Alvaro Flórez de Quiñones

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alvaro Flórez de Quiñones
Nascimento 1549
Somiedo
Morte 1591
Cidadania Espanha
Ocupação militar
Empregador(a) Armada Espanhola

Alvaro Flórez de Quiñones (Pola de Somiedo, Astúrias, c. 15491591), cavaleiro de Santiago e capitão-general das Armadas das Índias. Nas crónicas da época também é conhecido pelos nomes de Álvaro Flores Quinhones, Álvaro Flores Valdés, Alvaro León Pinelo ou Flórez Quintana.[1][2]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu c. 1549 em Pola de Somiedo, concelho de Somiedo, nas Astúrias, filho primogénito de Baltasar Pérez, fundador da casa de Pola de Somiedo (1576), e de María Arias de Rabanal.

Serviu na Marinha Real de Espanha durante muitos anos, exercendo a partir de 1574 o cargo de capitão-general das frotas das Índias. Quando em 1585-1586 o inglês Sir Francis Drake, com uma esquadra de 27 navios e 2 500 homens, atacara e saqueara as cidades espanholas de Santo Domingo, Cartagena das Índias e San Agustín, então a capital da Florida, em 1586 o general asturiano foi enviada em sua busca,com 17 galeões, 4 patachos e 3 000 homens. A expedição não teve sucesso, pois por essa altura já Drake e os seus homens tinham regressado a Plymouth com o grande saque que obtiveram.

Faleceu em 1591, deixando em testamento dinheiro para edificar em Somiedo um colégio jesuíta ou, na sua falta, uma igreja para seu panteão.

Notas

Ligações externas[editar | editar código-fonte]