Usuário(a):DocElisa/projeto xxx

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esta proposta vai restringir a liberdade a muita gente mas também há muita gente que não sabe que a sua liberdade acaba onde começa a liberdade dos outros.

  • nome de usuário obrigatório (temos problemas sobretudo com IPs e pelos vistos os IPs mudam no Brasil como em muitos outros países e no mesmo país consoante o fornecedor dos serviços internet)
  • nome facultativo
  • data de nascimento
  • morada
  • telefone ou telemóvel facultativo
  • profissão facultativa
  • se estudante ---- estuda o quê
  • óbis obrigatório que indicam aquilo que a pessoa gosta (por vezes sabe mais sobre o óbi principal que sobre a profissão) "só temos sucesso naquilo que nos dá prazer fazer"
  • termo de responsabilidade: por exemplo: aceito ter um tutor durante os dois primeiros meses que me ajudará na arte de editar na wikipédia, assim como respeitar as regras de edição constantes na página "Ajuda" ou quaisquer outros conselhos que me sejam transmitidos por editores séniors.

Podemos explicar o porquê deste termo de aceitação (talvez seja melhor que a palavra responsabilidade) com um breve resumo daquilo que a WP é e daquilo que ela não é. Se o resumo for longo o proponente nem o lê.

Tutoria obrigatória durante dois meses! lamento mas temos que distribuir os novatos pelos séniors para termos mais controlo. Assim só o tutor poderá abrir a porta à edição no domínio principal e só depois de avaliar o que o novato fez na sua página de testes. Dá trabalho aos tutores mas poupamos tantas horas de combate ao vandalismo!!! Pura e simplesmente o vandalismo desaparece ou cai drasticamente. Os avisos agressivos aos novatos desaparecem, pois nenhum editor poderá avisar o novato de outro tutor, mas deverá fazê-lo avisando o tutor respetivo. Em resumo a tutoria passaria a ser a aplicação do projeto WP na Universidade, fora da Universidade, dentro da nossa WP.

A finalidade é poder identificar quem é, o que é, o que faz e onde está o candidato a editor.

Depois de preencher e enviar a ficha de inscrição receberá um email automático para dizer que recebemos a inscrição e avisando que deverá esperar uns 3 dias para receber, também por email, o código de ativação da conta.

Durante esses três dias os dados serão verificados para termos uma ideia da exatidão dos mesmos (por exemplo se o IP corresponde à morada, se o telefone corresponde ao nome)

Tecnicamente não percebo nada disto nem imagino como isto se instala, mas deve haver quem saiba a nível dos programadores. E também creio que é um trabalho que poderá ser automatizado.