Wikipédia:Eliminadores

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Eliminadores

Os eliminadores constituem um grupo de usuários com acesso às ferramentas de eliminação e restauro de páginas, outrora disponíveis apenas aos administradores.

Há atualmente 16 eliminadores na Wikipédia lusófona. Juntamente com os administradores, constituem um total de 66 usuários com esta permissão.

Ferramentas

De acordo com a configuração do MediaWiki na Wikipédia lusófona, os eliminadores possuem os seguintes privilégios associados a eles: autopatrol, browsearchive, delete, nuke, undelete, deletedhistory, deletedtext, suppressredirect.[1][2]

Como resultado, o estatuto de eliminador adiciona as seguintes permissões ao usuário:

Eliminação

  • Eliminar páginas uma a uma (delete) ou em massa (nuke), incluindo imagens e seu histórico, de acordo com a política de eliminação.
    • Após ler as políticas e páginas de ajuda e indicar uma página para eliminação, deve-se consultar Wikipédia:Páginas para eliminar. Algumas vezes a eliminação representa apenas uma questão técnica, na qual um redirecionamento precisa ser apagado para possibilitar a renomeação da página, ou uma página cujo histórico tenha-se perdido, necessitando ser eliminada, restaurada e depois fundida. Em outros casos, pode envolver a remoção de lixo de páginas ou material copiado de sites externos, violando direitos autorais, e até mesmo ações administrativas decorrentes de uma decisão consensual.

Visualização de conteúdo eliminado

  • Visualizar páginas e imagens eliminadas e os seus respectivos históricos:
    • Buscar páginas eliminadas (browsearchive);
    • Ver entradas de histórico eliminadas, sem o texto associado (deletedhistory);
    • Ver texto removido e alterado entre revisões removidas (deletedtext).

Ao seguir uma ligação para o histórico de um artigo que já tenha sido eliminado e criado novamente, pode-se ver no topo da página "Ver ou restaurar X edições eliminadas?", em que X é o número de edições que existiam no histórico no momento da eliminação.

Seguindo a ligação, pode-se visualizar:

  • O registro de eliminação, com a informação de quando e quem eliminou a página;
  • A caixa para restauro (ver seção seguinte sobre restauro de páginas);
  • O "histórico" do artigo anterior à eliminação. Clicando sobre cada uma das edições, visualiza-se o conteúdo dessa edição.

Restauro

  • Restaurar páginas e imagens eliminadas e os seus respectivos históricos (undelete).

Autorrevisão

O que faz um eliminador?

Política de eliminação
Eliminação por consenso
Categoria a verificar (18 itens)

  Tutorial de nomeação
  Tutorial de limpeza

Eliminação semirrápida
Categoria a verificar (26 itens)

  Tutorial de nomeação

Eliminação rápida
Categoria a verificar (1 itens)

  Tutorial de nomeação

Arquivos de eliminação
mantidas · eliminadas · canceladas
Painel e Registros

Com tais ferramentas, um eliminador obtém permissão para:

Quais políticas devem orientar suas ações?

As tarefas de eliminação, restauro e manipulação de históricos devem ser executadas sempre tendo em conta o respeito estrito às regras.

Eliminação (ER, ESR, PE e VDA)

A política de eliminação deve nortear todas as ações administrativas de eliminação.

No método de eliminação rápida, cuja proposição das páginas é suposta inconteste, estas são marcadas por um usuário qualquer para posterior exclusão por um administrador ou eliminador. Para suporte, pode-se consultar o tutorial sobre eliminação rápida. Já o método alternativo de eliminação semirrápida engloba casos em que a supressão é igualmente não controversa, porém a nomeação não cumpre os critérios para eliminação rápida. Em ambos os casos, o eliminador ou administrador encarregado de apagar o conteúdo não pode ser o mesmo usuário que o propôs à eliminação.

Nas eliminações por problemas com direitos autorais, as páginas são marcadas como suspeitas ou com infração com violação de direitos de autor e permanecem em um período de quarentena, à espera de uma solução. Findo este prazo, se o problema não for sanado ou o conteúdo protegido por direitos de autor não for substituído, as páginas devem ser excluídas. Quanto às eliminações por votação, a decisão deve ser consensual, requerendo atenção e os esforços adicionais da comunidade durante o período de avaliação da página.

Os tutoriais de limpeza de eliminações semirrápidas, por problemas de direitos autorais e por votação contêm as instruções específicas para cada situação, voltadas a eliminadores e administradores.

Restauro

Ver artigo principal: Wikipédia:Restauro

Quando são constatadas inconformidades na eliminação de uma página, contrariando a política de eliminação, esta pode ser restaurada. O restauro pode ser permanente, temporário ou motivado por nova análise.

Manipulação de históricos

A manipulação de históricos pode envolver tanto a fusão dos históricos de duas ou mais páginas quanto o desmembramento das revisões de uma página. Para tanto, é necessário proceder-se a eliminações seguidas do restauro seletivo destas revisões.

Tornando-se um eliminador

O interessado em se tornar um eliminador deverá verificar se preenche os requisitos mínimos para a nomeação, ou seja, possuir 1.000 edições no domínio principal e ter uma conta com seis meses de registro. Também é necessário que demonstre conhecimento da política de eliminação ao fazer uso dos processos de eliminação e pedidos de restauro. Somente usuários autoconfirmados poderão abrir um novo pedido de aprovação.[3]

Caso cumpra os requisitos, poderá acrescentar seu nome à página de aprovação e anunciar o pedido na esplanada, incluindo-o também na predefinição de mudanças recentes. A seguir, terá início uma discussão para avaliar o candidato, de acordo com as diretrizes especificadas na política de eliminadores. Se não forem constatados impedimentos e o usuário agregar os conhecimentos necessários, um burocrata aprovará o pedido, outorgando-lhe o estatuto.

Atribuição e remoção do estatuto

Assim como ocorre com os robôs e editores de interface,[4] o gerenciamento total dos privilégios deste grupo é acessível localmente apenas aos burocratas, de acordo com as configurações atuais da Wikipédia, definidas por meio do arquivo InitialiseSettings.php:[1]

Exemplo do painel de gerenciamento de direitos do usuário, acessado por um burocrata, no momento da atribuição do estatuto de eliminador.

A atribuição está condicionada à existência de um pedido de aprovação bem-sucedido, enquanto que a sua retirada pode ter como causa um pedido de remoção ou ser feita de imediato por qualquer burocrata, de acordo com a política de eliminadores, ao se constatarem abusos ou má-utilização da ferramenta, mesmo após advertência.

A gestão de privilégios pode ser feita através do menu Especial:Privilégios. Uma caixa de seleção selecionada significa que o usuário já se encontra no grupo, enquanto que uma caixa desselecionada indica que o usuário ainda não pertence ao grupo. Para proceder à atribuição do estatuto, o burocrata deve selecionar o campo respectivo, fornecer uma ligação ou diferencial de edição para o pedido de aprovação e clicar no botão de confirmação.

Redundância

Haja vista que os eliminadores contam com a permissão de autorrevisão, os autorrevisores que forem adicionados ao primeiro grupo podem ter seu estatuto retirado. Da mesma forma, administradores anteriormente aprovados como eliminadores não precisam permanecer no grupo de eliminadores.

A listagem dos autorrevisores que forem removidos deste grupo devido à redundância ocasionada no software MediaWiki com a inclusão em outros grupos, como os de eliminadores ou administradores, encontra-se nesta página. A relação dos eliminadores posteriormente incluídos no grupo dos administradores também pode ser consultada em uma página específica.

Usuários com o estatuto de eliminador

Estado: Ativo (Ativo), Indisponível / Ocupado (Indisponível), Inativo (Inativo), Anterior (Anterior)
Segue abaixo a lista dos atuais eliminadores e a seguir a dos usuários que já desempenharam a função.

Atuais

  1. Ativo André Koehne(desde 11/08/2019discussãocontribuiçõesediçõeseliminações e restaurosmovimentos)
  2. Ativo Dux Praxis(desde 28/11/2018discussãocontribuiçõesediçõeseliminações e restaurosmovimentos)
  3. Ativo Horcoff(desde 04/06/2023discussãocontribuiçõesediçõeseliminações e restaurosmovimentos)
  4. Ativo Hume42(desde 21/10/2022discussãocontribuiçõesediçõeseliminações e restaurosmovimentos)
  5. Ativo JMSilva(desde 28/04/2017discussãocontribuiçõesediçõeseliminações e restaurosmovimentos)
  6. Ativo Joalpe(desde 05/04/2020discussãocontribuiçõesediçõeseliminações e restaurosmovimentos)
  7. Ativo JoãoGuilherme68(desde 17/05/2018discussãocontribuiçõesediçõeseliminações e restaurosmovimentos)
  8. Ativo Kacamata(desde 26/03/2020discussãocontribuiçõesediçõeseliminações e restaurosmovimentos)
  9. Ativo Leefeni de Karik(desde 10/04/2018discussãocontribuiçõesediçõeseliminações e restaurosmovimentos)
  10. Ativo MachoCarioca(desde 22/02/2019discussãocontribuiçõesediçõeseliminações e restaurosmovimentos)
  11. Ativo Manope2011(desde 20/11/2020discussãocontribuiçõesediçõeseliminações e restaurosmovimentos)
  12. Ativo Paz e concórdia(desde 01/10/2021discussãocontribuiçõesediçõeseliminações e restaurosmovimentos)
  13. Ativo Rkieferbaum(desde 03/11/2022discussãocontribuiçõesediçõeseliminações e restaurosmovimentos)
  14. Ativo Sintegrity(desde 18/01/2024discussãocontribuiçõesediçõeseliminações e restaurosmovimentos)
  15. Ativo Yanguas(desde 24/08/2018discussãocontribuiçõesediçõeseliminações e restaurosmovimentos)
  16. Ativo Zdtrlik(desde 28/09/2022discussãocontribuiçõesediçõeseliminações e restaurosmovimentos)

Anteriores

  1. Anterior 79a - de 15/07/2019 a 10/02/2020, quando foi aprovada administradora.
  2. Anterior Acscosta - de 28/10/2011 a 09/05/2015, quando foi aprovado administrador.
  3. Anterior Allice Hunter - de 15/05/2018 a 02/01/2019, quando foi aprovada administradora.
  4. Anterior Amats - de 23/08/2010 a 11/03/2014, quando teve o estatuto removido por absenteísmo.
  5. Anterior Angus Guilherme - de 04/03/2011 a 23/11/2011
  6. Anterior Bya97 - de 13/07/2016 a 22/12/2016 quando foi aprovada administradora.
  7. Anterior Chicocvenancio - de 04/07/2012 a 21/03/2014, quando foi teve o estatuto removido por absenteísmo.
  8. Anterior Capitão Pirata Bruxo - de 10/10/2010 a 12/12/2010, quando foi aprovado administrador. Depois, de 28/03/11 a 20/05/2011, quando teve o estatuto removido.
  9. Anterior ChristianH - de 10/09/2011 a 11/03/2015, quando foi aprovado administrador.
  10. Anterior Chronus - de 22/11/2014 a 03/04/2015, quando foi aprovado administrador.
  11. Anterior Contreiras45 - de 10/12/2016 a 02/11/2017, quando foi aprovado administrador.
  12. Anterior DarkWerewolf - de 05/06/2021 a 21/02/22, quando renunciou. Depois, de 20/04/2022 a 20/07/2022, quando foi aprovado administrador.
  13. Anterior DarwIn - de 04/03/2011 a 23/01/2016, quando foi aprovado administrador.
  14. Anterior Diego Queiroz - de 10/08/2014 a 22/08/2022, quando teve o estatuto removido por absenteísmo.
  15. Anterior Duke of Winterfell - de 02/05/2021 a 09/07/2022, quando foi aprovado administrador.
  16. Anterior Editor D.S - de 06/07/2018 a 09/01/2019, quando foi aprovado administrador.
  17. Anterior El Descamisado - de 20/07/2018 a 17/11/2022, quando teve o estatuto removido por absenteísmo.
  18. Anterior Érico - de 11/12/2011 a 07/01/2012, quando foi aprovado administrador. Depois, de 10/11/2012 até 10/04/2013, quando foi aprovado como administrador novamente.
  19. Anterior Fabiano Tatsch - de 01/09/2010 a 06/01/2011, quando foi aprovado administrador.
  20. Anterior Fabiojrsouza - de 26/05/2018 a 27/12/2018, quando foi eleito administrador.
  21. Anterior Felipe da Fonseca - de 24/12/2017 a 14/04/2018, quando foi eleito administrador.
  22. Anterior Fernandobrasilien de 19/01/2013 a 19/11/2014, quando pediu remoção das ferramentas.
  23. Anterior FilRB - de 06/01/2011 a 08/10/2011, quando teve o estatuto removido por absenteísmo. Depois, de 28/09/2013 até 20/09/2014, quando teve o estatuto removido novamente por absenteísmo.
  24. Anterior Francisco Leandro - de 24/08/2010 a 18/05/2011, quando foi aprovado administrador.
  25. Anterior Fronteira - de 19/04/2012 a 15/06/2012, quando foi aprovado administrador. Posteriormente, retornou a eliminador e permaneceu até 20/09/2014, quando teve o estatuto removido por absenteísmo. Depois, de 07/01/2015 a 21/01/2016, quando foi aprovado administrador mais uma vez.
  26. Anterior Garavello - de 01/03/2016 a 24/07/2019, quando teve o estatuto removido por absenteísmo.
  27. Anterior Gato Preto - de 11/05/2016 a 24/04/2017, quando foi aprovado administrador.
  28. Anterior Gean - de 19/11/2010 a 15/01/2011, quando foi aprovado administrador.
  29. Anterior Gean Victor - de 25/02/2016 a 23/05/2016, quando foi aprovado administrador.
  30. Anterior GhostP. - de 02/09/2019 a 04/06/2020, quando foi aprovado administrador.
  31. Anterior GoEThe - de 25/06/2017 a 25/11/2019, quando foi aprovado administrador.
  32. Anterior Gonçalo Veiga - de 28/06/2016 a 17/02/2017 quando foi removido automaticamente por uso indevido de fantoches.
  33. Anterior Jackgba - de 09/04/2017 a 17/07/2019, quando teve o estatuto removido por absenteísmo.
  34. Anterior JardelW - de 26/02/2016 a 27/03/2019, após renúncia enquanto pedido de remoção em andamento.
  35. Anterior Jasão - de 30/07/2017 a 30/05/2019, quando teve o estatuto removido por absenteísmo.
  36. Anterior Tks4Fish - de 31/05/2018 a 05/09/2018 quando foi aprovado administrador.
  37. Anterior Gusta - de 03/05/2013 a 21/03/2015, quando teve o estatuto removido
  38. Anterior Jbribeiro1 - de 24/05/2011 a 15/03/2012, quando foi aprovado administrador
  39. Anterior JMagalhães - de 03/05/2013 a 01/04/2015, quando foi aprovado administrador.
  40. Anterior João Sousa - de 29/08/2010 a 30/11/2013
  41. Anterior JSSX - de 09/09/2010 a 11/09/2010
  42. Anterior João Carvalho - de 16/09/2010 a 28/07/2014, quando obteve novamente o estatuto de administrador
  43. Anterior Kascyo - de 06/06/2012 a 10/04/2013
  44. Anterior Kongs - de 05/05/2022 a 05/03/2023, quando foi aprovado administrador.
  45. Anterior L'editeur de 01/02/2016 a 05/01/2017, quando pediu a remoção da ferramenta..
  46. Anterior Leon saudanha de 23/09/2014 a 06/02/2015, quando pediu a remoção das ferramentas. De 24/02/2015 a 01/04/2015, quando foi aprovado administrador.
  47. Anterior Lijealso de 24/01/2012 a 19/01/2013
  48. Anterior Liquet - de 22/04/2021 a 17/11/2022, quando teve o estatuto removido por absenteísmo.
  49. Anterior LuanSP de 01/09/2010 a 14/07/2012
  50. Anterior Luckas Blade - de 29/08/2010 a 02/02/2012
  51. Anterior Lucas Secret - de 07/10/2011 a 13/04/2013
  52. Anterior LuizM - de 11/11/2011 a 4/10/2013
  53. Anterior MachoCarioca - de 01/01/2015 a 08/04/2017 e de 26/06/2017 a 14/03/2018, quando, em ambas as vezes, teve o estatuto removido por absenteísmo.
  54. Anterior Maddox - de 08/02/2015 a 30/07/2015, quando teve seu estatuto removido.
  55. Anterior Marcelo Victor - de 30/01/2015 a 03/04/2015, quando foi aprovado administrador.
  56. Anterior Maria Madalena de 07/09/2012 a 28/09/2014, quando teve o estatuto removido
  57. Anterior Mário Henrique - de 05/03/2011 a 24/01/2012 quando foi aprovado administrador
  58. Anterior Matheus Faria - de 07/04/2013 a 26/07/2013, quando foi aprovado administrador
  59. Anterior MayTheForce - de 28/10/2011 a 05/05/2023, quando teve o estatuto removido por absenteísmo.
  60. Anterior MKBRA - de 11/06/2018 a 31/12/2018, quando foi aprovado administrador
  61. Anterior Millennium bug - de 8/4/2012 a 13/09/2012, quando foi aprovado administrador.
  62. Anterior Mr. Fulano - de 05/10/2016 a 25/02/2017, quando foi aprovado administrador
  63. Anterior Nelson Teixeira - de 18/04/2012 a 15/06/2012
  64. Anterior OnlyJonny - de 13/04/2015 a 07/07/2015, quando foi aprovado administrador.
  65. Anterior Önni - de 21/01/2016 a 26/06/2016, quando foi aprovado administrador.
  66. Anterior OTAVIO1981 - de 25/11/2011 a 14/03/2013
  67. Anterior PauloEduardo - de 03/02/2013 até 16/07/2013
  68. Anterior PauloHenrique - de 09/03/2013 até 01/09/2013
  69. Anterior PedR - de 11/08/2011 até 25/09/2011 e de 01/03/2012 a 22/03/2013
  70. Anterior Pgnm - de 19/09/2021 a 04/01/2023, quando renunciou.
  71. Anterior Pórokhov - de 14/09/2018 a 31/12/2018, quando foi aprovado administrador
  72. Anterior PViz - de 16/05/2017 até 31/07/2018
  73. Anterior Richard Melo da Silva de 20/09/2010 a 28/03/2015, quando teve o estatuto removido
  74. Anterior Rafael Kenneth - de 21/04/2012 a 14/04/2013, de 11/01/2019 a 19/07/2020
  75. Anterior Roberto de Lyra - de 07/12/2010 a 21/06/2011
  76. Anterior Robertogilnei - de 31/08/2010 a 08/10/2011
  77. Anterior Rodrigo Padula - de 23/07/2016 a 06/06/2017, quando foi aprovado administrador.
  78. Anterior Salamat - de 27/3/2011 a 20/7/2011
  79. Anterior Saturnalia0 - de 11/01/2018 a 30/12/2018, quando foi aprovado administrador.
  80. Anterior Spartacus. - de 09/04/2017 a 26/11/2021, quando teve o estatuto removido por absenteísmo.
  81. Anterior Stanglavine - de 02/08/2015 a 11/10/2015; de 19/11/2017 a 31/03/2018, quando foi eleito administrador.
  82. Anterior Tks4Fish - de 31/05/2018 a 09/03/2023, quando teve o estatuto removido por absenteísmo.
  83. Anterior Vitorvicentevalente - de 24/08/2010 a 23/08/2017
  84. Anterior Vinicius Lima - de 28/12/2010 a 22/11/2014
  85. Anterior Viniciusmc - de 19/07/2011 a 23/09/2011-de 10/06/2012 a 10/12/2012
  86. Anterior Vitor Mazuco - de 08/07/2012 a 09/06/2013, quando teve o estatuto removido por renúncia; e de 30/12/2014 a 17/11/2022, quando teve o estatuto removido por absenteísmo.
  87. Anterior VítoR Valente - de 04/05/2018 a 27/08/2020, quando teve o estatuto removido por absenteísmo.
  88. Anterior WikiGT - de 25/06/2012 a 25/06/2013
  89. Anterior Wikimasterbz - de 04/11/2015 a 30/01/2016, quando pediu a remoção das ferramentas. Eleito administrador a 23/11/2013.
  90. Anterior Wjalves - de 14/02/2012 a 31/12/2012
  91. Anterior Zoldyick - de 27/01/2014 a 28/11/2014 quando foi aprovado administrador

Identificação

Os usuários com esta permissão podem incluir em suas páginas de usuário a userbox {{Wikipédia:Userbox/Eliminador}}. A lista de todos os editores com o estatuto de eliminador encontra-se aqui.

Ver também

Referências

  1. a b O estatuto de eliminador foi inicialmente implementado conforme a solicitação 24623, no Bugzilla.
  2. A permissão suppressredirect foi adicionada ao estatuto de eliminador segundo consenso obtido em: Wikipédia:Esplanada/propostas/Permissão suppressredirect para eliminadores (25jan2011).
  3. Conforme consenso em Wikipédia:Esplanada/propostas/Impedir usuários não-confirmados de criarem pedidos de administração (15set2016).
  4. O gerenciamento de direitos sobre editores de interface foi discutido em: Wikipédia:Esplanada/propostas/Criação de dois novos estatutos (18nov2011) e está regulamentado segundo a política de editores de interface.
Info   Nota ortográfica: Esta página está escrita segundo as normas do Acordo Ortográfico de 1990.