Wikipédia:Tradução/Como solicitar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em Wikipédia:Tradução, às vezes é difícil saber o que fazer e onde fazer. Para isso, criamos o guia de edição, onde o usuário que não está acostumado às regras do projeto possam saber o que fazer. Abaixo estão pequenas dicas do que fazer quando quiser pedir uma tradução, uma categoria de tradutores etc.

Para pedidos de tradução e mudanças de páginas[editar código-fonte]

Sabe-se que quando uma tradução é levada a um nível mais elevado, ela passa a ficar em outra página e não em pedidos do mês. Quando uma tradução é levada a um outro nível, como exemplo o estágio 2, deve ser retirada dos pedidos do mês. Temos duas situações sobre o estágio 1:

  • Quando é levado a outro nível, {{Wikipedia:Tradução/Nome do artigo em tradução}} tem que ser tirado de pedidos do mês e colocado em traduções em progresso.
  • Quando o mês acaba e o pedido ainda não foi aceito e começou a ser traduzido, não se deve mexer a página de informação para os pedidos de tradução do mês seguinte: ele deve permanecer, por exemplo, em Junho até passar para o estágio 2, quando aí sim deve ser transferido para traduções em progresso.

Assim como o estágio 1, as mesmas coisas ocorrem com o 2 e 3, ou seja, se forem mudados de estágio ou permanecerem no mesmo até o fim do mês. Quando a tradução fica completa, a caixa de informação vai passar para traduções completas do mês e está tudo pronto. Não é nada difícil, só requer um pouco de atenção. Após chegar ao último estágio e for transferido para a página apropriada, não será mais necessário mexer em nada na caixa, pois ela estará arquivada e só será necessária para ver como foi a tradução.

Quanto a categorias[editar código-fonte]

Com as userboxes {{Wikipedia:Userbox/Wikitradutor}} E {{Wikipedia:Userbox/Revisor}}, fica mais fácil achar tradutores de uma certa língua, mas algumas vezes, quando o usuário adiciona essa userbox à sua página, a categoria !Tradutores (Língua escolhida)-Português não existe. Isso pode ocorrer por causa de três problemas:

  • O usuário escreveu o nome da língua escolhida começando com letra minúscula, o que não deve ser feito e deve ser corrigido (Ex: japonês em vez de Japonês)
  • O usuário usou outra forma de escrever a língua ao invés da já usada e existente na Wikipédia (por exemplo: Polonês ao invés de Polaco, Checo ao invés de Tcheco). Nesse caso, o usuário deve procurar em Categoria:!Wikitradutores, que já foi adicionada na página dele, se já existe a língua que ele procura, embora escrita de outra forma.
  • Mesmo assim, se ele não achá-la, é porque ela realmente não existe e deve ser criada. Para criar, é só clicar no link vermelho no fim da página e usuário e editá-la, adicionando apenas o texto {{Wikipedia:Tradução/Menu}}[[Categoria:!Wikitradutores]] e pronto.

Caso haja mais dúvidas sobre como editar aqui em Wikipédia:Tradução, deixe uma mensagem na discussão desta página com a sua dúvida.