Vacaloura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaLucanus cervus
Lucanus cervus male 2017 G1.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Coleoptera
Família: Lucanidae
Género: Lucanus
Espécie: L. cervus
Nome binomial
Lucanus cervus
Linnaeus, 1758
Lucanus cervus
Lucanus cervus fêmea, Vacaloura.

A vaca-loura, abadejo, escaravelho-veado ou Cabra-loura[1] (Lucanus cervus) é um escaravelho (de família Lucanidae) de grande tamanho - o maior da Europa, facilmente se distinguem os sexos: o macho dispõe mandíbulas de grande tamanho, muito maiores que as das fêmeas, que lhes servem como meio de luta com machos rivais.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

A larva deste insecto passa de um a cinco anos alimentando-se de madeira em descomposição, preferentemente de frondosas, pelo que costuma viver em bosques onde são abundantes carvalhais, razão pela qual não é comum em áreas urbanas. As larvas desta espécie têm um apetite muito voraz: com apenas um grama de peso, podem comer num só dia 22,5 centímetros cúbicos de madeira. As larvas alcançam um tamanho considerável, chegando a 10 centímetros de comprimento.

Os adultos alimentam-se da seiva das árvores e de sumo de frutas maduras. A vida depois da metamorfose é muito mais curta que a da larva: só de quinze dias a um mês. Podem voar, alcançando velocidades de 6 km/h.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

Existem diversas teorias sobre como se reproduzem, ainda que a mais provável é que os machos se agrupem em torno das fêmeas e as disputem em combates que podem chegar à morte dum dos pretendentes.

As fêmeas põem os ovos em fendas nas árvores, os quais eclodem passadas duas ou quatro semanas.

As fêmeas depositam os ovos em fendas de troncos mortos, junto ao solo, sendo as posturas constituídas por cerca de 20 ovos que eclodem ao fim de 2 à 4 semanas. O período larvar é longo e pode durar 1 à 7 anos.

Habitat[editar | editar código-fonte]

Ocorre em bosques e florestas caducifólios, com preferência pelos que são dominados por carvalhos. Não obstante esta preferência, podem ocorrer em galerias ripícolas com presença de Choupo, Freixo e Ulmeiro e também em prados de baixa altitude, culturas e bosques dispersos.[2]

Alimentação[editar | editar código-fonte]

Os adultos alimentam-se de seiva. As larvas consomem madeira em decomposição, podendo uma larva comer até 22,5 centímetros cúbicos de madeira por dia.

Importância e proteção[editar | editar código-fonte]

Este insecto é considerado o maior escaravelho da Europa. O tamanho oscila entre 30 e 90 milímetros no caso dos machos e 28 e 45 milímetros nas fêmeas.

Esta espécie está em regressão devido à perda do seu habitat e à caça, pois é um exemplar muito apreciado.

É uma espécie protegida pela legislação Europeia e portuguesa. [3]

Referências

  1. Pinto, B. (2010). Guia de campo – Dia B, 22 Maio de 2010, bioeventos.
  2. www.parquesdesintra.pt/pontos-de-atracao/vaca-loura
  3. Pinto, B. (2010). Guia de campo – Dia B, 22 Maio de 2010, bioeventos.
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Vacaloura