Usuário(a) Discussão:Vitor Pe

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Quando focalizamos a atenção no uso da tecnologia, o interesse é compreender de que maneira a organização adquire e produz conhecimentos e os transforma em produtos e serviços. A tecnologia pode ser definida como a forma especifica segundo a qual os recursos são combinados, tendo em vista alguma utilidade prática. A tecnologia depende de as pessoas saberem fazer essas combinações de recursos. Pode-se portanto defini-la também como a aplicação de conhecimentos à produção de bens e à prestação de serviços, que é a conceituação mais difundida. Eis outras definições de tecnologia: • “Embora o termo tecnologia inclua especificamente equipamento mecânico, não está limitado a esse sentido, porém também inclui procedimentos e métodos para organizar a atividade humana, e meios de manipular ou estruturar o comportamento humano.” • “Tecnologia é o repertório social de conhecimentos que dizem respeito às artes industriais. Ela é feita de conhecimentos usados pela indústria, agricultura, governo e pelas profissões interessadas nos fenômenos físicos e sociais, conhecimentos relacionados com a aplicação de princípios e teorias básicas para trabalhar nesses campos, e conhecimentos empíricos de artesãos e praticantes.” • “A tecnologia transforma os recursos nas coisas que os homens desejam. A tecnologia inclui, entretanto, não apenas instrumentos, máquinas e outros implementos, mas também os conhecimentos e a habilidade acumulados necessários a utilização de quaisquer instrumentos disponíveis.” Em seu sentido mais amplo, a tecnologia compreende os meios com os quais o homem supera suas limitações - a tecnologia vai desde o arco-e-flecha até as naves espaciais e os computadores, passando por todos os meios utilizados para aumentar os padrões de conforto da vida humana por meio do domínio sobre o ambiente. A tecnologia compreende não apenas a capacidade de a organização entender, explicar, manipular e fabricar artefatos, mas também de utilizar seus próprios conceitos e artefatos, bem como aqueles produzidos por outros.

Tipos de Tecnologia

Cada organização emprega tecnologias próprias de seu ramo de atividades e específicas de seus produtos e serviços. Nas empresas industriais, é mais fácil “ver” a tecnologia, que está incorporada nos produtos, nas matérias-primas que são usadas para fabricar esses produtos e nos equipamentos e processos utilizados para trabalhar essas matérias-primas. O produto em si incorpora os conhecimentos relacionados ao projeto do produto que dizem respeito à configuração, definição de utilidade, materiais necessários e modo de fazê-lo. A tecnologia do processo, por outro lado, compreende os conhecimentos sobre como transformar os materiais para obter o produto. A tecnologia do processo envolve principalmente a definição das máquinas e dos equipamentos e seu arranjo dentro de uma instalação industrial. Nas empresas de serviços, as tecnologias também estão presentes, embora mais difíceis de visualizar. Podemos “vê-las” igualmente, não apenas nos equipamentos que essas empresas usam para prestar o serviço, mas também no próprio serviço em si e na capacitação das pessoas que o executam. Por exemplo, o auto-serviço dos supermercados é um conceito de venda que podemos contrastar com a venda pessoal de algumas lojas, onde o atendimento pessoal é muito mais importante, ao passo que no supermercado a disponibilidade e disposição das mercadorias é o que conta. Leitoras de códigos de barras, máquinas que preenchem cheques e máquinas registradoras que são terminais de computadores são exemplos de equipamentos de conteúdo tecnológico que aceleram a velocidade do serviço e que podem ser aplicados tanto no caso do atendimento pessoal quanto do auto-serviço.

Para Que Serve a Tecnologia?

Sendo a tecnologia resultante do volume de conhecimentos, que é cada vez maior, é natural que as empresas e a sociedade estejam constantemente solicitando e produzindo inovações tecnológicas: há, portanto, uma oferta constante de conhecimentos que se transformam em produtos e serviços cada vez mais aprimorados - cada vez mais capazes de atender às necessidades de comunicação, transporte, alimentação, saúde, diversão, educação e muitas outras que constituem os inúmeros mercados de produtos e serviços em que as organizações atuam. Não apenas as necessidades humanas e as necessidades das organizações exigem continuamente novos serviços, produtos e processos, como também o avanço do conhecimento, por si só, tende a gerar inovações tecnológicas. Desse modo, a capacidade de obter ou produzir novos conhecimentos, e com eles gerar inovações tecnológicas torna-se um fator de competitividade - um meio pelo qual as organizações podem atender a essas necessidades. Quanto mais capaz de gerar e utilizar a tecnologia, mais a organização se mantém atualizada e competitiva. Além disso, a tecnologia resolve problemas - que muitas vezes ela própria criou.

Meios de Obtenção de Tecnologia

Os conhecimentos que a organização utiliza para transformar em tecnologia podem ter várias origens. As principais são as seguintes: • Contratação de especialistas: A maneira mais fácil de adquirir tecnologia é contratar as pessoas que possuem os conhecimentos correspondentes. • Aquisição dos direitos de utilização da propriedade intelectual alheia: A patente é um registro formal que protege uma propriedade intelectual ou industrial – um conhecimento ou conceito (idéia, produto ou informação) que pertence legalmente a uma empresa ou pessoa, tal como a fórmula de um medicamento, um programa de computador ou um sistema de frear veículos. Estas coisas podem ser patenteadas, mediante seu registro em agências como o Instituto Nacional de Propriedade Industrial no Brasil ou o Patent Office nos Estados Unidos. Para utilizar uma idéia, processo ou produto que esteja patenteado é preciso pagar os direitos correspondentes ao proprietário da patente. • Reprodução de um produto ou processo alheio: Há produtos, idéias e conceitos que não foram ou não podem ser patenteados e, portanto podem ser livremente copiados. O exemplo mais conhecido é o dos computadores. Se você souber projeta-los, basta comprar os componentes e montá-los. Esta reprodução é legal e não se confunde com a falsificação, na qual se copiam e são vendidos produtos com a marca alheia, como se fossem verdadeiros. • Contrato de desenvolvimento: Para resolver problemas pontuais, isto é, que ocorrem apenas uma vez ou outra, e que requerem conhecimentos técnicos para ser solucionados, pode-se recorrer a organizações especializadas, como os institutos de pesquisa e as universidades e contratar um projeto. O projeto pode ter como objetivo o desenvolvimento de um novo produto, a identificação de uma substância desconhecida que está contaminando um produto na linha de fabricação ou a identificação da fórmula e das propriedades de um produto que está no mercado, ou qualquer outra finalidade semelhante. • Intercâmbio técnico: Uma forma pouco dispendiosa e comum de obter e renovar conhecimentos é promover contatos pessoais que possibilitem a troca de experiências. Os congressos técnicos e as feiras industriais são excelentes oportunidades para este intercâmbio entre especialistas, dirigentes e empresários, motivo pelo qual é importante participar desses eventos. • Pesquisa e desenvolvimento: Algumas empresas preferem criar um núcleo interno de pesquisa e desenvolvimento (P&D) que tem como objetivo pesquisar novos conhecimentos, resolver problemas que se repetem (como o processamento de um tipo especial de matéria-prima) ou desenvolver novos produtos ou processos. Esta é uma solução de alcance mais longo que as anteriores, uma vez que cria urna capacitação interna permanente.