Wikipédia:Robôs

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Robôs

Os robôs são ferramentas automáticas e gerenciáveis que operam na Wikipédia para facilitar a execução de edições repetitivas e em série. Entretanto, não são precisamente robôs, que fazem tudo sozinhos, mas sim agentes de manipulação de artigos, que obedecem a instruções claras e precisas do programador responsável por ele.

Neste momento, existem 222 bots marcados como tal na Wikipédia lusófona. Contudo, nem todos se encontram ativos.

História dos Bots

Ver artigo principal: Wikipédia:História dos Bots

O primeiro bot da wikipédia em português foi o JoãoMirandaBot, controlado pelo usuário João Miranda, e tinha como ocupação o "upload" das imagens das bandeiras e brasões dos diferentes países colocando-as em seus respectivos artigos, além de outras atividades menores de rotina. A partir daí, muitos outros usuários seguiram os seus passos, e criaram bots para evitar que edições repetitivas sejam efetuadas por humanos, libertando-os para as tarefas essenciais: a criação e expansão de artigos. Com o passar do tempo, foram crescendo as contas automatizadas, tornando-se cada vez mais populares e usadas as ferramentas de bots e semi-bots, hoje disponíveis a um grande conjunto de bibliotecas nas mais diversas linguagens de programação.

Política de robôs

Ver artigo principal: Política de robôs

A política de robôs define os parâmetros para a obtenção e operação de bots na Wikipédia lusófona, de acordo com os consensos que são obtidos. Deve estar sempre presente em cada operador de bots, e ser levada em conta sempre que se planeia efetuar um pedido de aprovação.

Atribuição de estatuto

Os pedidos de autorização para os bots operarem são efetuados em Wikipédia:Robôs/Pedidos de aprovação, e nenhum bot pode operar sem autorização, seja ele operado em modo automático ou semi-automático, com ou sem supervisão. Durante o período de testes, o bot é posto à prova, para evitar que scripts ou programas inflijam erros ou diminuam a qualidade de artigos massivamente. Uma vez que os bots efetuam um elevado número de edições num curto espaço de tempo, todo o cuidado é pouco, e tanto os operadores como o restante da comunidade devem sempre ter em conta que por mais desenvolvido que um script esteja, não é possível prever todas as situações, podendo ocorrer erros. Daí a necessidade de uma constante avaliação das edições do bot.

Como criar um robô

Bots facilitam a vida dos editores na Wikipédia.
Ver artigo principal: Wikipédia:Como criar um robô

Um robô deve ser criado para corresponder a uma necessidade, e é sempre necessário fazer uma avaliação, para determinar se a tarefa deve ser efetuada por ele, e quais os requisitos técnicos necessários, assim como as especificações a se ter em conta. Pode ser necessário criar um bot do zero, adaptar ou usar um script já existente.

Exemplos de bots

  • JoaoMirandaBot, O primeiro bot da Wikipédia lusófona, que efetuou upload de imagens e adição automática de interlinks.
  • Alph Bot - Bot que insere, e corrige interwikis nos diferentes projetos.
  • Salebot - Bot antivandalismo, que procura detectar e remover vandalismos.
  • MerlLinkBot - Bot para modificação de ligações externas, trocando links inativos por links válidos.

Ver também

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Commons Imagens e media no Commons
Wikinotícias Notícias no Wikinotícias
Meta-Wiki Meta-Wiki