Portal:Lusofonia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Portal Lusofonia


Portal Lusofonia
Portal Lusofonia
Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com a lusofonia.


 ver · editar Bem-vindo(a) ao Portal da Lusofonia!


Mapa dos países lusófonos.Português europeuPortuguês europeuPortuguês europeuPortuguês de AngolaPortuguês brasileiroPortuguês cabo-verdianoPortuguês da Guiné EquatorialPortuguês da Guiné-BissauPortuguês de MacauPortuguês de MoçambiquePortuguês de São Tomé e PríncipePortuguês de Timor-Leste
Esta imagem contém hiperligações
Esta imagem contém hiperligações
Países que têm o português como língua oficial. Clique no mapa para ver o artigo sobre a variante falada nesse país ou território.vde

Lusofonia é a comunidade formada por todos os povos e as nações que partilham a língua e cultura portuguesas como Angola, Brasil, Cabo Verde, Galiza, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Goa, Damão e Diu e por diversas pessoas e comunidades em todo o mundo. O Dia da Cultura Lusófona é comemorado a 5 de maio, dia esse dedicado à língua, cultura e expressão portuguesa e o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas celebra a data de 10 de junho de 1580, data da morte de Camões, sendo também este o dia dedicado ao Santo Anjo da Guarda de Portugal.

 ver · editar Artigo destacado aleatório


Bandeira de Moçambique.
Bandeira de Moçambique.
Localização.
Localização.

Moçambique, oficialmente República de Moçambique, é um país da costa oriental da África Austral, limitado a norte pela Zâmbia, Maláui e Tanzânia, a leste pelo canal de Moçambique e pelo oceano Índico, a sul e oeste pela África do Sul e a oeste pela Suazilândia e pelo Zimbabué.

Moçambique era uma antiga província ultramarina portuguesa. Foi colonizado a partir do século XVI. Aqui existiram diversos reinos bantos, o mais conhecido dos quais, o Império Monomotapa. Moçambique alcançou a independência a 25 de junho de 1975, sendo instituído um regime socialista de partido único. Entre 1976 e 1992, Moçambique foi fustigado por uma guerra civil que causou cerca de novecentos mil mortos e feridos.

O país tem um enorme potencial agrícola, no entanto o seu aproveitamento é grandemente limitado pela proliferação das minas terrestres não desativadas. As praias paradisíacas e zonas propícias ao mergulho nos seus mais de dois mil quilómetros de litoral, bem como os parques nacionais e reservas naturais no interior do país, têm vindo a ser aproveitados para o turismo. Moçambique é uma república presidencialista multipartidária desde 1994. A capital e maior cidade é Maputo, antigamente Lourenço Marques até 1976.

Moçambique conta com cerca de quatro dezenas de línguas nacionais, entre as quais o macua e o tsonga. O português, único idioma oficial, é usado por 40% dos moçambicanos, mas apenas 6,5% o tem como língua materna.

 ver · editar Você sabia?


  • … o português é conhecido como a língua de Camões, em homenagem a uma das mais conhecidas figuras literárias de Portugal, Luís Vaz de Camões?
  • São Paulo é a cidade com o maior número de falantes de português em todo o mundo?


 ver · editar Colabore


Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a lusofonia na Wikipédia em português! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração:


 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Categorias
 ver · editar Imagem destacada
 ver · editar Wikimedia


Lusofonia no Commons Lusofonia no Commons
Imagens e mídia
Lusofonia no Wikcionário Lusofonia no Wikcionário
Definições
Lusofonia no Wikilivros Lusofonia no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Lusofonia no Wikinotícias Lusofonia no Wikinotícias
Notícias
Lusofonia no Wikiquote Lusofonia no Wikiquote
Citações
Lusofonia no Wikisource Lusofonia no Wikisource
Biblioteca
Lusofonia na Wikiversidade Lusofonia na Wikiversidade
Recursos de aprendizado


 ver · editar Portais relacionados


Portais relacionados à Lusofonia

Angola

Brasil

Cabo Verde

Galiza

Goa

Guiné-Bissau

Guiné Equatorial

Macau

Moçambique

Portugal

São Tomé e Príncipe

Timor-Leste

Cultura

Geografia

Linguística