Usuário:Hedestad/EvangelioDeTreveris

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fachada da Catedral de São Pedro, em Trier, na Alemanha

O Evangelho de Tréveris, ou Evangelho de Trier, é um manuscrito iluminado contendo os Evangelhos. Provavelmente fora produzido pelo scriptorium da Abadia de Echternach, território atual de Luxemburgo, na primeira metade do século VIII. É copiado e decorado por artistas diretamente influenciados pela iluminação insular. Atualmente está preservado na biblioteca da Catedral de São Pedro, em Trier, na Alemanha.

História[editar | editar código-fonte]

Em um primeiro momento, acreditou-se que o livro havia sido manuscrito em Trier. Porém, a partir da análise de outros manuscritos e sua posterior comparação, passou-se a acreditar que tenha sido produzido na Abadia de Echternach, uma abadia fundada em 698 por Vilibrordo da Nortumbria, provavelmente por um grupo de escribas.[1] O cólofon do manuscrito indica que foi escrito em grande parte por um monge chamado Thomas, que recebeu ajuda de um amanuense anônimo, de cultura merovíngia.[2]

Referências

  1. Nancy Netzer, Cultural Interplay in the Eighth Century: The Trier Gospels and the Making of a Scriptorium at Echternach, Cambridge University Press, coll. « Cambridge studies in palaeography and codicology » (no 3), 1994, pp. 4-8.
  2. Carl Nordenfalk, Manuscrits Irlandais et Anglo-Saxons: L'enluminure dans les îles Britanniques de 600 à 800, Paris, éditions du Chêne, 1977, p. 88.
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.