Alce: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 30: Linha 30:




*Atualmente a sub classe mais perigosa dessa espécie é a dos '''Alces Pretos''', desvastadores, de grande porte e muito ligeiros. Vivem no antártida e se alimentam normalmente de Wellingtons.
*Atualmente a sub classe mais perigosa dessa espécie é a dos '''Alces Pretos''', desvastadores, de grande porte e muito ligeiros. Vivem no antártida e se alimentam normalmente de '''Wellingtons'''.


[[Categoria:Cervídeos]]
[[Categoria:Cervídeos]]

Revisão das 07h41min de 16 de setembro de 2009

Alce
Classificação científica
Reino:
Filo:
Classe:
Ordem:
Família:
Gênero:
Alces
Espécies:
A. alces
Nome binomial
Alces alces
(Linnaeus, 1758)
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Alce

O alce (Alces alces) é um cervídeo, que habita as regiões do Norte da Eurásia e América do Norte. É o maior dos cervídeos, com cerca de 2 metros de altura e 500 kg de peso, e distingue-se dos restantes membros da família através do tipo particular de galhadas. Estas, que podem atingir 1,60 m de amplitude, são exclusivas dos machos, têm uma secção cilíndrica e um formato de taça. É um animal típico das regiões circumpolares. Seus pelos longos, ao contrário do que muitos possam pensar, servem para amenizar a temperatura corpórea no verão. Ele costuma viver por cerca de 20 anos.

Os alces têm pernas longas e o pescoço pequeno, o que os impede de pastar das ervas do chão. Estes animais ruminantes alimentam-se de rebentos e folhas de árvores e de plantas aquáticas. O seu comportamento é geralmente tímido, mas os machos podem tornar-se violentos durante a época de acasalamento e as fêmeas defendem as crias de qualquer aproximação humana. No entanto, o principal perigo que os alces representam para o homem é na estrada, onde podem provocar graves acidentes, sobretudo na Primavera quando os animais aproveitam o sal lançado no pavimento como compensação nutricional.

Ver também

Ligações externas


  • Atualmente a sub classe mais perigosa dessa espécie é a dos Alces Pretos, desvastadores, de grande porte e muito ligeiros. Vivem no antártida e se alimentam normalmente de Wellingtons.