1. Fußballclub Mülheim-Styrum 1923 e.V.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de 1. FC Mülheim)
1. FC Mülheim
Nome 1. Fußballclub Mülheim-Styrum 1923 e.V.
Alcunhas Os leões
Fundação 10 de junho de 1923 (100 anos)
Estádio Moritzstraße
Presidente Manfred Weides
Competição Kreisliga A Mülheim, Gr. 1 (IX)
Website Site oficial
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

1. FC Mülheim - Styrum 1923 e.V. é uma agremiação alemã fundada a 10 de junho de 1923, sediada no distrito de Styrum, em Mülheim, no estado de Nordrhein-Westfalen.

História[editar | editar código-fonte]

O clube foi fundado sob a denominação de Spielvereinigung Oberhausen und Styrum a partir da união de clubes locais, o Styrum 08 e o Oberhausener Spielverein. Uma tentativa de criar um departamento de futebol levou à formação de um clube independente, o Erster Fußballclub Mülheim-Ruhr-Styrum, em julho de 1923. A equipe debutou na Westdeutschen Spielverband.

Antes da Segunda Guerra Mundial, o 1. FC Mülheim-Styrum permanece nas séries inferiores, mas alcançou o segundo nível, intitulado Berzirksklasse, imediatamente abaixo da Gauliga, de 1933 a 1940. O time então passaria a disputar a Zweite Klasse, abaixo três níveis da Gauliga.

Dissolvido pelas tropas de ocupação aliadas, como aliás todas as associações alemãs, incluindo as esportivas, em 1945, o 1. FC Mülheim-Styrum foi rapidamente reconstituído. Durante a temporada 1945-1946, terminou em segundo em uma competição local, a Stadtmeisterschaft, vencida pelo VfB Speldorf. Na temporada seguinte, foi endereçado a uma liga regional nomeada Bezirksklasse, situada no segundo nível, abaixo da Bezirksliga. Apesar de um quarto lugar, o clube passou a integrar a Bezirksliga a partir da temporada 1947-1948. Ele termina vice-campeão, atrás do VfB Bottrop. Essa liga era equivalente ao segundo nível da hierarquia, sob a Oberliga West, novamente instaurada.

Na temporada 1948-1949, houve o restabelecimento das ligas alemãs. O 1. FC Mülheim-Styrum foi endereçado à Bezirksklasse, o nível 3. Em 1950, o clube integrou a Verbandsliga, que doravante equivaleria ao nível terceiro, após a criação da 2.Oberliga West, sob a Oberliga West. Em 1952 e 1953 o 1. FC Mülheim venceu sua série na Verbandsliga, mas não conseguiu obter a promoção nos play-offs finais.

Em 1959, termina na décima-quarta colocação e cai para a Landesliga, a quarta divisão. O time permaneceria nesse módulo até a temporada 1970-1971. Nesta, o 1. FC Mülheim-Styrum conquista o título e volta à Verbandsliga, a qual venceu em 1972. Ao fim da fase final, o time chega à Regionalliga West, equivalente à segunda divisão.

O clube disputa as duas últimas temporadas de existência da liga que cederia lugar à 2. Bundesliga, em 1974. Ao obter um oitavo lugar e depois um quarto, o 1. FC Mülheim-Styrum se tornou um dos fundadores da 2. Bundesliga, Grupo Norte, após a recusa do SV Blau-Weiss Berlin. O Mülheim-Styrum se classifica em décimo-primeiro lugar na primeira temporada, e na seguinte, com o décimo-sétimo lugar, foi rebaixado. Na ocasião, o clube ficara a um ponto do BFC Alemannia 90 Wacker.

Na temporada sucessiva, o 1. FC Mülheim-Styrum terminou em último lugar na Verbandsliga e caiu para a Landesliga. Esta se tornaria o nível 5 do futebol alemão porque na região oeste foram instauradas duas ligas de nível três, a Oberliga Nordrhein e a Oberliga Westfalen.

Em 1979, o Mülheim-Styrum foi campeão da Landesliga e desceu à quarta divisão. Em 1986, o time fez o caminho inverso. Com a criação da Regionalliga, então terceira divisão, a Landesliga recuou um módulo e se transformou em sexta divisão. No ano seguinte, o Mülheim-Styrum caiu para o sétimo nível, a Bezirksliga. O time ganharia essa divisão, em 1997, mas sofreria o rebaixamento após doze meses.

Ao término da temporada 2000-2001, o 1. FC Mülheim-Styrum mergulhou na Kreisliga, a oitava divisão, à qual se sagraria campeão em 2007.

Ao retornar à Bezirksliga, esta se tornou a oitava divisão a partir da instauração da 3. Liga, como a terceira divisão. Todos os módulos abaixo, portanto, recuaram um número.

Títulos[editar | editar código-fonte]

  • Campeão da Landesliga: 1971, 1979;
  • Campeão da Verbandsliga: 1972;
  • Campeão da Bezirksliga: 1997;
  • Campeão da Kreisliga: 2007;

Ligações externas[editar | editar código-fonte]