Wikipédia:Programa de Educação/Relatos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esta página agrega depoimentos de alguns professores que participam do Programa de Educação da Wikimedia Foundation no Brasil. Deseja compartilhar sua experiência? Entre em contato no email educacao arroba wikimedia.org e ficaremos felizes em registrar sua experiência. Deseja participar do programa? Escreva-nos.


Profa. Bianca Santana

Faculdade Cásper Líbero (Jornalismo)
POST NO BLOG

Bianca Santana é professora no curso de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, onde, conjuntamente com a também professora Michele Prazeres, buscou envolver os estudantes na estruturação do programa do curso, criando, com a colaboração deles, um ambiente significativo para a aprendizagem e um programa de curso que os mobilizasse. Como já conheciam o Wikiversidade, um dos projetos irmãos da Wikipédia, e inspiradas pelo registro que o professor Henrique Parra fez de seu curso na Unifesp, elas criara uma página para o curso. "Em um primeiro momento, a plataforma foi um ambiente de registro para as professoras. Quando os alunos perceberam que muitas dúvidas poderiam ser sanadas com as informações que estavam disponíveis nela; e que as aulas estavam disponíveis no espaço, passaram a consultar e a fazer sugestões e contribuições. (...) Tem sido muito interessante compartilhar os registros de aulas na plataforma e convidar os alunos, constantemente, à colaboração. Ao mesmo tempo, é um trabalho extremamente desafiador, posto que inova em um formato que exige tempo e dedicação das professoras fora da sala de aula para que de fato funcione. O resultado é gratificante, porque exercitamos o compartilhamento e a construção coletiva na prática, experimentando muitos dos tópicos trabalhados na disciplina."

Prof. Edivaldo Moura

Universidade Federal do Rio de Janeiro (Física)
POST NO BLOG

Edivaldo Moura Santos é professor na USP, mas à época em que iniciou a trabalhar como os projetos Wikimedia lecionava na UFRJ, onde era responsável pela disciplina de Eletromagnetismo. Edivaldo aderiu ao piloto do Programa Wikipédia no Ensino já no ano de 2012, e ficou feliz em ver seus alunos melhorarem as informações sobre Física disponíveis na Wikipédia em português. "Eu acredito que a experiência foi única", diz Edivaldo. "Não ter o tempo e as limitações do formato padrão das tarefas escritas dá a você muito mais possibilidades no processo avaliativo. Por exemplo, tendo que escrever um artigo enciclopédico, os estudantes precisam saber organizar e sistematizar ideias e conceitos. E, para ser capaz de cumprir o objetivo, os conceitos físicos precisam estar consolidados em suas cabeças. Eu tive discussões muito mais profundas com alguns estudantes durante esse semestre, até o ponto de eles realmente entenderem o que eles deveriam escrever, mais tarde, na Wikipédia".

Prof. Esequia Sauter

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Matemática)
[ POST NO BLOG]

Esequia Sauter é professor na UFRGS, onde leciona diversas disciplinas de matemática. Tem usado a Wikipédia com ferramenta de ensino nas disciplinas que ministra desde 2013. Já envolveu estudantes de engenharia e licenciatura em matemática no programa Wikipédia na Universidade. Segundo Sauter, "a plataforma da wikipédia proporciona um ambiente de aprendizagem muito dinâmico, onde o professor pode construir o conhecimento junto com o aluno e com o apoio de toda a comunidade lusófona. Existem várias vantagem nesse modelo de trabalho, entre elas, a coibição de plágios e violação de direitos autorais e a qualidade mínima da redação do verbete. Em geral, em um trabalho tradicional, o estudante se foca nos detalhes matemáticos e pouco com a qualidade da redação, enquanto na Wikipédia há uma preocupação que a informação seja legível por toda a comunidade."

Prof. Fábio Azevedo

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Matemática)
[ POST NO BLOG]

Fabio Azevedo é professor no Departamento de Matemática Pura e Aplicada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Editor da Wikipédia desde 2007, tem atuado no projeto educacional desde 2012 como embaixador e professor. Já usou a wikipédia em sala de aula em disciplinas da graduação dos cursos de engenharia envolvendo tópicos de calculo numérico, transformadas integrais e análise vetorial. Também utilizou o projeto Wikipédia na Universidade com estudantes de pós-graduação. A atividade é opcional para os estudantes e permite que melhorem seu conceito com o trabalho de criação e melhora de verbetes na Enciclopédia. "'Desenvolver a habilidade de buscar e produzir informação em meios digitais é um dos objetivos da atividade online"', diz. "'Produzir um texto que será publicado e será útil no futuro é muito mais motivante do que escrever um relatório que será lido pelo professor e descartado.'"

Profa. Iara Camargo

Faculdades Integradas Rio Branco (Design)
POST NO BLOG

Iara Camargo é professora nas Faculdades Integradas Rio Branco, onde ministra a disciplina de Design Editorial. Iara pediu a seus alunos aprimorar artigos sobre tópicos abordados no curso, fazendo com que eles pesquisassem e escrevessem verbetes que vão de designers famosos, como Bea Feitler, a conceitos como legibilidade e editoras como a Penguin Books. Iara até começou um verbete ela mesma, sobre design de livros. "Eu gosto de incorporar tarefas na Wikipédia em minha aula por essas razões", ela diz. "Primeiro, para estimular os estudantes a ler e escrever mais. Segundo, acredito que é bom porque eles estão realmente publicando algo, não é mais um trabalho que eles estão escrevendo apenas para fazer uma avaliação. Terceiro, eles têm que ser conscientes e criteriosos para escrever bem, porque um monte de pessoas podem usar isso no futuro". Seus alunos foram ainda responsáveis pela localização brasileira de uma brochura feita por LiAna Davis, então funcionária da Wikimedia Foundation, no intuito de auxiliar os professores sobre como usar a Wikipédia como uma ferramenta de ensino. O material pode ser baixado aqui.

Prof. Irandy Marcos da Cruz

Universidade Mackenzie (Gestão de Pessoas)
[ POST NO BLOG]

Irandy Marcos da Cruz é mestre em Administração formado pela USP e leciona disciplinas de Gestão de Pessoas na Universidade Mackenzie. Ele encontrou no programa Wikipédia na Universidade uma maneira de revestir de novo significado o trabalho realizado por seus alunos. “Muito da revolução da educação que temos presenciado nos últimos anos, vem do reposicionamento do aluno como um protagonista no processo de aprendizagem. Ou seja, mais do que receber os conteúdos e saberes oferecidos pelos professores, cabe ao aluno uma posição ativa de construção do conhecimento. Neste sentido, a possibilidade de uso da Wikipedia se apresenta como uma grande experiência, pois os alunos deixam de apenas consumir os recursos publicados previamente e se transformam em colaboradores ativos, trazendo um novo significado para o fruto de seus estudos, que passam a extrapolar as barreiras da sala de aula, se tornam públicos e útil para a sociedade.

Prof. João Alexandre Peschanski

Faculdade Cásper Líbero (Jornalismo)
POST NO BLOG

João Alexandre Peschanski é professor de Ciência Política no curso de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Começou a trabalhar a Wikipédia como ferramenta de aula no primeiro semestre de 2014, quando uma sequência de atividades relacionadas à enciclopédia e a seus projetos irmãos se tornou a principal avaliação da disciplina para os estudantes do terceiro ano de Jornalismo. A sequência de atividades teve entre seus objetivos contribuir com a qualidade dos verbetes relacionados à ditadura civil-militar no Brasil, iniciada em 1964, especificamente a dos escritos sobre mort@s e desaparecid@s no regime de exceção.

Profa. Juliana Bastos Marques

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (História)
POST NO BLOG 1 2

Juliana Bastos Marques é professora de História na Unirio. Já no ano de 2011 a professora ofereceu uma disciplina de graduação chamada "A História Romana na Wikipédia", sendo essa sua primeira experiência no ensino com a Wikipédia com o apoio do então incipiente Programa de Educação no Brasil. Juliana contou ainda com apoio sólido de embaixadores de campus, ou seja, de voluntários que se predispuseram a oferecer suporte e oficinas de edição aos alunos envolvidos no curso. A professora busca, ao utilizar a Wikipédia no contexto de sala de aula, oferecer uma visão mais aprofundada o que é a Wikipédia, suas limitações e as possibilidades de compartilhar o conhecimento, ao que ela chama "wiki-alfabetização".

Profa. Lina Nakata

Insper (Administração)
[ POST NO BLOG]

Lina Nakata é professora no Insper. Quando foi professora na UFU, onde ministrou as disciplinas de Gestão de Pessoas I e II e Liderança e Comportamento Organizacional, ao ver bons trabalhos de alunos sendo descartados após alguns meses de finalizados os cursos, em 2014 Lina entrou em contato com o usuário "Vitor Mazuco" para ajudá-la com os trabalhos na Wikipédia que faria com seus alunos. O embaixador promoveu palestras e oficinas na universidade e as discussões foram enriquecedoras, principalmente para quebrar preconceitos contra a Wikipédia, além de ter dado apoio à docente e aos estudantes durante todo o semestre. A proposta dos trabalhos era fazer com que os grupos de - seis a sete - alunos melhorassem os artigos com temas voltados a Gestão de Pessoas e que eles mesmos escolhiam. Ao final desse primeiro semestre, onze artigos foram melhorados, e alguns dos resultados foram muito bons. Em aula, os alunos apresentaram os trabalhos feitos e relataram sua experiência, que foi bem positiva, e também ressaltaram a importância de sua contribuição à página. Em 2015, essa empreitada foi repetida com a presença de Vitor Mazuco na universidade, e Lina com mais dois professores propuseram trabalhos envolvendo a Wikipédia. Espera-se que mais artigos sejam elaborados com boa qualidade, assim como mais pessoas estejam alavancando o movimento da Wikipédia no ensino.

Prof. Rafael Pezzi

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Física)
POST NO BLOG

Rafael Pezzi é professor na UFRGS, onde leciona física para estudantes de engenharia. Intrigado pela ideia do programa que apoia professores universitários no Brasil que demonstrem interesse em incorporar a edição de verbetes da Wikipédia, Rafael achou que poderia ser uma boa opção para a sua disciplina. "A Wikipédia torna explicito como o conhecimento é construído: um processo infinito e dinâmico, com opiniões confrontantes, em uma discussão vívida", ele diz. "Mesmo este processo sendo fundamental, ele é ignorado nas aulas comumente baseadas em leituras, onde o conhecimento é apenas entregue e é considerado como verdade absoluta". A experiência do professor Pezzi foi potencializada ainda pelo apoio de outro professor da UFRGS que também havia se envolvido nos projetos Wikimedia, Fabio Azevedo, formando assim uma experiência sólida do uso de wikis na Federal do Rio Grande Sul.

Prof. Renato P. dos Santos

Universidade Luterana do Brasil (Física)
[ POST NO BLOG]

Renato P. dos Santos é professor na ULBRA e há anos, vem utilizando a Wikipédia como recurso pedagógico em suas aulas na disciplina ‘História e Epistemologia da Física’, do curso de Licenciatura Plena em Física da Universidade Luterana do Brasil, Canoas, RS. Dentre as atividades da disciplina, em vez de meramente copiar e colar (download) o material existente já pronto na Internet, os alunos tiveram que acrescentar (upload) material novo à Wikipédia no verbete correspondente à vida e obra do cientista estudado. Além de a experiência ter sido entusiasticamente aprovada, essa utilização da Wikipédia proporcionou uma conscientização pós-positivista da Ciência como um processo humano, social e cooperativo de construção de conhecimento, de acordo com os objetivos da disciplina, uma vez que suas contribuições foram julgadas pelos editores e serão utilizadas pelos futuros usuários. Publicações sobre o trabalho:

Prof. Ruy de Queiroz

Universidade Federal de Pernambuco (Ciência da Computação)
POST NO BLOG

Ruy de Queiroz é professor na UFPE, onde ministra disciplinas ligadas ao curso de Ciências da Computação. Ruy percebeu que a Wikipédia em inglês possuía vasto material sobre lógica e teoria da computação, sua especialidade, mas o mesmo não acontecia com a Wikipédia em português. Ao invés de lamentar a situação, Ruy encorajou seus alunos a expandir o verbetes, mas ressaltando que a Wikipédia não pode e não deve substituir uma tarefa tradicional dos cursos, mas é uma forma de manter estudantes informados com material mais atualizado e explicações acessíveis sobre assuntos complexos. Ele chegou até mesmo a sugerir aos alunos que lessem verbetes específicos na Wikipédia durante dois cursos que ensinou em 2005 e 2006 na universidade de Stanford, nos Estados Unidos, pois eles eram um complemento perfeito à leitura tradicional dos livros-texto. O retorno que o professor Ruy tem recebido de alunos e professores têm sido positivo, e ele mal espera para continuar com o desenvolvimento dos verbetes da Wikipédia em português, para que possa ser um fonte de recursos educacionais tão boa quanto a Wikipédia em inglês.

Prof. Viktor Chagas

Universidade Federal Fluminense (Estudos de Mídia)
[ POST NO BLOG]

Viktor Chagas é professor na UFF, onde ministra a disciplina de "Introdução às Tecnologias da Comunicação". Em 2012, Viktor atendeu à chamada de propostas para o projeto Wikipédia na Universidade, do Programa Catalisador do Brasil, e no segundo semestre letivo iniciou uma série de atividades com os alunos, visando à construção de verbetes relacionados à própria disciplina e além. Ao longo do curso, que integra a grade de disciplinas obrigatórias de primeiro período do curso de Estudos de Mídia e é frequentemente assistido como disciplina eletiva por outros cursos como Jornalismo, Publicidade, Cinema, Arquivologia e Biblioteconomia, os alunos são convidados a produzirem, em grupos que variam entre quatro e seis membros, verbetes sobre a biografia de autores, suas obras, e a origem e desenvolvimento de conceitos relevantes para a área. Já foram mais de vinte verbetes escritos e reescritos por diferentes turmas, nos últimos quatro semestres. Os alunos são sempre convidados a escolherem os temas a partir de uma lista sugerida, mas eventualmente são eles mesmos que sugerem novos temas, a partir das discussões realizadas em aula.

Prof. Yuri Leite

Universidade Federal do Espírito Santo (Biologia)
POST NO BLOG

Yuri Leite é professor na UFES, onde ministra disciplinas ligadas ao curso de Biologia. A ideia de utilizar os projetos Wikimedia no âmbito da sala de aula ocorreu quando estava coordenando um seminário universitário sobre o livro de Charles Darwin, "A Origem das Espécies". Todas as semanas, a turma discutia um capítulo do livro e, melhorava o artigo na Wikipédia em português sobre o livro de Darwin, à medida que avançava. Antes da classe do Yuri ter começado o trabalho, o artigo era o que se conhece por um esboço — um artigo curto, sem muito conteúdo. Próximo do final, a sua turma tinha transformado o artigo, com extensas descrições de cada capítulo. "Acho que é uma perda de tempo, energia, conhecimento e muitas vezes papel, ter trabalhos escritos por excelentes estudantes de graduação ou de pós-graduação, que serão lidos apenas pelo professor e às vezes um monitor, e, que eventualmente acabarão no lixo", diz Yuri.