Usuária:Beria/pensares/vd

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Esta estrela simboliza um conteúdo destacado na Pensopédia. Este artigo foi eleito como uma página destacada no dia 25 de abril de 2024, o que significa que foi considerado como um dos melhores trabalhos da Pensopédia lusófona (comparar versões) . Se encontrar uma maneira de melhorar este artigo, sem comprometer o trabalho desenvolvido, convidamos você a contribuir.
Note que o verbete tem tudo pra ser bom: a roupa suja já foi lavada; é um belo dum plágio, dizendo até de onde; a poça d'água que evaporou, mesmo fora do nível do mar; tem letrinhas verdes!!!! Somos convidados a imaginar - imagine só!, etc., etc., etc.

A votação que originou este destaque encontra-se na seguinte página.

Evaporação dos líquidos puros[editar | editar código-fonte]

Pressão máxima de vapor de um líquido puro
Roupas secas, conseqüentemente devido o fenômeno da evaporação da água da poça de água.

É claro que você já notou que uma poça d'água acaba evaporando depois de certo tempo. Por que essa evaporação ocorre se a água somente ferve ( ao nível do mar) a 100ºC? Porque, em qualquer temperatura, as moléculas, porém, têm velocidades maiores do que outras e, por isso, conseguem "escapar" do líquido, passando para a atmosfera. É assim, que se explica o fenômeno a evaporação da água da poça d'água. Do memso modo se explica por que a roupa molhada seca num varal.

Vamos imaginar agora uma experiência na qual o líquido é colocado em um recipiente fechado em que, inicilamente, existia vácuo. Notamos que: de início, o líquido evapora rapidamente; depois evapora cada ve mais devagar; e por fim, pára (ao menos aparentemente) de evaporar.

Assim como no caso da poça d'água, as partículas no recipiente também escapam do líquido e passam para a fase de vapor. Ocorre, porém, que o recipiente está fechado, e consequentemente as partículas não tem para onde fugir. Na fase gasosa, as partículas se movimentam em alta velocidade, chocam-se entre si e contra as paredes do recipiente e algumas retornam à fase líquida. a partir de um certo instante, o número de partículas que escapam se iguala ao número de partículas que retornam ao líquido, por unidade de tempo, então, a partir desse instante, tudo se passa como se a evaporação tivesse parado; na verdade, porém, continua ocorrendo evaporação e condensação, acontecendo apenas que a velocidade de evaporação do líquido se torna igual à velocidade de condensação de seus vapores

Nesse instante, dizemos que se estabeleceu um equilíbrio dinâmico entre o líquido e seus vapores. Dizemos, também, que os vapores do líquido chegaram ao estado de vapores saturados (ou vapores saturantes) e que foi alcançada a pressão (ou tensão) máxima de vapor do líquido, na temperatura da experiência.

Dessas observações, surge a definição:

  Pressão ou (tensão) máxima de vapor de um líquido é a pressão exercida por seus vapores (vapores saturados) quando estes estão em equilíbrio dinâmico com o líquido.

É bom lembrar também que quanto maior for a pressão máxima de vapor de um líquido maior será sua tendência a evaporar ou dizemos, ainda, que o líquido é mais volátil (maior volatilidade.

Referência[editar | editar código-fonte]

  • Livro: Química, Ricardo Feltre,Físico-Química, volume 2, Editora Moderna, Livro não consumível.