Saltar para o conteúdo

Heelflip: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
OSoria (discussão | contribs)
GOE (discussão | contribs)
m Revertidas a edição de OSoria (bl)
Linha 1: Linha 1:
{{fusão|Skate}}
'''Hellflip'''


'''Heelflip''' é uma manobra em que se chuta o lado direito do [[nail]] e o [[skate]] faiz um 360º para o lado.
Uma das muitas manobras inventadas por Rodney Mullen, que da inicio a muitas outras manobras importantes.
Na teoria o skate vai sair do chão e dar um giro inteiro (ou mais de um) para o lado (para frente do skater).


{{esboço|desporto}}
----

== O que é um Hellflip ==

A teoria do hellflip: hellflip, o skate vai sair do chão e dar um giro inteiro para frente do skater.
Agora como fazer isso já é bem diferente, mas se você precissa de um ajuda, aqui vai um tutorial que vai ser uma mão na roda, (ou um pe, hehehe, :P).



== Como fazer um Hellflip em 10 passos básicos. ==

1° Para você efetuar um hellflip você deve conhecer a manobra Ollie, que nada mais é do que um "pulo" com o skate, onde ambos devem sair do chão.


== Passo a Passo ==

=== Passo 1 – O Posicionamento do pé frontal ===

Posicione seu pe frontal entre o meio do skate e o truck frontal do skate, ou seja, a 3/4 do total do skate, se você for fazer uma manobra mais alta pode colocar o pe um pouco mais para o meio do skate.


=== Passo 2 – O posicionamento do pé traseiro ===

Posicione seu pe traseiro na rabeta traseira do skate, bem naquela região onde ele começa a fazer a curva, de modo que, 3/4 do seu pe fiquem na rabeta e 1/4 fique na "parte reta" do skate.


=== Passo 3 – Preparação para saltar ===

Flexione bem os joelhos e prepare-se para saltar do skate, o quanto você vai flexinoar os joelhos (se agachar) depende muito de quanto alto você quer pular.


=== Passo 4 – O salto ===

Salte do skate e quando você saltar você deve ir subindo o pe frontal e ao mesmo tempo pisar com o pe traseiro na rabeta do skate para que ele suba.

OBS: Esta é uma das partes mais difíceis da manobra, porque ao mesmo tempo em que você pisa na rabeta para o skate subir você tem que pular e ainda por cima tirar o peso do pe da frente para que o skate suba, tudo isso sem perder a sua base, ou seja, sem tirar o corpo do centro do skate.


=== Passo 5 – Trazendo o skate para cima ===

Assim que você pular e retirar o peso do pe frontal (subir ele junto com o skate), o skate ainda não vai ter subido, para que ele suba você tem que tirar o peso do pe traseiro agora, mais ou menos como no pe da frente, ou seja, você vai levantar o seu pe de traz agora, porem, só isso não basta para o skate subir (ate basta, mas não para ele subir corretamente para efetuar um hellflip), ao mesmo tempo em que você levanta o pe de traz, você tem q raspar o pe da frente em direção a "nose" do skate e ao mesmo tempo para cima (para frente do skate), isso vai fazer com que o skate suba, ou seja, você vai dar um chute para frente e para cima ao mesmo tempo (na diagonal).


=== Passo 6 – Fazer o skate girar ===

Depois de tirar o peso do pe de traz e fazer o skate subir chutando com o pe da frente, falta a parte mais importante, que realmente caracteriza um hellflip, quando você chutar o skate com o pe da frente na diagonal (para frente e para cima), você vai chegar ate a altura desejada da manobra e chutar para frente, ou seja, chuta para cima na diagonal, para o pe no ar e chuta para frente fazendo com que o skate gire e seu pe saia de cima do skate, só que para o skate girar você não pode estar chutando para cima, você tem q chutar ele reto (na horizontal) para frente.


=== Passo 7 – O giro ===

Agora vem a parte que se você errar você pode cair, mas pode ficar tranqüilo que do chão você não passa =], e se você quer andar de skate e não quer cair nem um tombo ou se arriscar um pouco, pode desistir do skate que ele não é pra você, depois de chutar o skate para frente você vai ficar com o pe fora do skate, um pouco para frente, e esperar ele girar completamente para só depois voltar com o pe para cima do skate, fica mais fácil se você chutar o skate e ir acompanhando o giro do skate com o pe fora dele, quando ele estiver a 3/4 de completar o giro você puxa o pe para traz novamente e encaixa o pe traseiro no skate.


=== Passo 8 – A base correta ===

Esse passo é mais uma forma correta de executar o passo 7, porque quando você encaixar os dois pés no skate você tem q saber aonde esta colocando os pés no skate, para que sua aterisagem seja boa e o skate não escape de baixo de você. Para fazer isso você deve posicionar o se pe frontal em qualquer lugar entre o meio do skate e o truck da frente (de preferência no meio dos dois), e o pe traseiro qualquer lugar entre o truck de traz e a 3/4 da tail (rabeta do skate), e sempre cuidando para que os pés estejam alinhados de forma que você ganhe mais equilíbrio e controle quando caia. Mas isso não quer dizer que se você não colocar os pés exatamente nessas posições você vai cair e se estabacar no chão, este é apenas um jeito um pouco simplificado, pra quem esta começando pegar um rumo de como se faz, ter uma idéia de como é que funciona, mas agora se você consegue cair do hellflip de lado com apenas um pe e ainda fazendo um manual foot, que ótimo, lembre que a criatividade da manobra é o que o diferencia dos outros skaters. =]


=== Passo 9 – A queda ===

Depois de encaixar os pés no skate você se prepara para cair, ou seja, encaixa bem os pés no skate e flexiona as duas pernas de leve, para que quando caia no chão você as flexione bem e em seguida volte a ficar em pe, ou seja, você agachar um pouquinho no ar, quando cair no chão você vai agachar mais um pouco (depende muito da altura que você pulou), e em seguida se levantar. Parece difícil né, mas veja bem, depois de posicionar os pés, pular, trazer o skate para cima, fazer o skate girar, esperar ele completar o giro, encaixar o skate e ainda por cima na base correta, esta parece ser a menos difícil, você simplesmente tem que cair, mas não só cair, tem que cair como um skater, ou seja, com estilo, porque a verdadeira essência para se acertar uma manobra difícil é saber cair sem machucar, fazendo aquela queda parecer um simples errinho.


=== Passo 10 – O mais importante!!! ===

Este é o passo mais importante!!! Depois de fazer todos os passos anteriores você tem fazer uma comemoração! Principalmente se este é um de seus primeiros hellflips, porque esta manobra lhe abre as portas para muitas outras manobras importantes.





== Variações da manobra ==

A partir de um Hellflip você pode começar a fazer inúmeras outras manobras, que nada mais são que uma variação da própria manobra, fazendo com que ela fique mais difícil e ao mesmo tempo mais interessante, você também pode ligar mais de uma manobra transformando-a em uma nova manobra, como é o caso do Pop Shove-it + Hellflip, que acaba virando um varial hellflip.

Exemplos de algumas variações de Hellflip:

=== Varial Hellflip ===
Hellflip com giro de 180°, ou seja, a tail do skate vai ir para frente (trocar a base do skate), ao mesmo tempo em que se faz um hellflip.

=== 360° Hellflip ===
Hellflip com giro de 360°, ou seja, a tail do skate vai ir para frente e voltar para traz novamente (vai dar um giro inteiro), ao mesmo tempo em que da um hellflip.

=== Doublé Hellflip ===
Hellflip com dois giros, Quando ao invés de o skate girar apenas uma vez para frente, ele gira duas vezes.

=== 360° Varial Doublé Hellflip ===
Hellflip com dois giros e mais um giro de 360° (troca e base). Uma combinação do Varial Hellflip com Doublé Hellflip°, ou seja, a tail do skate vai ir para frente e voltar para traz novamente (vai dar um giro inteiro), ao mesmo tempo em que dá dois giros no skate (doublé hellflip).


[[Categoria:Desportos radicais]]
[[Categoria:Skate]]
[[Categoria:Skate]]
[[Categoria:Manobras]]
[[Categoria:Esporte de aventura]]
[[Categoria:Esporte]]

Revisão das 15h23min de 13 de setembro de 2008

Heelflip é uma manobra em que se chuta o lado direito do nail e o skate faiz um 360º para o lado.

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.