José Bernardo da Silva Cabral: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 10: Linha 10:
==Referências==
==Referências==
{{reflist}}
{{reflist}}

=={{Ligações externas}}==
*[http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=54925 Perfil em GeneAll.net]


{{mínimo}}
{{mínimo}}

Revisão das 20h45min de 31 de janeiro de 2012

O 1.º Conde de Cabral.

José Bernardo da Silva Cabral, 1.° Conde de Cabral (Fornos de Algodres, Algodres, 27 de Julho de 1801Lisboa, 25 de Março de 1869) foi um político português.

Fidalgo da Casa Real, por alvará de 21 de Dezembro de 1843, bacharel em Cânones pela Universidade de Coimbra, magistrado, Ministro e Secretário de Estado, por diversas vezes deputado às Cortes, par do reino e conselheiro de Estado efectivo, foi um importante político cartista, que, com seu irmão António Bernardo da Costa Cabral, protagonizou o governo dos Cabrais, contra o qual ocorreu a sublevação da Maria da Fonte. Depois da Patuleia, ocupou o lugar mais à direita na esfera política liberal e entrou em conflito aberto com o irmão, festejando a saída deste do governo provocada pela Regeneração. Na verdade, José Bernardo não teria qualquer influência política após 1851.

Foi Comendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa a 21 de Março de 1840.

Entre 1850 e 1856? foi 7.º Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho afecto ao Grande Oriente Lusitano e 16.º Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano.[1]

Referências

Ligações externas

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.