Eufônico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Eufônico (1843) pela empresa britânica F. Beale & Co.

Eufônico é um instrumento de cordas e teclado, semelhante ao piano, com cordas de harpa.

A característica distintiva do eufônico é a presença de uma armação metálica da harpa, que se projeta à esquerda, de tal forma que as cordas médias e graves são vistas exteriormente, como na claviarpa.[1] Ele também tem um encordamento incomum e modalidades de afinação, e um dos primeiros exemplos da ação suspensa. Ao invés de uma única caixa de ressonância, ele tem três que imitam a aparência do violoncelo (por trás das cordas graves), viola (atrás das cordas médias) e violino (atrás do cordas agudas).[2]

Embora o eufônico seja semelhante a uma claviarpa aparentemente, a execução deste instrumento é diferente desta: faz tocar as cordas com martelos, em vez de tangí-las, como num cravo.

O eufônico foi inventado por John Stewart, em Londres, em 1841 (patente no. 9023, concedido em 1841) e fabricados por Frederick Beale and Company. Ele nunca foi popular, mas uma série de exemplos existem em bom estado em coleções em museus.

Referências

  1. Kenneth Mobbs, "Euphonicon". Robert Palmieri, ed. The Piano: An encyclopedia (Encyclopedia of Keyboard Instruments), 2nd edition. Routledge, August 11, 2003. ISBN 0415937965.
  2. "Euphonicon". David Crombie. Piano: A photographic history of the world's most celebrated instrument. Backbeat Books, September 1995. ISBN 0879303727.
Ícone de esboço Este artigo sobre instrumento musical é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.