Amigos da Terra - Amazônia Brasileira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A ONG Amigos da Terra - Amazônia Brasileira atua em território brasileiro desde 1989 promovendo o uso sustentável de produtos florestais, na prevenção do fogo, no atendimento a comunidades isoladas e na formulação e acompanhamento de políticas públicas. A entidade não é membro oficial da Federação Amigos da Terra Internacional.

Amigos da Terra - Amazônia Brasileira, Organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) reconhecida pelo Ministério da Justiça, existe desde 1989 e atua na promoção de interesses difusos, tais como direitos humanos, cidadania e desenvolvimento, a partir da valorização do capital natural. Atua nas políticas públicas, nos mercados, nas comunidades locais e no mundo da informação, por meio de atividades inovadoras, com foco prioritário, mas não exclusivo, na região amazônica.

A entidade é completamente independente. Participa de redes internacionais como BankTrack - que acompanha o setor financeiro e seus impactos sobre as pessoas e o planeta - e BICECA, na escala sul-americana, assim como mantém acordos de parceria com grupos da rede Friends of the Earth International em diversos países, porém sem qualquer vinculação formal.

Objetivos Implementar projetos e atividades que promovam o desenvolvimento sustentável do País, com especial foco na região amazônica e na valorização do patrimônio ambiental; Atuar na formulação, acompanhamento e discussão das políticas públicas para tutelar interesses difusos, com especial foco na proteção do meio ambiente; Estimular atividades econômicas sustentáveis dos pontos de vista ambiental e social.

Missão Proteger o planeta da degradação ambiental e reparar danos impostos ao meio ambiente pela atividade e negligência humanas; Preservar a diversidade ecológica, cultural e étnica; Estimular a participação pública e os processos de decisão democráticos, instrumentos vitais para a proteção do meio ambiente e para a administração responsável dos recursos naturais; Lutar pela justiça social, econômica e política e pela eqüidade no acesso aos recursos e oportunidades; Promover o desenvolvimento sustentável.

Projetos

Ligações externas[editar | editar código-fonte]