ALOHAnet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

ALOHAnet, também conhecida como ALOHA System,[1][2][3] ou simplesmente ALOHA, foi um sistema pioneiro de rede de computadores desenvolvido na Universidade do Havaí. O ALOHAnet entrou em operação em junho de 1971, fornecendo a primeira demonstração pública de uma rede de dados por pacotes sem fio.[4][5] Foi a primeira rede de pacotes usando rádio, desenvolvida por Normam Abramson, Universidade do Hawaii.

Criada em 1970, a rede ALOHA funcionava sem fios. Usava a mesma tecnologia que o rádio-amador. A forma como a rede resolvia os problemas de colisão de informação (em caso de falha, tentava enviar novamente tempo depois) inspirou Bob Metcalfe e outros, mais tarde, dariam origem ao protocolo Ethernet, o mais adotado em redes computacionais.

A grande diferença entre a Ethernet e a Aloha é que a primeira usa o CSMA/CD, que permite avisar todos os computadores ligados à rede que ocorreu uma colisão de informação, forçando os computadores a rejeitar o pacote de informação recebido.

O protocolo da Aloha foi criado por Norman Abramson, um professor de engenharia em Stanford que gostava muito de surf. Como amante que era desse desporto contactou a Universidade do Hawai para saber se estariam interessados em contratar um professor de matemática.

Em 1970 o sistema, por ele criado para conectar as ilhas do Hawaii, estava em funcionamento, tendo a honra de ser a primeira rede wireless (de dados) da história.

Mais tarde (1971), este rede recebe um IMP e torna-se a primeira rede externa a ligar-se à ARPANET (a primeira Internet).

Referências

  1. N. Abramson (1970). «The ALOHA System - Another Alternative for Computer Communications» (PDF). Proc. 1970 Fall Joint Computer Conference. [S.l.]: AFIPS Press 
  2. Frank F. Kuo (1995). "The Aloha (Advocates of Linux Open source Hawaii Association) system". ACM Computer Communication Review: 25
  3. «Franklin F. Kuo - Computer Networks-The ALOHA System, Report of the Office of Naval Research, 1981» (PDF) 
  4. R. Binder; N. Abramson; F. Kuo; A. Okinaka; D. Wax (1975). «ALOHA packet broadcasting - A retrospect» (PDF). Proc. 1975 National Computer Conference. [S.l.]: AFIPS Press 
  5. N. Abramson (dezembro de 2009). «The ALOHAnet – Surfing for Wireless Data» (PDF). IEEE Communications Magazine. 47 (12): 21–25. doi:10.1109/MCOM.2009.5350363 
Ícone de esboço Este artigo sobre Internet é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.