Zumba (dança)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre uma dança latina. Para o músico brasileiro, veja Zumba. Para a cratera em Marte, veja Zumba (cratera).
Aula de fitness em ritmo de Zumba

Zumba é um programa de fitness inspirado principalmente pela dança latina[1] criado na Colômbia pelo coreógrafo Beto Pérez[2], na década de 1990. O programa foi implementado em mais de 150 países[3].

O zumba mescla movimentos de danças latinas como o samba, salsa, merengue, mambo e reggaeton, ou mesmo outros estilos como hip hop e dança do ventre [4] com exercícios próprios do treino cardiovascular [1] e, por este motivo, é muito utilizado em academias, promovendo o condicionamento físico de um modo geral[5].

Empresa[editar | editar código-fonte]

Em 2006, Alberto Pérez (conhecido como Beto Pérez),[carece de fontes?] fundou a empresa Zumba Fitness LLC para licenciar academias e instrutores e produzir vídeos para promover a dança no mercado de physical fitness. Com o tempo, a empresa lançou uma linha própria de moda e afins[6][7].

Referências

  1. a b «Zumba e treino cardiovascular». Holmes Place. Consultado em 12 de agosto 2016 
  2. Zumba - a dança que emagrece Tribuna do Paraná [ligação inativa]
  3. Beto Perez: “A Zumba tornou-se numa filosofia de vida porque a vida é uma celebração” life&stylebem-estar
  4. «Fitness Guinea Pig: Zumba». Brides (em inglês). Consultado em 12 de agosto 2016. Arquivado do original em 23 de janeiro de 2013  |acessodata= e |acesso= redundantes (ajuda)
  5. Zumba - exercício físico Arquivado em 15 de julho de 2014, no Wayback Machine. UOL
  6. Zumba Fitness, LLC BBC.org
  7. Zumba Fitness: a aula mistura dança e ginástica, elimina centenas de calorias e turbina a saúde, o humor e a disposição Jornal Extra
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Zumba (dança)
Ícone de esboço Este artigo sobre dança é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.