Saltar para o conteúdo

Ioiô: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
ioio coco
GOE (discussão | contribs)
m Revertidas a edição de 189.78.12.143 (2k)
Linha 1: Linha 1:
{{minidesambig|Ioiô da Professora|João Siqueira Santos}}


[[Image:yo-yo.png|thumb|240px|Imagem de um ioiô dos 60's.]]
é uma brincadeira de por o ioio no cu.e então poim na boca.............
'''Ioiô''' é um dos [[brinquedos]] mais antigos que existe. É constituído de dois discos, geralmente de [[plástico]], mas podendo ser também de [[madeira]] ou [[metal]], unidos no centro por um eixo no qual prende-se uma corda. Deixando-se cair o ioiô, de certo modo ele sobe com o impulso, e a corda se enrola; deverá outra vez cair e subir, sucessivamente, até que termine o impulso inicial.

A história desse brinquedo é bem antiga e misteriosa. Não se sabe bem ao certo onde nasceu o ioiô, sendo cogitados como prováveis "berços" a [[Grécia]], a [[China]] ou as [[Filipinas]]. Alguns ioiôs antigos foram encontrados na [[Grécia]], datados de 2500 anos, utilizando blocos de [[barro]] ao invés dos discos. Nas [[Filipinas]], os nativos utilizavam o ioiô como [[arma]] e instrumento de [[Caçada|caça]], sendo colocadas duas pedras no lugar dos discos e uma corda de até seis [[metros]].

O ioiô, tal como conhecemos atualmente, surgiu nas [[Filipinas]], onde é um [[brinquedo]] muito popular entre as crianças. A palavra "ioiô" vem do filipino, e quer dizer "volte aqui".

== Instruções básicas para jogar ==

Para usar, o jogador coloca seu dedo dentro do laço no fim da corda e agarra o ioiô. Então o jogador arremessa-o para baixo em um movimento leve e suave. Quando alcançar o fim da corda, o ioiô pode ser posto a "dormir", onde o eixo do ioiô fica rodando dentro do ''loop'' da corda dando a impressão de que ficou parado e não voltou. Enquanto o corpo do ioiô gira, um efeito giroscópico acontece, estabilizando o ioiô no seu eixo e permitindo um tempo para realizar um número de movimentos. Para retorná-lo à mão do jogador, basta dar um puxão com o pulso (e não com o braço), fazendo com que a corda se enrole completamente no eixo.

Em geral, qualquer movimento ou combinação de movimentos que resultam no retorno do ioiô à mão do jogador é considerado uma manobra, embora isso não seja um padrão absoluto.

=={{Ligações externas}}==

* [http://www.ioiobrasil.org Página da Associação Brasileira de Ioiô]
* [http://www.worldyoyocontest.com Página do campeonato mundial de ioiô]


[[Categoria:Brinquedos]]

[[ar:يويو]]
[[bg:Йо-йо]]
[[ca:Io-io]]
[[cs:Jojo]]
[[da:Yoyo]]
[[de:Yo-Yo]]
[[en:Yo-yo]]
[[eo:Jojo]]
[[es:Yo-yo]]
[[fi:Jojo]]
[[fr:Yo-yo]]
[[gl:Ioió]]
[[he:יו-יו]]
[[hr:Yo-yo]]
[[hu:Jojó]]
[[id:Yo-yo]]
[[it:Yo-yo]]
[[ja:ヨーヨー]]
[[ko:요요]]
[[lt:Jojo]]
[[ms:Yo-yo]]
[[nl:Jojo (speelgoed)]]
[[nn:Jojo]]
[[no:Jojo]]
[[pl:Jojo (zabawka)]]
[[ro:Yo-yo]]
[[ru:Йо-йо]]
[[sv:Jojo]]
[[tr:Yoyo]]
[[ur:یو یو]]
[[zh:溜溜球]]

Revisão das 23h42min de 2 de junho de 2008

 Nota: Se procura Ioiô da Professora, veja João Siqueira Santos.
Imagem de um ioiô dos 60's.

Ioiô é um dos brinquedos mais antigos que existe. É constituído de dois discos, geralmente de plástico, mas podendo ser também de madeira ou metal, unidos no centro por um eixo no qual prende-se uma corda. Deixando-se cair o ioiô, de certo modo ele sobe com o impulso, e a corda se enrola; deverá outra vez cair e subir, sucessivamente, até que termine o impulso inicial.

A história desse brinquedo é bem antiga e misteriosa. Não se sabe bem ao certo onde nasceu o ioiô, sendo cogitados como prováveis "berços" a Grécia, a China ou as Filipinas. Alguns ioiôs antigos foram encontrados na Grécia, datados de 2500 anos, utilizando blocos de barro ao invés dos discos. Nas Filipinas, os nativos utilizavam o ioiô como arma e instrumento de caça, sendo colocadas duas pedras no lugar dos discos e uma corda de até seis metros.

O ioiô, tal como conhecemos atualmente, surgiu nas Filipinas, onde é um brinquedo muito popular entre as crianças. A palavra "ioiô" vem do filipino, e quer dizer "volte aqui".

Instruções básicas para jogar

Para usar, o jogador coloca seu dedo dentro do laço no fim da corda e agarra o ioiô. Então o jogador arremessa-o para baixo em um movimento leve e suave. Quando alcançar o fim da corda, o ioiô pode ser posto a "dormir", onde o eixo do ioiô fica rodando dentro do loop da corda dando a impressão de que ficou parado e não voltou. Enquanto o corpo do ioiô gira, um efeito giroscópico acontece, estabilizando o ioiô no seu eixo e permitindo um tempo para realizar um número de movimentos. Para retorná-lo à mão do jogador, basta dar um puxão com o pulso (e não com o braço), fazendo com que a corda se enrole completamente no eixo.

Em geral, qualquer movimento ou combinação de movimentos que resultam no retorno do ioiô à mão do jogador é considerado uma manobra, embora isso não seja um padrão absoluto.

Ligações externas