Saltar para o conteúdo

Alceste (software): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
LeoBot (discussão | contribs)
m Robô: corrigindo afluentes de categorias redirecionadas
Linha 18: Linha 18:


*[http://www.image-zafar.com/index_alceste.htm O site do Alceste na Sociedade IMAGE]
*[http://www.image-zafar.com/index_alceste.htm O site do Alceste na Sociedade IMAGE]

*[http://www.targetware.com.br/loja/product_info.php?cPath=32&products_id=288&osCsid=5m6b97g62fmbl2rdp489ujdu95 O site do Distribuidor do Alceste no Brasil]


{{esboço-software}}
{{esboço-software}}

Revisão das 20h34min de 5 de setembro de 2009

 Nota: Para outros significados de Alceste, veja Alceste (desambiguação).

ALCESTE (em francês: Analyse Lexicale par Contexte d'un Ensemble de Segment de Texte, "Análise Lexical Contextual de um Conjunto de Segmentos de Texto") é um programa de análise quantitativa de dados textuais utilizado em representações sociais.

Alceste é um software de análise de dados textuais ou textual estatístico. O programa desenvolvido foi concebido originalmente por Max Reinert do Centro nacional de investigação científica (CNRS) na França no laboratório de Jean-Paul Benzécri. Agora é colocada no mercado pela sociedade IMAGE. O seu uso foi distribuído na área de ciências humanas e sociais incluindo os trabalhos da psicologia social desde a década de 1990 dentro do laboratório de psicologia social da l'Ecole des hautes études en sciences sociales.

O método de classificação de Alceste

O Alceste classifica de maneira semi-automática as palavras para o interior de um corpus. Para isso, Alceste segmenta o texto, estabelece as semelhanças entre os segmentos e hierarquias de classes de palavras. Este método é chamado de classificação método descendente hierárquico. Para o analista, estas categorias são são o fim em si. Sim, elas estabelecem pressupostos ou trajetórias de interpretação.

Alceste também produz análises fatoriais de correspondências que têm sido desenvolvidas por Benzécri.

Publicações sobre o Alceste

CAMARGO, Brígido Vizeu. ALCESTE: um programa informático de análise quantitativa de dados textuais. (páginas 511 a 539), in: MOREIRA, Antonia Silva Paredes (org). Perspectivas teórico-metodológicas em representações sociais. João Pessoa: UFPB. Editora Universitária, 2005. 603 p.

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.