Algicida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde junho de 2014). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Imagem onde pode-se ver o acumulo de algas em um lago. Dependendo do ambiente a qual estão presentes, podem causar a Eutrofização, aniquilando toda a vida marinha.

Algicida é uma classe de pesticidas que - como o próprio nome sugere - são utilizados para eliminar algas azuis ou verdes de uma meio aquático qualquer. Pode ser aplicado em rios, lagos, açudes ou outros meios de armazenagem de água.. O sulfato de cobre, por exemplo, é utilizado em arrozais. Outros algicidas são alguns sais de ferro, acetato de fentina, endotal, quinoclamina, cloretos, brometos de alquilbenzilamónio, hipocloretos de cálcio, hipocloretos de sódio, a diclorofena, etc.

Além disso, o algicida pode ser utilizado no tratamento de águas de piscinas. Neste caso, existem dois tipos de algicidas, o algicida choque e o algicida de manutenção. O primeiro deve ser utilizado quando a piscina estiver com lodo, pois tem a função de amolecê-lo, facilitando a manutenção da água da mesma. No caso do algicida de manutenção, geralmente este é utilizado após a água da piscina ter sido tratada, já que tem a função de prevenir o surgimento de algas e lodos nas piscinas.

Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.