Wikipédia:Candidatos a artigo/Agricultura itinerante
< Wikipédia:Candidatos a artigo(Redirecionado de Agricultura itinerante)
![]() | Este artigo foi considerado insuficiente por dois ou mais editores. Portanto, foi movido para a manutenção, a fim de ser aprimorado dentro do prazo de trinta dias. Havendo sucesso, o artigo deverá ser movido de volta ao domínio principal. Caso contrário, será eliminado mediante verificação de dois eliminadores e/ou administradores. |
Esta página ou seção foi marcada para revisão devido a incoerências ou dados de confiabilidade duvidosa. |
Agricultura itinerante é um dos métodos utilizados na agricultura. Consiste em derrubar a vegetação existente e depois realizar a queima das raízes (coivara), para dar início ao cultivo tradicional, para então seguir com o destocamento e semear a terra. É aplicada em áreas de agricultura descapitalizada, principalmente na América Latina e África.. Isso traz a perda de fertilidade do solo como consequência da intensa lixiviação e erosão, além de gerar baixa produtividade. Assim, a terra é abandonada e em novas áreas o mesmo ciclo recomeça.
A produção é feita em pequenas e médias propriedades, como também em grandes latifúndios. Os indígenas utilizam-na amplamente.
Características[editar código-fonte]
- Ao não fazer uso das técnicas corretas de manuseamento(uso) como: adubar e construir trechos de água, somando a ação das chuvas ou da falta destas, a terra poderá vir a esgotar-se de uma maneira mais rápida e levar o agricultor a abandoná-la ou seja esquecê-la e usar o método em outra área, o que pode fazer com que tudo torne a acontecer, acarretando em mais desmatamento mesmo que seja sem a intenção de fazê-lo, pois como o nome sugere, itinerante, mudar, trocar de lugar.
- Manuseio por mão-de-obra familiar e uso de técnicas tradicionais e rudimentares.
- Alimentos mais produzidos: milho, nabo, mandioca, inhame, rabanete, etc.
- Essa técnica é amplamente conhecida apenas em países em desenvolvimento (PED), localizados na África, América Latina e Ásia Central.
Uso do capital:
- Extensivo, aplicação de técnicas rudimentares.
Uso das terras:
- Extensivo, falta de recursos e técnicas para ocupar toda propriedade.
Uso do trabalho:
- Extensivo, camponês e sua família (infantil).