Aduela

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Representação esquemática do arco: 1-Chave; 2-Aduela; 3-Extradorso; 4-Imposta; 5-Intradorso; 6-Flecha; 7-Vão; 8-Contraforte

Aduela é 1. O nome do bloco em cunha que compõe a zona curva de um arco, colocada em sentido radial com a face côncava para o interior e a convexa para o exterior. 2. Estruturas pré-fabricadas de concreto armado que podem apresentar seção transversal retangular, quadrada ou ovóide, com junta rígida tipo macho e fêmea. 3. Arremate dos vãos de portas ou janelas que guarnece o vão e recebe as dobradiças, composto de 2 ombreiras e uma padieira e nela se fixam as guarnições ou alisares.

A aduela do centro, que fecha o arco, chama-se chave. A parte interior das aduelas chama-se intradorso e o que não se vê por estar dentro da construção é o extradorso.

As aduelas são utilizadas principalmente como travessias de pequenos córregos, em alguns casos exercendo a função de pontes. No Brasil existem modelos de aduelas feitos de estruturas metálicas. As aduelas metálicas precisam de uma aplicação de uma tinta especial antiferruginosa, que que permite uma alta durabilidade da aduela.[1]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.