Saltar para o conteúdo

A Pérola: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Dinamik-bot (discussão | contribs)
m r2.7.3) (Robô: A adicionar: ru:Жемчужина (повесть)
Linha 1: Linha 1:
'''A Pérola''' é um [[romance]] do [[escritor]] [[estadunidenses|estadunidense]], [[John Steinbeck]], de título original ''The Pearl'', escrito em [[1945]].
'''o Pérola''' é um [[romance]] do [[escritor]] [[estadunidenses|estadunidense]], [[John Steinbeck]], de título original ''The Pearl'', escrito em [[1945]].


Identificação da Obra:
Identificação da Obra:

Revisão das 13h43min de 3 de março de 2013

o Pérola é um romance do escritor estadunidense, John Steinbeck, de título original The Pearl, escrito em 1945.

Identificação da Obra:

 Título: “A Pérola”       Editora: “Livros do Brasil”
 Autor: John Ernest Steinbeck      Data de Publicação: 1996
                         Local de Publicação: Lisboa

A história, considerada pelo autor como uma parábola, tem como personagens principais Kino, um índio mexicano, sua esposa Juana, seu filho Coyotito, o povo do vilarejo, e ela… a pérola do mundo. Como personagens secundárias o livro apresenta o primo de Kino, o médico da cidade e um comprador de pérolas da cidade de Kino.

Também baseada num conto popular mexicano,APérola constitui uma inesquecivél parábola poética sobre as grandezas e as misérias do mundo em que vivemos. É, assim, a história comovente de uma pérola enorme, de como foi descoberta e de como se perdeu... levado com ela os sonhos bons e maus que representava, mas é também a história de uma família e da solidariedade especial entre uma mulher, um pobre pescador índio e o filho de ambos.

Ao ser picado por um escorpião o filho de Kino, Coyotito passa mal e encontra-se sobe risco de morte. Kino então tenta ajuda na cidade, porém sendo considerado sub-raça (ou um animal qualquer) pelo médico, não consegue atendimento.

Decorrido um tempo, Kino põe sua canoa ao mar e se lança as águas com a esperança de conseguir uma pérola para que pudesse pagar pelo tratamento de seu filho, com as benções de Juana. Acontece que Kino de fato consegue a pérola, a pérola do mundo, a maior pérola jamais vista, um "presente" que trouxe a Kino não a paz e a alegria, mas o mal e a tristeza. Quando a tenta vender, todos os compradores de pérolas nao a compram por ser muito grande e nao haver comprador para ela e por isto oferecem uma ninharia por ela... Kino revoltado nao aceita as propostas dos compradores e argumenta que vai à capital vender a pérola... Com um estilo literário atrativo, John Steinbeck desponta como um dos maiores escritores estadunidenses de todos os tempos, ao lado de Hemingway e Faulkner. Steinbeck fora ainda laureado com o prêmio Nobel e o Pulitzer.



Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.