Saltar para o conteúdo

Ali Baba Bujang Lapok

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ali Baba Bujang Lapok (Ali Baba o Solteirão) é um filme de comédia malaio em preto e branco de 1961, dirigido, escrito e estrelado pela lenda da tela de prata malaia, P. Ramlee, e produzido em Singapura pela Malay Film Productions Ltd.[1][2] Baseado vagamente na história de Ali Baba das Mil e Uma Noites, o filme é ocasionalmente auto-referencial e contém elementos de comédia anárquica, comédia burlesca, sátira e farsa.[3] O título inclui o sufixo Bujang Lapok porque é o terceiro episódio na série de filmes de comédia Bujang Lapok que estrelam o trio P. Ramlee, S. Shamsuddin e Aziz Sattar. Este filme marcou a estreia no cinema de Sarimah, que teria uma longa carreira cinematográfica, e também é notável como um dos poucos filmes de P. Ramlee onde ele interpreta o vilão.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Ali Baba (Aziz Sattar) é um homem pobre que não consegue ter sucesso na vida. Ele constantemente envia sua esposa para a casa de seu irmão Kassim Baba para pedir farinha para que possam comer, mas o avarento Kassim Baba (S. Shamsuddin) está frustrado com seu irmão e constantemente lembra sua esposa, Norsiah, da inutilidade de Ali Baba. Quando Norsiah vai pedir farinha pela enésima vez, Kassim Baba perde a paciência e a repreende, mandando-a para casa chorando. Ela culpa Ali Baba por colocá-la nessa situação e o acusa de não fazer esforço para procurar emprego. Ali Baba finalmente cede e sai para a floresta para recolher lenha, onde ele se depara com um grupo de 40 ladrões marchando pela floresta carregando saques e tesouros. Ele se esconde em uma árvore e observa o líder deles (P. Ramlee) parar em frente a uma caverna e cantar um verso de palavras aparentemente sem sentido (niat ingsun matek aji semar ngising, na verdade, um poema em javanês) que faz com que a entrada da caverna se abra. Ali Baba espera até que os ladrões tenham saído da caverna antes de sair da árvore e usar as palavras mágicas para abrir a caverna. Dentro, ele descobre uma variedade de riquezas, mas leva apenas uma caixa de moedas de ouro.

Com as moedas de ouro, Ali Baba consegue pagar a Kassim tudo o que deve e viver com mais conforto. Kassim Baba fica tomado pela curiosidade e pressiona Ali Baba para contar como ele de repente ficou rico. Ali Baba eventualmente cede e conta a Kassim sobre a caverna e o verso mágico para abri-la, mas antes que ele possa contar o verso para fechar a caverna, ou sobre os ladrões que a usam, Kassim Baba corre para encontrar a caverna.

Kassim, em sua ganância, tenta roubar tudo na caverna. Os ladrões retornam, encontram a porta da caverna aberta e a fecham rapidamente. Kassim, que esqueceu o canto para reabrir a porta, fica preso e é pego. Kassim tenta ganhar tempo, mas os ladrões eventualmente o matam. Quando Kassim não retorna para casa, Ali Baba se esgueira para a caverna, onde encontra os restos de seu irmão. Ele coleta Kassim e o faz costurar com a ajuda do sapateiro da cidade, Apek, subornando-o para fazê-lo.

Os ladrões eventualmente ouvem falar do estranho "trabalho" de Apek e identificam Kassim Baba como o homem que mataram. Os ladrões planejam roubar sua casa, que agora está sob a proteção de Ali Baba. Essa tentativa falha duas vezes graças à interferência de Marjina, a mais nova serva de Ali Baba. O líder dos ladrões, enfurecido pela incompetência de seus homens, decide procurar a casa pessoalmente. Depois de encontrá-la, ele se faz passar por um mercador de óleo que visita a casa de Ali Baba, enquanto seus ladrões se escondem em potes de óleo que estão no pátio. Marjina descobre os ladrões escondidos e, com a ajuda da esposa de Ali Baba e da cunhada viúva, despeja óleo fervente em todos os potes individuais. Depois que todos os ladrões são derrotados, Marjina ataca e mata o líder. Ali Baba, grato por sua lealdade, a liberta.

Referências

  1. Ali Baba Bujang Lapok (em inglês) 
  2. Goggler (1 de fevereiro de 2021). «Happy 60th Birthday Ali Baba Bujang Lapok». Goggler (em inglês) 
  3. Yusof, Zeanaaima Mohd (15 de fevereiro de 2024). «At 91, the last 'bandit' from Ali Baba Bujang Lapok is struggling». Free Malaysia Today (em inglês)