Escala de Inteligência Wechsler para Adultos
Escala de Inteligência Wechsler para Adultos (ou em inglês: Wechsler Adult Intelligence Scale ou WAIS) é um teste geral de inteligência (QI), publicado em fevereiro de 1955 como uma revisão do teste Wechsler-Bellevue (1939), uma bateria de testes que é composta dos subtestes Wechsler "adotados" dos testes do Exército (Yerkes, 1921). Weschler definiu inteligência como "a capacidade global de uma pessoa agir resolutamente, pensar racionalmente e se relacionar eficazmente com o seu ambiente".
O WAIS-III é um dos mais importantes testes para avaliação clínica de capacidade intelectual de adultos na faixa etária entre 16 e 89 anos. Embora apresente as características essenciais de seus predecessores, o WAIS-III fornece dados normativos atuais, tanto da amostra original americana como da brasileira, e também material e procedimentos de aplicação atualizados.
Segundo David Wechsler (1896–1981), a inteligência pode ser definida como uma construção multidimensional que pode se manifestar de diversas formas e revela a capacidade do indivíduo para agir deliberadamente, pensar racionalmente e lidar efetivamente com seu ambiente. Sendo simultaneamente uma característica global, ou do comportamento do indivíduo como um todo e também específica, pois é compostas de elementos ou capacidades qualitativamente distintas.[1]
Subtestes WAIS-III agrupados de acordo com os Índices
[editar | editar código-fonte]O WAIS-III oferece a possibilidade de se obter medidas para as seguintes Escalas e Índices:
- Fatoriais:
- QI Verbal
- QI de Execução
- QI Total
- Índice de Compreensão Verbal
- Índice de Organização Perceptual
- Índice de Memória Operacional
- Índice de Velocidade e amplitude de Processamento
Ver também
[editar | editar código-fonte]- Neuropsicologia
- Inteligências múltiplas
- Deficiência intelectual
- Matrizes Progressivas de Raven
- Escala de maturidade mental Colúmbia
Referências
- ↑ WECHSLER, David. WAIS-III: Escala de inteligência Wechsler para adultos: Manual Técnico. SP: Casa do Psicólogo, 2014 ISBN 978-85-7396-331-1 p.23–24