Saltar para o conteúdo

Parotidite epidémica: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
GOE (discussão | contribs)
m Revertidas a edição de 200.226.68.87 (2k)
Linha 1: Linha 1:
{{Sem-fontes}}
Parotidite infecciosa
{{Variante-português|Papeira|Caxumba}}
{{Info/Doença |
Nome = Parotidite infecciosa |
CID10 = {{CID10|B|26||b|25}} |
CID9 = {{CID9|072}} |
CIDO = |
Imagem = |
Legenda = |
OMIM = |
MedlinePlus = 001557 |
eMedicineSubj = emerg |
eMedicineTopic = 324 |
DiseasesDB = 8449 |
}}
A '''parotidite infecciosa''', popularmente conhecida como {{PEPB|papeira|caxumba}}, é uma [[doença]] de transmissão respiratória, causada pelo vírus da parotidite infecciosa. É uma doença da infância geralmente inócua, mas pode causar alguns problemas no adulto.


==Vírus da Parotidite==
A parotidite infecciosa,popularmente conhecida como papeira ou caxumba,é uma doença de transmissão respiratória,causada pelo vírus da parotidite infecciosa.É uma doença da infância geralmente inócia,mas pode causar alguns problemas no adulto.
*Grupo: Grupo V ((-)ssRNA)
*Ordem: Mononegavirales
*Familia: Paramyxoviridae
*Gênero: Rubulavirus
*Espécie: Virus da parotidite

É um vírus da família dos paramixovirus, parente do vírus do [[sarampo]]. O seu [[genoma]] é de [[RNA]] simples, de sentido negativo (a cópia é que serve de mRNA para síntese proteica. É envelopado, pleomorfico variando de 100-600nm, e de formato esférico, muitas vezes filamentoso. O envelope contém as proteínas hemaglutinina e neuraminidas, que pariticipam das reações imunológicas, sendo antígenos virais.


Fonte: Trabulsi, Microbiologia, 4ª edição

==Epidemiologia==
É altamente infeccioso. Os vírus são transmitidos por gotas de [[espirro]]s, [[tosse]], respiração em ambiente fechado ou por contato direto. O virus pode continuar a ser transmitido 2 meses após a infecção.

==Progressão e sintomas==
A parotidite infecciosa é uma enfermidade contagiosa aguda caracterizada por um aumento não supurativo de uma ou ambas glândulas salivares [[parótida]]s, e também as outras glândulas salivares, sendo outros órgãos também acometidos. O período de incubação é de 12 a 24 dias.

O vírus penetra pela boca e vai até à glândula parótida ([[canal de Stenon]]) onde se dá a multiplicação primária, viremia e localização nos [[testículo]]s, [[ovário]]s, [[pâncrea]]s, [[tireóide]], [[cérebro]], [[próstata]], [[fígado]], [[baço]] e [[timo]]. A multiplicação também se pode dar no [[epitélio]] superficial respiratório, viremia e localização nas [[glândulas salivares]] e outros órgãos.

Os sintomas são inchaço das parótidas (dos lados da face junto às orelhas) com [[dor]], febre, dores de cabeça, garganta inflamada e dores de [[testículo]] em 20% dos casos. Um terço das infecções pelos vírus da caxumba são assintomáticos.
Ocasionalmente em adultos ou adolescentes, mas raramente em crianças, quando tratada de forma equivocada ou displicente, pode comprometer o sistema nervoso central ([[meningoencefalite]]) e [[testículo]]s (orqui-epididimite), raramente resultando em [[surdez]] e [[esterilidade]]. A esterilidade só ocorre em individuos do sexo masculino durante ou após a puberdade e nunca em crianças.
Transmissão, Os vírus são transmitidos por gotas de espirros,tosse,respiração em ambiente fechado ou por contato direto.Os vírus pode continuar a ser transmitido a 2 meses após a infecção.

A imunidade após resolução é para toda a vida. A mortalidade é baixa e principalmente em adultos.

==Diagnóstico e tratamento==
O diagnóstico é pela detecção de anticorpos específicos contra o virus, ou por imunofluorescência.{{carece de fontes}}

É usada uma vacina viva atenuada que previne eficazmente a parotidite.

O tempo de repouso recomendado é de três semanas.{{carece de fontes}}


[[Categoria:Inflamações]]
Tratamento, É usada uma vacina viva atenuada que previne eficazmente a parotidite.
[[Categoria:Doenças infecciosas]]
O tempo de repouso é três semanas


[[de:Mumps]]
Como evitar a parotidite, A melhor maneira de evitar a parotidite é através da vacinação aos 15 meses de vida.Caso uma pessoa seja afetada,ela não deve comparecer á escola ou ao trabalho durante nove dias após ao ínicio da doença.É preciso,ainda,desinfectar os objetos contaminados com secreções do nariz,da boca e da garganta do enfermo.
[[en:Mumps]]
17:28 Autora thatiani Rondoni Evaristo
[[es:Parotiditis]]
[[id:Beguk]]
[[it:Parotite epidemica]]
[[ja:流行性耳下腺炎]]
[[nl:Bof]]
[[pl:Nagminne zapalenie przyusznic]]
[[sv:Parotit]]

Revisão das 20h28min de 9 de agosto de 2008


Parotidite infecciosa
Especialidade infecciologia, pediatria
Classificação e recursos externos
CID-10 B26
CID-9 072
CID-11 1208294714
DiseasesDB 8449
MedlinePlus 001557
eMedicine emerg/324
MeSH D009107
A Wikipédia não é um consultório médico. Leia o aviso médico 

A parotidite infecciosa, popularmente conhecida como papeira (português europeu) ou caxumba (português brasileiro), é uma doença de transmissão respiratória, causada pelo vírus da parotidite infecciosa. É uma doença da infância geralmente inócua, mas pode causar alguns problemas no adulto.

Vírus da Parotidite

  • Grupo: Grupo V ((-)ssRNA)
  • Ordem: Mononegavirales
  • Familia: Paramyxoviridae
  • Gênero: Rubulavirus
  • Espécie: Virus da parotidite

É um vírus da família dos paramixovirus, parente do vírus do sarampo. O seu genoma é de RNA simples, de sentido negativo (a cópia é que serve de mRNA para síntese proteica. É envelopado, pleomorfico variando de 100-600nm, e de formato esférico, muitas vezes filamentoso. O envelope contém as proteínas hemaglutinina e neuraminidas, que pariticipam das reações imunológicas, sendo antígenos virais.


Fonte: Trabulsi, Microbiologia, 4ª edição

Epidemiologia

É altamente infeccioso. Os vírus são transmitidos por gotas de espirros, tosse, respiração em ambiente fechado ou por contato direto. O virus pode continuar a ser transmitido 2 meses após a infecção.

Progressão e sintomas

A parotidite infecciosa é uma enfermidade contagiosa aguda caracterizada por um aumento não supurativo de uma ou ambas glândulas salivares parótidas, e também as outras glândulas salivares, sendo outros órgãos também acometidos. O período de incubação é de 12 a 24 dias.

O vírus penetra pela boca e vai até à glândula parótida (canal de Stenon) onde se dá a multiplicação primária, viremia e localização nos testículos, ovários, pâncreas, tireóide, cérebro, próstata, fígado, baço e timo. A multiplicação também se pode dar no epitélio superficial respiratório, viremia e localização nas glândulas salivares e outros órgãos.

Os sintomas são inchaço das parótidas (dos lados da face junto às orelhas) com dor, febre, dores de cabeça, garganta inflamada e dores de testículo em 20% dos casos. Um terço das infecções pelos vírus da caxumba são assintomáticos.

Ocasionalmente em adultos ou adolescentes, mas raramente em crianças, quando tratada de forma equivocada ou displicente, pode comprometer o sistema nervoso central (meningoencefalite) e testículos (orqui-epididimite), raramente resultando em surdez e esterilidade. A esterilidade só ocorre em individuos do sexo masculino durante ou após a puberdade e nunca em crianças.

A imunidade após resolução é para toda a vida. A mortalidade é baixa e principalmente em adultos.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é pela detecção de anticorpos específicos contra o virus, ou por imunofluorescência.[carece de fontes?]

É usada uma vacina viva atenuada que previne eficazmente a parotidite.

O tempo de repouso recomendado é de três semanas.[carece de fontes?]