Almopia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Grécia Almopia

Αλμωπία

 
—  Cidade  —
2011 Dimos Almopias.png
Almopia está localizado em: Grécia
Almopia
Localização de Almopia na Grécia
Coordenadas 40° 58' N 22° 03' E
Região Macedônia Central
Unidade regional Pela
Administração
 - Prefeito Dimitris Pasois (2013)
Área
 - Metro 980.9 km²
População
 - Estimativa (2011) 27 556

Almopia ou Almópia (em grego: Αλμωπία, línguas eslavas: Меглен, Моглен, Мъглен; em turco: Karadjova) é um município e uma antiga província (επαρχία) da unidade regional de Pela, na região da Macedônia, Grécia. A sede do município é a cidade de Aridaia[1] . Uma das regiões da antiga Macedônia, Almopia corresponde a grosso modo à região de Moglena da época do Império Bizantino em diante[2] . Antigas cidades de Almopia eram Horma, Apsalos e Europos[3] Almops, o gigante, era considerado epônimo da região e da tribo dos almopes, que foi expulsa pelos macedônios durante o reinado de Alexandre I[4] . Até a Guerra greco-turca de 1919-1922 e a troca de populações entre Grécia e Turquia em 1924, pomaks (búlgaros muçulmanos) habitavam boa parte da região de Moglena[5] .

Município[editar | editar código-fonte]

O município de Almopia foi formado numa reforma do governo local em 2011 através da fusão de dois municípios, que se tornaram unidades municipais[1] : Aridaia e Exaplatanos.

Província[editar | editar código-fonte]

A província de ALmopia (em grego: Επαρχία Αλμωπίας) era uma das três da prefeitura de Pela. Seu território correspondia ao do atual território do município[6] . Ele foi abolido em 2006.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Almopia