Usuário(a) Discussão:Saurium

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Tenho andado distraído... Conheço a Wikipedia desde o seu início e nunca me apercebi como é fácil editar e ajudar na edição dos artigos.

De futuro irei contribuir para este projecto nas traduções de artigo em inglês e francês, línguas que tenho algum conhecimento e quem sabe escrever alguns artigos sobre áreas que tenho alguns conhecimentos nomeadamente em Química e Informática.

Reparo agora que o interface contém alguns erros. O botão "Mostrar previssão" deveria ser "Mostrar previsão" e a checkbox "Oservar este artigo" deveria ser "Observar este artigo". Se for preciso ajudar na tradução e possíveis correções do código também se arranja.

Olá Saurium. Bom trabalho de futuro. Quanto a erros de interface, há bastantes, realmente. Eles devem ser notificados na página Reportagem de 'bugs', ou então, o que seria ainda melhor, encontrados e corrigidos no próprio software, que pode ser encontrado em http://meta.wikipedia.org/wiki/LanguagePt.php --Jorge 00:41, 6 Mar 2004 (UTC)

Por outro lado ainda não conheço a comunidade que contribui para a Wikipedia pelo que terei que aprender qual a melhor forma de dar o meu contributo. Peço-vos pois alguma paciência.

Estou a ver que é uma comunidade empenhada. O comentário do Jorge apareceu ainda estava a tatear uma versão desta página, alguns (poucos) minutos depois de me ter decidido a registar-me. Obrigou-me a fazer o meu primeiro merge e ainda bem que assim foi.
Nem sempre, nem sempre. Nos últimos tempos, a wikipédia PT tem crescido bastante, mas somos poucos e basta algum de nós (especialmente eu, que sou quem tem mexido mais nisto no último mês) ficar com menos tempo disponível e o avanço quebra logo. Ainda nos falta massa crítica. Quanto aos modos de ajudar, são muitos: escrever novos artigos, traduzir os artigos da versão inglesa, "wikificar" os artigos já existentes (isto é, por-lhes links, ligá-los às páginas relevantes e das páginas relevantes, etc.) encontrar fontes em domínio público para textos e imagens e colocá-las aqui, reverter as alterações desastrosas feitas ou por utilizadores desastrados ou por gente mal-intencionada que vem cá destruir, ou por pessoal que não compreende a nossa licença e coloca cá artigos copiados de fontes sob copyright, etc., etc. Pessoalmente, o método que me tem sido mais produtivo tem sido propor-me uma tarefa, como a criação de informação básica sobre os países do mundo ou, agora, cobrir Portugal, seus concelhos e freguesias com informação estatística, e tratar dela. -- Jorge 02:20, 6 Mar 2004 (UTC)
Tocaste noutro dos pontos sensíveis. Visto que toda a informação na Wikipedia deve ser GPL, não é possível publicar imagens de outras fontes se estas as não declarem sob "A LICENÇA". Como é feita a gestão e a verificação da licença destes conteúdos e como posso declarar fotografias digitais tiradas por mim, que queira utilizar para ilustrar artigos? Em príncipio e se bem me recordo terá que ser acompanhada pelo texto da GPL, certo? Há algum registo central para efeitos de utilização na Wikipedia?
Acho que as respostas às tuas perguntas estão na página sobre o copyright (que, já agora, precisa de ser traduzida). Lê-a. Julgo que ficarás esclarecido sobre esse ponto. Jorge 15:19, 8 Mar 2004 (UTC)
Adicionalmente, é legítimo linkar e/ou citar outras fontes (nomeadamente bibliografia), obviamente com conteúdos não GPL para complementar um artigo?
Sim, podes linkar tudo. Também podes fazer algumas citações restritas, que estão no âmbito do "fair use". A este propósito, se não te apetecer ir ler já os copyrights de fio a pavio, dá um salto à página que criei ontem sobre o que não fazer na Wikipédia, onde se fala um bocadinho sobre isso. Jorge 15:19, 8 Mar 2004 (UTC)
Precisas de informações sobre a região do Douro, mais especificamente de Lamego e arredores? :-)
Não resisti e acrescentei o meu primeiro artigo :-)
Fizeste bem :). Quando chegar aos LL, logo a acrescento com o resto da informação e o mapinha. Jorge 15:19, 8 Mar 2004 (UTC)

Outro ponto sensível de que me apercebi é das diferenças entre o pt_PT e o pt_BR. Soam-me muito estranhos alguns dos artigos. Qual é a política aceite? Onde posso encontrar essa informação?

A política tem sido mais ou menos deixar os artigos na versão de quem os escreve. Não é muito correcto "corrigir" artigos para a versão em uso no outro lado do Atlântico, mas muitas vezes pode ser útil deixar as duas versões. "Campeonato do mundo" ("copa do mundo", no Brasil), por exemplo (ou vice-versa). -- Jorge 02:20, 6 Mar 2004 (UTC)
Compreendo os motivos para essa política mas não é um pouco contra-producente? Isto é, se o objectivo é fornecer às pessoas informação livre, numa forma que a possam utilizar (ou seja, têm que a entender), de que vale o esforço da comunidade se os artigos não são compreendidos por todos os potenciais "alvos"? Não me compreendas mal, não pretendo (nem sequer tenho legitimidade para isso) originar um fork no esforço de escrita/tradução de artigos, mas é credível que um Português compreenda correctamente um artigo em Português do Brasil e/ou um Brasileiro um artigo em Português de Portugal com todas as diferenças que são evidentes?
Os artigos nunca são compreendidos por todos os potenciais alvos. É um facto da vida. ;)
Mas a sério: também falo sobre isso em o que não fazer na Wikipédia. Em geral, quanto melhor os falantes de português conhecerem as duas normas da língua, melhor conhecem a língua no seu todo, portanto a convivência só pode fazer bem. Especialmente aos brasileiros, porque nós ainda vamos tendo contacto com o modo de falar deles através da televisão, ao passo que eles de nós não sabem nada. Além disso, nós não queremos estimular a preguiça, pois não? Não queremos fazer a papinha todas aos nossos visitantes, certo? Um bocadinho de esforço não faz mal a ninguém. ;) Jorge 15:19, 8 Mar 2004 (UTC)

P.S.: Já estou em pensar em campanhas tipo "Um artigo por dia, só lhe trás alegria" para que haja um esforço na tradução dos artigos em falta ou na escrita :-D

:) Só um? ;) -- Jorge 02:20, 6 Mar 2004 (UTC)
Voar baixinho. Quando as asas estiverem fortes lá se apanharão as correntes ascendentes ;)