Alércio Moreira Gomes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alvércio Moreira Gomes
Nascimento 26/09/1916
Cachoeiro do Itapemirim, ES
Morte 18/03/2003
Lisboa, Portugal
Nacionalidade Brasileiro
Alma mater Faculdade Nacional de Filosofia
Instituições Observatório Nacional, Observatório do Valongo, Escola Naval
Campo(s) Astronomia, Matemática

Alvércio Moreira Gomes (Cachoeiro do Itapemirim, ES, 12 de março de 1915Lisboa, Portugal, 2 de setembro de 1988) foi um astrônomo e matemático brasileiro, formado em Matemática pela Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi). Posteriormente, formou-se em Engenharia Civil pela Escola Nacional de Engenharia. Foi professor catedrático de Astronomia da Escola Naval e astrônomo do Observatório Nacional. Tendo ganhado uma bolsa de aperfeiçoamento do observatório estagiou no Observatório de Monte Palomar onde, trabalhando com Fritz Zwicky, descobriu quatro supernovas, duas das quais pertencentes à mesma galáxia.

Em 1957 transferiu-se para o Observatório do Valongo, onde concorreu para a criação do primeiro curso de graduação em Astronomia no país. Contudo, retornou posteriormente ao Observatório Nacional, sendo-lhe nomeado diretor, cargo que exerceu por apenas três dias, entre 6 e 9 de março de 1961[1]. Deixou a direção para viajar para a Alemanha, onde trabalhou também em diversos observatórios alemães[2].

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Galeria de diretores do ON Arquivado em 12 de julho de 2008, no Wayback Machine., página visitada em 10 de setembro de 2009
  2. Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica, Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, Editora Nova Fronteira