A Força do Coração

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lassie Come-Home
O Regresso de Lassie (PT)
A volta de Lassie : o clássico original de Eric Knight / recontado por Rosemary Wells (BR)
Autor(es) Eric Knight
Idioma Inglês
País  Estados Unidos
Ilustrador Marguerite Kirmse
Editora The John C. Winston Company
Lançamento 1940
Edição portuguesa
Tradução Octávio Bernardes
Editora Editorial Minerva
Lançamento 1947
Páginas 247
Edição brasileira
Tradução Heloisa Prieto
Editora Ática
Lançamento 1995
Páginas 46

Lassie Come-Home é um romance de Eric Knight, escritor inglês, e foi publicado inicialmente como conto, no Saturday Evening Post, em 1938, e posteriormente como novela, em 1940.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Este livro foi adaptado ao cinema em 1943 com o título Lassie Come Home, tendo Roddy McDowall, então com quinze anos, e Elizabeth Taylor, com nove anos de idade, como estrelas. Foi o segundo filme estrelado por Elizabeth Taylor. Posteriormente foram filmadas numerosas sequências e séries de televisão.

No Brasil, o romance recebeu o nome de "A Força do Coração", e foi publicado pela Editora Universitária Ltda, em 1945, com tradução de Marieta Alves Ferreira[carece de fontes?].

Sumário[editar | editar código-fonte]

O romance conta a história de Lassie, uma cadela collie de cinco anos que vivia com seu dono, o menino Joe Carraclough, na cidade inglesa de Greenall Bridge, no condado de Yorkshire. Mediante o desemprego, devido ao fechamento da mina onde a maioria dos moradores da cidade trabalhava, Sam Carraclough, o pai de Joe, vendeu Lassie por se encontrar em dificuldades financeiras. Lassie foi comprada pelo Duque de Rudling, um nobre velho e rabugento, e sua neta Priscila.

Após várias fugas do canil para voltar para seu antigo dono, Lassie foi levada pelo novo dono para a Escócia, onde participaria de uma exposição. Ao passear com o “kennelman” pelos campos, a cadela conseguiu escapar e começou uma longa jornada de volta para casa.

Durante seu caminho de volta, Lassie passou por várias aventuras: fugiu de caçadores de recompensas, enfrentou tempestades, adoeceu, foi aprisionada pela carrocinha, foi acolhida por outras famílias e salvou um amigo que fizera no caminho. Viajou por mais de quatrocentas milhas até chegar à cidade de seu antigo dono, chegando lá com pneumonia, à beira da morte. Joe e seus pais a trataram, e quando o Duque de Rudling a viu de volta, enterneceu-se pela situação e fez de conta que não a reconhecia, para deixá-la aos cuidados do menino Joe. Lassie se recuperou, teve sete filhotes e viveu com seu antigo dono para sempre.

Referências bibliográficas[editar | editar código-fonte]