Akwa Ibom (estado)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Akwa Ibom
—  Estado  —
lema Terra da Promessa
Localização de Akwa Ibom na Nigéria
Localização de Akwa Ibom na Nigéria
Capital Uyo
Data de criação 23 de setembro de 1987
Administração
 - Governador Godswill Akpabio (PDP)
 - Senadores ()
()
()
 - Representantes Lista
Área
 - Total 7,081
30º colocado km²
População (1991 (censo))
 - Total 2,409,613[1]
    • Densidade 553,6 hab./km²/km2 
 - Estimativa (2006 (censo prov.)) 3,920,208[2]
PIB (PPC)
 -Total
 -Per capita
2007 (estimativa)
$11,18 bilião[3]
$2.779[3]
Sítio akwaibomstategov.com

Akwa Ibom é um estado da Nigéria. Está situado no litoral sudeste do país, entre as latitudes 4º321 e 5°331 Norte, e longitudes 7°251 º e 8°251 Oeste. O Estado é delimitado a leste por Cross River, a oeste por Rivers e Abia, e ao sul pelo Oceano Atlântico.

Akwa Ibom é um dos 36 estados da Nigéria, com uma população de mais de 5 milhões de pessoas e cerca de 10 milhões de pessoas em diaspora. Foi criado em 1987 do antigo estado Cross River e é uma das principais áreas produtoras de petróleo no país. A capital do estado é Uyo, a casa de mais de 500.000 pessoas e um centro acadêmico proeminente Universidade de Uyo. Akwa Ibom tem dois grandes portos marítimos no Oceano Atlântico com uma proposta de construção de um de classe mundial porto Ibaka. Juntamente com o Inglês, as principais línguas faladas são: Ibíbio, Annang, Oron, Ibeno, e Eket.

Cidades importantes[editar | editar código-fonte]

As maiores áreas metropolitanas, em Akwa Ibom são a Uyo e a Eket. Dos quais as cidades individuais são as maiores e mais importantes centros urbanos, no estado Akwa Ibom.

Uyo é a cidade capital do estado de Akwa Ibom. Eket, Ikot Ekpene, Oron, Abak, Ibeno, Ikot Abasi, Mkpat Enen, Ukanafun, Ekemini são algumas das muitas cidades proeminentes.

Ikot Ekpene, também chamada de Rafia City ou IK, é uma cidade muito famosa na Nigéria. Está localizada em um importante entroncamento no sudeste do país, ligando Calabar, o porto oriental, com Porto Harcourt, o porto sul, Uyo, a capital do estado Akwa Ibom, e Eket, uma grande produtora de petróleo da cidade.

História[editar | editar código-fonte]

O estado de Akwa Ibom foi criado a partir de Cross River (estado) em 23 de setembro de 1987. Akwa Ibom foi criado para unificar Ikot Abasi, Uyo (capital do estado), Ikot Ekpene, Eket e Abak divisões da antiga província do Calabar.

Divisões administrativas[editar | editar código-fonte]

Akwa Ibom é dividido em 31 Áreas de Governo Local:

Demografia[editar | editar código-fonte]

As pessoas são predominantemente da fé cristã, embora algumas religiões tradicionais africanas são praticadas. Os principais grupos étnicos do estado são:

Referências

  1. Censo de 1991 em www.population.gov.ng
  2. Censo provisório de 2006 em www.population.gov.ng
  3. a b C-GIDD (Canback Global Income Distribution Database). Canback Dangel. Página visitada em 2008-08-20.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Nigéria, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.