AEW Women's World Championship

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
AEW Women's World Championship

Versão atual do título
Detalhes
Atual campeã Saraya
Conquista 27 de Agosto de 2023
Promoção All Elite Wrestling
Criação 18 de junho de 2019

AEW Women's World Championship (em português: Campeonato Mundial Feminino da AEW) é um campeonato mundial de luta livre profissional feminino criado e promovido pela promoção americana All Elite Wrestling (AEW). Fundado em 18 de junho de 2019, a campeã inaugural foi Riho. A atual campeã é Saraya. Ela ganhou o cinturão ao vencer a antiga campeã Hikaru, Shida, Dr. Britt Baker, D.M.D., e Toni Storm, quem ela pinou, em uma match 4 way no All In em 27 de Agosto de 2023.

História[editar | editar código-fonte]

Riho, a campeã inaugural

Em 18 de junho de 2019, seis meses após a fundação da promoção americana de wrestling profissional All Elite Wrestling (AEW), o presidente e CEO da AEW, Tony Khan, anunciou planos para um campeonato de simples e de duplas para o divisão feminina.

Foi então anunciado pela diretora de marca da AEW, Brandi Rhodes, que o cinturão do Campeonato Mundial Feminino da AEW seria revelado em 31 de agosto no All Out, e que a primeira campeã seria coroada em 2 de outubro durante a transmissão inaugural do programa semanal de televisão da AEW. show, mais tarde revelado como Dynamite.

Ambas as participantes da luta inaugural do campeonato foram determinados no All Out. A primeira competidora foi determinada pelo Casino Battle Royale feminino durante o pré-show do Buy In, que foi vencido por Nyla Rose. Mais tarde naquela noite no show principal, Riho se tornou sua oponente ao derrotar Hikaru Shida. No episódio de estreia de Dynamite, Riho derrotou Rose para se tornar a campeã inaugural.

No All Out em 4 de setembro de 2022, a atual campeã Thunder Rosa foi originalmente escalada para defender o campeonato contra Toni Storm; no entanto, devido a Rosa ter sofrido uma lesão nas costas no final de agosto, a luta foi cancelada. Em vez de desocupar o título, foi decidido que um campeão interino seria coroado até o retorno de Rosa, após o qual o campeão interino enfrentaria Rosa para determinar o campeão indiscutível. Uma luta four-way foi agendada para o All Out, onde Storm derrotou Dr. Britt Baker, D.M.D., Jamie Hayter e Hikaru Shida para se tornar o campeão interino. No Full Gear em 19 de novembro, Hayter derrotou Storm para ganhar o campeonato interino. No entanto, no episódio de 23 de novembro do Dynamite, foi anunciado que Rosa havia renunciado ao campeonato linear, assim Hayter se tornou o campeão oficial por padrão e o reinado interino de Storm foi retroativamente tornado um reinado oficial.

Design do título[editar | editar código-fonte]

A Dr. Britt Baker , D.M.D., com a segunda versão do título usada entre 2021 e 2022

O cinturão original do Campeonato Mundial Feminino da AEW tinha uma pequena placa central oval. Havia um total de seis placas laterais, três de cada lado da placa central. O topo da placa central tinha uma coroa e ornamentação alinhada na borda da placa central. Bem no centro da placa havia uma placa com o nome do campeão em título. Acima da placa de identificação estava o logotipo da AEW, enquanto abaixo da placa estava escrito "Campeã Mundial de Wrestling Feminina". As placas laterais tinham um globo no centro com filigranas ao redor do globo. As placas eram de ouro e níquel e traziam uma pulseira de couro preto.

Em 28 de maio de 2021, transmissão especial de sexta à noite de Dynamite, a atual campeã Hikaru Shida foi premiada com um cinturão ligeiramente atualizado. O cinto atualizado apresentava o mesmo design geral, mas era um pouco maior com diamantes incrustados extras e banho de ouro extra, e tinha apenas duas placas laterais em cada lado da placa central em vez de três. A inauguração deste design atualizado foi para comemorar o reinado de 370 dias de Shida, que na época era o reinado mais longo de qualquer campeonato AEW (esse recorde seria quebrado por Jade Cargill com o Campeonato AEW TBS em janeiro de 2023). Shida, no entanto, perderia o título apenas dois dias depois no Double or Nothing para a Dra. Britt Baker, D.M.D.

No Revolution em 6 de março de 2022, Baker revelou um novo design do cinturão do campeonato com placas maiores, que são douradas e com cinto preto. No centro da placa central está um globo que mostra os continentes da América do Norte e do Sul. Acima do globo há uma faixa preta que diz "Women's World", enquanto abaixo do globo está outra faixa preta que diz "Wrestling Champion". No topo da placa central está o logotipo da AEW, enquanto a filigrana preenche o resto da placa. Falta uma placa de identificação que estava no design anterior. Cada uma das placas laterais internas tem uma parte do globo que mostra os continentes que não estão na placa central, enquanto as placas laterais externas têm dois lutadores lutando abaixo do logotipo da AEW. O novo cinturão foi desenhado por Belts By Dan, que levou três semanas para ser concluído, e foi inspirado no cinturão do Campeonato Norte-Americano Centro-Sul da década de 1980.

Reinados[editar | editar código-fonte]

Até 28 de agosto de 2023, foram dez reinados entre oito campeões e uma vaga. Riho foi a campeã inaugural. Toni Storm e Hikaru Shida estão empatadas com o maior número de reinados, com dois. Shida tem os reinados mais longos e mais curtos, com seu primeiro reinado durando 372 dias e seu segundo reinado durando apenas 25 dias. Shida também tem o reinado combinado mais longo, 397 dias. Riho foi a campeã mais jovem aos 22 anos, enquanto Nyla Rose é a campeã mais velha aos 37.

Saraya é a atual campeã em seu primeiro reinado. Ela derrotou a campeã anterior Hikaru Shida, Dr. Britt Baker, D.M.D., e Toni Storm, que ela pinou, em uma luta four-way no All In em Londres, Inglaterra, em 27 de agosto de 2023.

# Ordem de reinados na história
Reinado O número de reinados de cada lutador
Localização A cidade em que o título foi conquistado
Evento O evento em que o título foi conquistado.
Usados para o tempo em que o título estava vago.
+ Indica o reinado atual.
Campeã Mudança de campeã Estatísticas do reinado Notas Ref.
Data Evento Local Reinado Dias
1 Riho 02019-10-02 2 de outubro de 2019 Dynamite Washington, D.C. 1 120 Derrotou Nyla Rose para se tornar a campeã inaugural. [1]
2 Nyla Rose 02020-02-12 12 de fevereiro de 2020 Dynamite Austin, Texas 1 101 [2]
3 Hikaru Shida 02020-05-23 23 de maio de 2020 Double or Nothing Jacksonville, Flórida 1 372 Foi uma luta sem desclassificação e sem contagem. [3]
4 Dr. Britt Baker, D.M.D 02021-05-30 30 de maio de 2021 Double or Nothing Jacksonville, Flórida 1 290 [4]
5 Thunder Rosa 02022-03-16 16 de março de 2022 Dynamite:

St. Patrick's Day Slam

San Antonio, Texas 1 172 Foi uma luta Steel Cage. [5]
Vago 02022-09-04 4 de setembro de 2022 All Out Hoffman Estates, Illinois A campeã linear Thunder Rosa sofreu uma lesão nas costas no final de agosto e uma campeã interina foi coroada neste evento. No episódio de 23 de novembro de 2022 do Dynamite, Rosa renunciou ao título linear e os reinados provisórios subsequentes foram oficializados retroativamente. [6]
6 Toni Storm 02022-09-04 4 de setembro de 2022 All Out Hoffman Estates, Illinois 1 76 A campeã linear Thunder Rosa estava originalmente escalada para defender o título contra Storm neste evento, mas foi retirada devido a uma lesão. Em vez disso, Storm enfrentou e derrotou Dr. Britt Baker, DMD, Hikaru Shida e Jamie Hayter em uma luta four-way para se tornar a campeã interina.

Devido à perda do título linear de Rosa no episódio do Dynamite de 23 de novembro de 2022, o reinado interino de Storm foi retroativamente tornado oficial.

[7]
7 Jamie Hayter 02022-11-19 19 de novembro de 2022 Full Gear Newark, Nova Jérsey 1 523+ Hayter derrotou Toni Storm para vencer o título interino. No episódio de 23 de novembro de 2022 do Dynamite, foi anunciado que Thunder Rosa havia renunciado ao título linear, tornando Hayter a campeão indiscutível. [8]
8 Toni Storm 28 de Maio de 2023 Double Or Nothing Paradise, NV 2 66
9 Hikaru Shida 2 de Agosto de 2023 Dynamite: 200 Tampa, Flórida 2 25
10 Saraya 27 de Agosto de 2023 All In Londres, Inglaterra 1 1+ Esta foi uma luta 4 way, envolvendo também a Dra. Britt Baker, Hikaru Shida e Toni Storm, que Saraya derrotou para ganhar o título.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Barnett, Jake (2 de outubro de 2019). «10/02 AEW Dynamite TV results: Barnett's live review of Kenny Omega and The Young Bucks vs. Chris Jericho, Santana, and Ortiz, Pac vs. Hangman Page, Riho vs. Nyla Rose to become the first AEW Women's Champion, MJF vs. Brandon Cutler, Cody vs. Sammy Guevara, Jon Moxley appea». Pro Wrestling Dot Net. Consultado em 2 de outubro de 2019 
  2. Barnett, Jake (12 de fevereiro de 2020). «2/12 AEW Dynamite TV results: Barnett's live review of Kenny Omega and Hangman Page vs. Frankie Kazarian and Scorpio Sky for the AEW Tag Titles, Riho vs. Nyla Rose for the AEW Women's Title, Jon Moxley vs. Santana, MJF vs. Jungle Boy, Dustin Rhodes vs. Sammy Guevara». Pro Wrestling Dot Net. Consultado em 13 de fevereiro de 2020 
  3. Powell, Jason (23 de maio de 2020). «AEW Double Or Nothing results: Powell's live review of Cody vs. Lance Archer to become the first TNT Champion (Mike Tyson presents the belt), Jon Moxley vs. Brodie Lee for the AEW Championship, The Elite vs. The Inner Circle in a Stadium Stampede match». Pro Wrestling Dot Net. Consultado em 23 de maio de 2020 
  4. Powell, Jason (30 de maio de 2021). «AEW Double Or Nothing results: Powell's live review of Kenny Omega vs. Orange Cassidy vs. Pac for the AEW Championship, Hikaru Shida vs. Britt Baker for the AEW Women's Title, Miro vs. Lance Archer for the TNT Title, The Young Bucks vs. Jon Moxley and Eddie Kingston for the AEW Tag Titles, The Pinnacle vs. The Inner Circle in a Stadium Stampede match». Pro Wrestling Dot Net. Consultado em 31 de maio de 2021 
  5. Barnett, Jake (16 de março de 2022). «3/16 AEW Dynamite results: Barnett's live review of Britt Baker vs. Thunder Rosa in a cage match for the AEW Women's Title, Matt Hardy and Jeff Hardy vs. Private Party, Scorpio Sky vs. Wardlow for the TNT Title, Hangman Page, Jungle Boy, and Luchasaurus vs. Adam Cole, Bobby Fish, and Kyle O'Reilly, Bryan Danielson and Jon Moxley vs. Wheeler Yuta and Chuck Taylor». Pro Wrestling Dot Net. Consultado em 27 de junho de 2022 
  6. Tessier, Colin (23 de novembro de 2022). «Thunder Rosa Forfeits Women's Title, Jamie Hayter Named Undisputed Champion On 11/23 AEW Dynamite». Fightful. Consultado em 24 de novembro de 2022. Cópia arquivada em 24 de novembro de 2022 
  7. Powell, Jason (4 de setembro de 2022). «AEW All Out results: Powell's live review of Jon Moxley vs. CM Punk for the AEW World Championship, Toni Storm vs. Britt Baker vs. Jamie Hayter vs. Hikaru Shida for the Interim AEW Women's Title, Chris Jericho vs. Bryan Danielson, Ricky Starks vs. Powerhouse Hobbs, "Jungle Boy" Jack Perry vs. Christian Cage, Casino Ladder Match». Pro Wrestling Dot Net. Consultado em 4 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 6 de setembro de 2022 
  8. Powell, Jason (19 de novembro de 2022). «AEW Full Gear results: Powell's live review of Jon Moxley vs. MJF for the AEW World Championship, The Acclaimed vs. Swerve Strickland and Keith Lee for the AEW Tag Titles, Toni Storm vs. Jamie Hayter for the Interim AEW Women's Title, Death Triangle vs. The Elite for the AEW Trios Titles, Saraya vs. Britt Baker». Pro Wrestling Dot Net. Consultado em 19 de novembro de 2022. Cópia arquivada em 20 de novembro de 2022