Usuário(a):HTPF/arquivo/014

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

índice de assuntos HTPF<ref>{{citar ia:Empresas extintas em 1890]]

Comentário A discussão pode se estender também à naturalidade de quem nasce num distrito que posteriormente se emancipa. Há centenas de exemplos, cito apenas um: Votorantim era distrito de Sorocaba, município do qual se emancipou em 1965. Quem nasceu no então distrito de Votorantim, digamos, em 1960, é "natural de Votorantim" ou "natural de Sorocaba"? Tenho visto casos de "naturais do município X" numa época em que esse município era um mero povoado e com outro nome. Como considerar um biografado como "natural" de um município que juridicamente não existia? Yanguas diz!-fiz 21h15min de 31 de janeiro de 2022 (UTC)

Sempre que me deparo com uma situação como essa, procuro editar o verbete como em Angela Maria e Anésia Pinheiro Machado. Acho a forma mais correta, com uma nota de rodapé com os detalhes, para que não fiquem dúvidas. Seria essa uma forma de resolver as questões de forma definitiva ?--PauloMSimoes (discussão) 21h43min de 31 de janeiro de 2022 (UTC)
@PauloMSimoes: Entendo e acho uma boa ideia, tenho feito isso nas biografias que edito, mas ainda temos o problema da naturalidade na infocaixa e na categorização. Tenho optado pela "naturalidade" jurídica, ou seja, o município onde a pessoa teria sido originalmente registrada, e não o município que se emanciparia anos, décadas ou séculos depois. No exemplo que dei logo acima (Votorantim / Sorocaba), optaria por categorizá-la como Naturais de Sorocaba, uma vez que, juridicamente, não existia o município de Votorantim quando ela nasceu. Yanguas diz!-fiz 22h08min de 31 de janeiro de 2022 (UTC)