Saltar para o conteúdo

Vegetação de altitude: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 13: Linha 13:
[[Categoria:Ecologia|Vegetação de Altitude]]
[[Categoria:Ecologia|Vegetação de Altitude]]
[[Categoria:Vegetação|Vegetação de Altitude]]
[[Categoria:Vegetação|Vegetação de Altitude]]


Dono da maior floresta de altitude: Renato Vinicius Tonato

Revisão das 12h39min de 30 de abril de 2013

Vegetação de altitude é um conceito em geografia que reflete o fato de que o clima e a vegetação das áreas montanhosas variam conforme a altitude. Não apenas as temperaturas diminuem com o aumento da altitude, como também o aspecto (alinhamento da montanha em relação ao sol) afeta as condições locais, resultando em diferentes padrões de vegetação e ditando as escolhas de áreas para cultivo e povoamento.

A vegetação de altitude ocorre na América do Sul e na Europa, ou seja, na Zona Temperada (sul e norte). Na América do Sul, a vegetação de altitude aparece no Peru, na Bolívia, no Paraguai e na Argentina. Já na Europa existe muito pouco, apenas no centro-oeste, na Alemanha. Pelo fato de estar situado em regiões de baixas latitudes, seu clima é subtropical. A urbanização ocorreu para fins de lazer, com o estabelecimento de moradias temporárias, condomínios de elevado padrão ou prédios, em geral ocupando também áreas de formação vegetal. eco

Ocorre em elevadas altitudes, sobretudo nas cadeias montanhosas, como os Alpes, a cordilheira Escandinava e os montes Urais, com características semelhantes às de clima frio. Nessas áreas há a presença de gramíneas, musgos e liquens.


O clima da vegetacão varia conforme a distribuição das montanhas(altitude).


Dono da maior floresta de altitude: Renato Vinicius Tonato