum do encanto do texto original. E você agora dirá: poxa! Esta gente nunca está contente! É verdade. Nunca estamos contentes. O seu texto original, que eu, de forma injusta acusei de poder ser plágio de outra fonte, era muito emotivo e, como romance, estava ótimo. Agora ficou seco de mais. Mas é um avanço e demonstra que quer participar na wikipédia de forma séria e, por isso, devo dizer-lhe BEM VINDO! Mas creio que muito do material que estava no artigo original pode passar para aqui. Pode falar, por exemplo, da infância do Chico, etc. Não convém é, apresentar como certo e verdadeiro aquilo que para muita gente é duvidoso. Eu aceito e acho legítimo que acredite no espiritismo, mas a wikipédia é também para quem não acredita no espiritismo (e o mesmo se aplica para outras religiões), de forma que quando apresentamos a vida de alguém como no texto original, cheio de contrastes e de pessoas más e pessoas boas, parece que pretendemos que as pessoas simpatizem mais com o chico pelo que ele passou (e a verdade é que toda a narração da infância estava contada de uma forma subjetiva, semelhante à forma como contamos contos para as crianças: será que a "madrasta" má era assim tão má para a Branca de Neve? Ou seria a Branca de Neve que não conseguiu compreender a madrasta?), do que pelo que ele fez, de fato. O que eu queria dizer é que,se quisermos contar a história da capuchinho (será que no Brasil é "chapeuzinho"? - não sei) vermelho na wikipédia, não nos devemos limitar à versão da capuchinho mas, também, do lobo mau. Não estou a brincar. O seu texto (ainda mais se era seu, realmente), era muito bom, mas faltava-lhe alguma objetividade. Agora está enciclopédico, mas não é preciso eliminar algumas informações que mostravam o Chico como pessoa humana que era. Não se preocupe em contar a história toda do Chico, com os seus sofrimentos e tudo o mais, tente, apenas, contar a história como alguém, humano também, mas menos crente naquilo em que cria o Chico, poderia contar a história. Depois de lhe ter dito que foi emotivo de mais, peço-lhe, agora, que dê um pouco da emoção do artigo original. Como dizem aqui em Portugal (e creio que no resto do mundo também se diz): no meio é que está a virtude. Bem haja, e espero que volte a participar na wikipédia!

Só mais uma coisa: de onde vem a fotografia do Chico que carregou? Essa fotografia foi cedida, de propósito, pelo autor, para a wikipédia? A fotografia está em domínio público? Isso é importante! No futuro, todas as figuras cuja origem é duvidosa ou para as quais não conhecemos as intenções do autor serão eliminadas, pelo que, convém dizer onde foi buscar a fotografia e se é certo ou não que o autor ou detentor dos direitos da fotografia aceitam ou não que esta seja utilizada na wikipédia. É que as fotografias (e os textos) da wikipédia, em princípio, podem ser utilizadas para qualquer fim, incluindo fins comerciais (e isso vai contra as intenções de muitos autores).

Obrigado. Continue o bom trabalho e a sua forma humilde e simpática como tem vindo a participar. Peço desculpa se não fui igualmente simpático no início. Manuel Anastácio 22:34, 23 Nov 2004 (UTC)