Abegão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A aceção do termo abegão varia consoante a região, sendo que em parte do país remete para os trabalhadores e caseiros responsáveis pela lavoura e abegoaria das propriedades agrícolas enquanto noutras zonas é o trabalhador que cuida do gado[1].

No Algarve e em parte do Alentejo o abegão é o carpinteiro de carros de tração animal[2]. É o abegão que constrói as carretas (carros de bois) e os carros de besta (carroças).

Carpinteiro de Carros[editar | editar código-fonte]

Enquanto carpinteiros de carros os abegães detinham conhecimentos de carpintaria e de ferraria pois a estrutura dos carros era construída em madeira enquanto os eixos, as molas e a restante ferraria era em metal[3]. Por isso encontramos na abegoaria ferramentas de carpinteiro (serras, instrumentos de corte e tornos) e de ferreiro como a forja, o fole, as tenazes e as macetas de bater metal[2].

No Algarve o abegão foi até meados do século XX um artesão importante que construía vários tipos de carros de tração animal pintados de cores fortes e decorados com desenhos. Frequentemente a decoração dos carros de besta apresentava o cunho pessoal do artesão ou da oficina que o construía[3].

O abegão possui o domínio técnico para a construção das tradicionais rodas raiadas o que aproxima este artesão dos construtores de rodas como o Wheelwright nos países anglo-saxónicos ou o charron em França[4].

Em Portugal a construção de veículos de tração animal tradicionais está neste momento em vias de se extinguir[4].


Referências

  1. Infopédia. «abegão | Definição ou significado de abegão no Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa». Infopédia - Dicionários Porto Editora. Consultado em 6 de janeiro de 2021 
  2. a b «Abegão». Algarve Imaterial. 15 de setembro de 2017. Consultado em 6 de janeiro de 2021 
  3. a b Autarquia 360. «A Arte do Abegão». www.cm-sbras.pt. Consultado em 6 de janeiro de 2021 
  4. a b Cardeira, Daniel Filipe Pereira (18 de novembro de 2020). «Veículos de Tração Animal no AlgarveCarretas e Carros de Besta». Consultado em 6 de janeiro de 2021