Aerocaptura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido (desde janeiro de 2014). Ajude e colabore com a tradução.

Aerocaptura é uma técnica utilizada para reduzir a velocidade de uma espaçonave, que esteja chegando a um corpo celeste com uma trajetória hiperbólica, a fim de trazê-la a uma órbita com excentricidade menor do que 1 (um).[1]

Os cinco passos da aerocaptura.

O processo[editar | editar código-fonte]

A técnica de aerocaptura, utiliza a força de arrasto criada pela atmosfera do corpo celeste sendo orbitado para desacelerar a espaçonave. Apenas uma passagem pela atmosfera é requerida por essa técnica, diferentemente da aerofrenagem, que requer várias passagens consecutivas. Porém, essa técnica exige uma proteção térmica significativamente maior e uma precisão muito acurada das manobras de aproximação. Este nível de controle requer muita potência, o que resulta em propulsores para controle de atitude relativamente grandes.

Na prática[editar | editar código-fonte]

Embora a aerocaptura ainda não tenha sido utilizada em uma missão planetária, as sonda lunares soviéticas Zond 6 e Zond 7 se utilizaram de manobras de aerocaptura durante o retorno à Terra, transformando as suas órbitas hiperbólicas em órbitas elípticas. Nessas missões, já que não houve tentativa de elevar o perigeu após a aerocaptura, a órbita resultante ainda cruzou a atmosfera, e a reentrada ocorreu no perigeu seguinte.

A aerocaptura foi planejada originalmente para a sonda Mars Odyssey,[2] mas acabou sendo alterada para aerofrenagem por razões de custo e compatibilidade com outras missões.[3] A aerocaptura, também foi proposta e analisada como alternativa para chegar à Lua de Saturno, Titan.[4]

Na ficção[editar | editar código-fonte]

Aerocaptura pode ser vista na ficção no romance de Arthur C. Clarke 2010: Uma Odisseia no Espaço 2, onde duas espaçonaves (uma russa e outra chinesa) utilizam esta técnica na atmosfera de Júpiter para perder seu excesso de velocidade e se posicionar para explorar os satélites de Júpiter. Isso pode ser visto como um efeito especial na versão do filme (criado pela MGM / lançado pela Warner Home Video), na qual apenas a nave russa sofre aerocaptura (no filme chamado incorretamente de aerofrenagem), que é demonstrado através de efeitos especiais.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Cruz, MI (May 8-10, 1979). "The aerocapture vehicle mission design concept" in Conference on Advanced Technology for Future Space Systems, Hampton, Va.. Technical Papers.(A79-34701 14-12) 1: 195-201, New York: American Institute of Aeronautics and Astronautics. 
  2. SCIENCE TEAM AND INSTRUMENTS SELECTED FOR MARS SURVEYOR 2001 MISSIONS (6 November 1997).
  3. Percy, T.K. and Bright, E. and Torres, A.O. (2005). Assessing the Relative Risk of Aerocapture Using Probabilistic Risk Assessment.
  4. Way, D. and Powell, R.W. and Edquist, K. and Masciarelli, J.P. and Starr, B.. (2003). "Aerocapture simulation and performance for the Titan Explorer mission". AIAA Paper 495 (1).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Aerocaptura