Saltar para o conteúdo

Marca-passo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
GOE (discussão | contribs)
m Revertidas a edição de 200.193.109.63 (2k)
Linha 1: Linha 1:
[[Imagem:Pacemaker_GuidantMeridianSR.jpg|thumb|Um marcapasso.]]
o marcapasso após algumas recargas (aprox. 4 a 10 anos) é substituido por outro aparelho, sendo assim evitando preocupações com o descarregamento da pilha.
'''Marcapasso''' é um dispositivo de aplicação [[médico|médica]] que tem o objetivo de regular os batimentos [[coração|cardíacos]]. Isto é conseguido através de um estímulo [[eletricidade|elétrico]] emitido pelo dispositivo quando o número de batimentos em um certo intervalo de tempo está abaixo do normal, por algum problema na condução do estímulo natural do coração pelo seus tecidos antes de atingir os [[Ventrículo (coração)|ventrículo]]s.

Os primeiros aparelhos marcapasso eram externos e de certa forma perigosos pois poderiam potencialmente eletrocutar seu portador. Atualmente o tamanho do aparelho foi reduzido e pode ser implantado no corpo do paciente pois é selado hermeticamente numa cápsula de metal e possui [[pilha]]s recarregáveis através de terminais externos.

Sua cápsula externa em geral é feita de [[titânio]] por ser um material fisiologicamente inerte, o que reduz o risco de rejeição pelo [[sistema imunológico]].

{{esboço-medicina}}

[[Categoria:Cardiologia]]
[[categoria:arritmias cardíacas]]

[[da:Kunstig pacemaker]]
[[de:Herzschrittmacher]]
[[en:Artificial pacemaker]]
[[es:Marcapasos]]
[[fi:Sydämentahdistin]]
[[fr:Stimulateur cardiaque]]
[[he:קוצב לב]]
[[it:Pacemaker]]
[[ja:心臓ペースメーカー]]
[[nl:Pacemaker]]
[[nn:Pacemaker]]
[[no:Pacemaker]]
[[pl:Stała elektrostymulacja serca]]
[[ru:Электрокардиостимулятор]]
[[sk:Kardiostimulátor]]
[[sv:Pacemaker]]
[[tr:Kalp pili]]

Revisão das 16h12min de 17 de agosto de 2008

Um marcapasso.

Marcapasso é um dispositivo de aplicação médica que tem o objetivo de regular os batimentos cardíacos. Isto é conseguido através de um estímulo elétrico emitido pelo dispositivo quando o número de batimentos em um certo intervalo de tempo está abaixo do normal, por algum problema na condução do estímulo natural do coração pelo seus tecidos antes de atingir os ventrículos.

Os primeiros aparelhos marcapasso eram externos e de certa forma perigosos pois poderiam potencialmente eletrocutar seu portador. Atualmente o tamanho do aparelho foi reduzido e pode ser implantado no corpo do paciente pois é selado hermeticamente numa cápsula de metal e possui pilhas recarregáveis através de terminais externos.

Sua cápsula externa em geral é feita de titânio por ser um material fisiologicamente inerte, o que reduz o risco de rejeição pelo sistema imunológico.

Ícone de esboço Este artigo sobre medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.