Saltar para o conteúdo

Alísios: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Legobot (discussão | contribs)
m A migrar 51 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:q160603
Linha 1: Linha 1:
[[Ficheiro:Earth Global Circulation.jpg|thumb|300px|Os ventos Alísios são parte da [[circulação atmosférica]] terrestre]]
[[Ficheiro:Earth Global Circulation.jpg|thumb|300px|Os ventos Alísios são parte da [[circulação atmosférica]] terrestre]]


'''Ventos Alísios''' são ventos que ocorrem durante todo o Mês nas regiões sub-tropicais, sendo muito comuns na [[América Central]]. São o resultado da ascensão de massas de ar que convergem de zonas de alta pressão (anticiclônicas), nos trópicos, para zonas de baixa pressão (ciclónicas) no [[Equador]], formando um ciclo. São ventos úmidos, provocando chuvas nos locais onde convergem. Por essa razão, a zona equatorial é a região das calmarias equatoriais chuvosas.
'''Ventos Alísios''' são ventos que ocorrem durante todo o Mês nas regiões sub-tropicais, sendo muito comuns na [[América Central]]. São o resultado da ascensão de massas de ar que convergem de zonas de alta pressão (anticiclónicas), nos trópicos, para zonas de baixa pressão (ciclónicas) no [[Equador]], formando um ciclo. São ventos húmidos, provocando chuvas nos locais onde convergem. Por essa razão, a zona equatorial é a região das calmarias equatoriais chuvosas.


O Alísio de [[hemisfério]] [[Norte]] sopra de Nordeste para Sudoeste, enquanto o do hemisfério [[Sul]] sopra do Sudeste para o Noroeste.
O Alísio de [[hemisfério]] [[Norte]] sopra de Nordeste para Sudoeste, enquanto o do hemisfério [[Sul]] sopra do Sudeste para o Noroeste.

Revisão das 13h22min de 10 de maio de 2013

Os ventos Alísios são parte da circulação atmosférica terrestre

Ventos Alísios são ventos que ocorrem durante todo o Mês nas regiões sub-tropicais, sendo muito comuns na América Central. São o resultado da ascensão de massas de ar que convergem de zonas de alta pressão (anticiclónicas), nos trópicos, para zonas de baixa pressão (ciclónicas) no Equador, formando um ciclo. São ventos húmidos, provocando chuvas nos locais onde convergem. Por essa razão, a zona equatorial é a região das calmarias equatoriais chuvosas.

O Alísio de hemisfério Norte sopra de Nordeste para Sudoeste, enquanto o do hemisfério Sul sopra do Sudeste para o Noroeste.

A sua influência é mais marcante no clima de regiões costeiras e de baixa latitude, exercendo grande importância na meteorologia insular.

Os ventos regulares que durante o ano sopram regularmente de NE no hemisfério Norte e do SE no do Sul. A partir dos 30º vão diminuindo de intensidade em direção ao Equador até se extinguirem formando ali a zona de calmarias equatoriais.

Os contra-alísios sopram do Equador para os trópicos, em altitudes elevadas.

Os contra-alísios são ventos secos e os responsáveis pelas calmarias tropicais secas que geralmente ocorrem ao longo dos trópicos.

Os maiores desertos da Terra encontram-se junto a essas zonas atravessadas pelos trópicos.

Os ventos contra-alísios ocorrem em duas faixas do globo divididas pela linha do Equador, e se formam pelo aquecimento do ar junto à região equatorial. Estes ventos secos dissipam a cobertura de nuvens, permitindo que mais luz do Sol aqueça o solo. A maioria dos grandes desertos da Terra está em regiões cruzadas por ventos contra-alísios. O maior deserto do nosso planeta, o Saara, no norte da África, que já experimentou temperaturas de 57 °C, é um deserto de ventos contra-alísios.

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Predefinição:Bom interwiki